SóProvas


ID
594061
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A cartografia, desde a Antiguidade até nossos dias, já desenvolveu enorme quantidade de tipos de cartas destinadas a fins específicos e genéricos, reconhecendo-se hoje a existência de algumas categorias de cartas bem definidas em função de seu conteúdo e finalidade. Como a principal função de uma carta é representar a superfície da Terra, em parte ou em seu todo, estabelecendo as relações entre localização e distribuição, quantidade e qualidade, físico e humano, entre tantas outras que, para isso, exige um conteúdo mínimo para as car tas, independentemente de sua escala e categoria. Assim, emtodo tipo de carta é indispensável:

Alternativas
Comentários
  • inscrição ou indicação das redes de referência, meridianos e paralelos, orientados sempre como norte ao alto.

  • ? Norte ao alto? O que é cima e baixo? Tem convenção de que Norte é pra cima e sul é pra baixo? Existem mapas que são confeccionados com o sul pra cima, ou o leste pra cima, não importa, o que faz a diferença é o objetivo que se deseja alcançar. Na minha opinião, questão anulada.

  • Não é necessário que o mapa esteja sempre orientado ao norte, afinal, o norte é apenas uma convenção. Porém, a questão está correta porque utiliza o termo "norte" como sinônimo de rosa dos ventos. O mapa precisa da rosa dos ventos indicando para que direção o norte está. Isso é necessário em qualquer representação cartográfica.

    Fonte: Estratégia Concursos.