SóProvas


ID
595996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à enfermagem na saúde da
mulher.

O controle pré-concepcional no casal portador de HIV pressupõe a redução da carga viral circulante para níveis indetectáveis, de modo a permitir a amamentação no pós-parto.

Alternativas
Comentários
  • portadora do virus HIV jamais ira amamentar devendo proceder com o enfaixamento das mamas e o uso de cabergolina.
    quanto da redução da carga viral indetectavel é para escolha da via de parto que poderá ser transvaginal.
    Tem uma prova que trouxe a seguinte questao : que em condiçoes de extrema pobreza e falta de recursos o leite de mae portadora de HIV poderia fazer a ordenha e ferver-lo. ta no novo manual do MS - atençao ao recen nascido guia profissional.
  • A redução da Carga viral visa diminuir a probabilidade da transmissão vertical na gestação. Para a escolha da via de parto,  a carga viral também é levada em consideração, além de outros fatores, como o tempo de bolsa rota e o nascimento, sendo o parto vaginal com membranas íntegras aquele com menor risco para o bebê.
  • O controle pré-concepcional no casal portador do HIV pressupõe a recuperação dos níveis de linfócitos T-CD4+ (parâmetro de avaliação da imunidade) e a redução da carga viral de HIV circulante para níveis indetectáveis. Esses cuidados, acrescidos das técnicas de assistência preconizadas para a concepção em casais HIV+ (sorodiscordantes ou soroconcordantes) e das ações para a prevenção da transmissão vertical durante toda a gravidez, no parto e no pós-parto, incluindo a não amamentação, permitem que a gestação ocorra em circunstâncias de risco reduzido para a mulher e para a criança, promovendo melhores resultados maternos e perinatais;

    Nas seguintes situações o aleitamento materno não deve ser recomendado:

    - Mães infectadas pelo HIV;

    - Mães infectadas pelo HTLV1 e HTLV2;

    - Uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação.

    - Criança portadora de galactosemia, doença rara em que ela não pode ingerir leite humano ou qualquer outro que contenha lactose.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Recomendações para Profilaxia da Transmisão Vertical do HIV e Terapia Antirretroviral em Gestantes: manual de bolso/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST e Aids. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.

  • Quando mãe infectada com HIV é recomendado a interrupção PERMANENTE do aleitamento materno.