Alternativas
O Método Ad hoc utiliza da prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas (grupo multidisciplinar), para se obter dados e informações , em tempo reduzido , imprescindíveis à conclusão dos estudos, onde esses fornecem suas impressões e experiências para formulação de um relatório ou inventário de impactos potenciais do projeto emavaliação.
O Método das Matrizes de Interação constitui um método que utiliza fluxogramas que representam uma sequência de operações ou de interações entre componentes de um sistema. Permite identificar impactos indiretos de segunda e terceira ordem.
O Método da Listagem de Controle (check-list ) representa o que há de mais moderno em termos de métodos de avaliação de impactos ambientais, apesar de ter sido desenvolvido no final da década de 70. Promove comunicação entre especialistas e trabalha qualquer forma de relação, seja linear ou não linear.
O Método de Redes de Interação (overlay mapping ) constitui um método que utiliza uma figura para relacionar os impactos de cada ação como fator ambiental a ser considerado. Sua maior vantagem é a aplicabilidade direta na distribuição espacial dos impactos.
O Método de Modelos Matemát icos (Simulação) foi um dos primeiros métodos de avaliação de impactos ambientais, permitindo identificar impactos secundários. Funciona como listagens de controle bidimensionais a partir de quadrículas def inidas pelo cruzamento de linhas e colunas.