SóProvas


ID
593611
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com Theodoro R. Schellenberg (2005) em seu livro Arquivosmodernos: princípios e técnicas “Geralmente, os documentos públicos modernos devem ser guardados em unidades distintas que correspondam à sua origem em determinado órgão governamental. Isso concorda com os princípios da proveniência ( provanence ).” Em relação a esse princípio, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A letra C foi conisdera correrta.

    Na organização de “arquivos permanentes”, significa ordenar os documentos em fundos, as séries dentro dos fundos, e, se for conveniente, os itens documentais dentro das séries.
    A partir da análise das estruturas, funções ou atividades da entidade produtora e do estudo do acervo, podemos definir o quadro de arranjo nos arquivos de 3a idade, com as seguintes divisões: Fundo, Grupo ou Seção, Subgrupo ou Subseção, Série e Subsérie (hierarquicamente o fundo se sobrepõe às demais divisões).
    As tarefas de arranjo são de 2 tipos: intelectuais e físicas. As primeiras compreendem a análise documental no que tange a sua forma, conteúdo e origem funcional. As segundas referem-se à arrumação dos papéis nos locais adequados, seu empacotamento, entre outras.
    Quando o arquivista trata de documentos, ele obedece ao princípio básico da Arquivologia chamado proveniência dos arquivos (ou respect des fonds ou provenance: o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras.
    O princípio da proveniência deve ser observado na organização dos arquivos correntes, intermediários e permanentes (ele é considerado a base da arquivística).
    Obs.:
    1a) Fundo – Conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Um fundo pode ser aberto ou fechado. Fundo aberto recebe novos documentos, pois a entidade produtora continua em atividade. Fundo fechado não pode receber acréscimo de documentos, porque a entidade produtora não se encontra mais em atividade.

     

    fONTE: vALENTINI 

  • A primeira e terceira questao trazem as respostas corretas. De acordo com Schellenberg (p.260) "Em princípio teve aceitação pelas seguintes razões: 1- Protege a integridade dos documentos no sentido de que as suas origens e os processos pelos quais foram criados se refletem em seu arranjo; 2- Ajuda a revelar o significado dos documentos, pois os conteúdos de documentos individuais somente podem ser completamente compreendidos, no contexto, com documentos correlatos; 3-Fornece ao arquivista um guia exequível e econômico para o arranjo, descrição e utilização dos documentos sob sua custódia."