SóProvas


ID
595837
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando compramos alimentos enlatados, devemos sempre verificar se a lata está estufada. O estufamento dos enlatados pode indicar contaminação do produto pela bactéria Clostridium botullinum, causadora do botulismo. Ela libera uma toxina que afeta o sistema responsável pelo controle e integração de todos os sistemas que formam o corpo humano, assim como a relação deste como ambiente externo. O sistema descrito acima e que é afetado pela toxina liberada pela bactéria do botulismo é o:

Alternativas
Comentários
  • A toxina botulínica pode estar presente em alimentos que foram mal conservados, sendo produzida pela bactéria Clostridium botullinum. A formação de gases e o estufamento de enlatados indicam a contaminação por essa bactéria. A toxina produzida por essa espécie é altamente venenosa e, quando em contato com o organismo, age principalmente no sistema nervoso, impedindo a transmissão de sinais nervosos para os músculos. Por esse motivo é também usada em pequenas doses na medicina estética, como o famoso “botox. Letra B correta.

  • "Sistema responsável pelo controle e integração de todos os sistemas que formam o corpo humano, assim como a relação deste como ambiente externo." = B

  • Quem vai falhar são as sinapses do sistema nervoso. O sistema muscular entrou aí pra confundir. O sistema muscular está com seus tecidos e funcionamento normal, porém, o sistema nervoso não repassa adequadamente a tarefa de contrair o músculo.

    Alternativa B

  • Toxina botulínica é produzida pelo Clostridium botulinum. Une-se a membrana

    neuronal nos terminais nervosos e entra por endocitose. A toxina botulínica

    bloqueia a liberação de acetilcolina. Sem liberação o músculo não se contrai,

    causando a paralisia flácida.