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ID
596104
Banca
PGR
Órgão
PGR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

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Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO VIII
    DOS ÍNDIOS

            Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

            § 1º - São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.

            § 2º - As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.
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     Art. 68. Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos.

  • Multiculturalismos (ou pluralismo cultural) é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, com no minimo uma predominante. O Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo; porém, alguns países europeus advogam discretamente a adoção de uma política multiculturalista. Em contraponto ao Multiculturalismo, podemos constatar a existência de outras políticas culturais seguidas, como, por exemplo, o Monoculturalismo vigente na maioria dos países do mundo e ligada intimamente ao nacionalismo. Pretende a assimilação dos imigrantes e da sua cultura nos países de acolhimento. O Melting Pot, como é o caso dos Estados Unidos[carece de fontes?](ou, numa versão livre, Caldeirão, uma metáfora para a heterogeneidade do povo americano), e do Brasil, onde as diversas culturas estão misturadas e amalgamadas sem a intervenção do Estado.

    A política multiculturalista visa resistir à homogeneidade cultural, principalmente quando esta homogeneidade é considerada única e legítima, submetendo outras culturas a particularismos e dependência. Sociedades pluriculturais coexistiram em todas as épocas, e hoje, estima-se que apenas 10 a 15% dos países sejam etnicamente homogêneos.

    A diversidade cultural e étnica muitas vezes é vista como uma ameaça para a identidade da nação. Em alguns lugares o multiculturalismo provoca desprezo e indiferença, como ocorre no Canadá entre habitantes de língua francesa e os de língua inglesa.

    Mas também pode ser vista como fator de enriquecimento e abertura de novas e diversas possibilidades, como confirmam o sociólogo Michel Wieviorka e o historiador Serge Gruzinski, ao demonstrarem que o hibridismo e a maleabilidade das culturas são fatores positivos de inovação.

    Charles Taylor, autor de Multiculturalismo, Diferença e Democracia acredita que toda a política identitária não deveria ultrapassar a liberdade individual. Indivíduos, no seu entender, são únicos e não poderiam ser categorizados. Taylor definiu a democracia como a única alternativa não política para alcançar o reconhecimento do outro, ou seja, da diversidade.

    Seus opositores defendem que o multiculturalismo pode ser danoso às sociedades e particularmente nocivo às culturas nativas.

  • Alguém saberia explicar por que que "B" está errada?
  • Item b ( ) As comunidades indígenas têm direito de viver de acordo com os seus valores e tradições, desde que estas não violem a moral e os bons costumes.

    Priscila,
    Penso que essa questão esteja errada por conta da expressão em destaque, ou seja, "...desde que estas não violem a moral e os bons costumes", que nada mais são do que uma construção idiossincrática de nossa cultura, a dizer, visto sob o ângulo do dito "homem branco ou civilizado". Assim, por exemplo, ao adentrarmos em uma aldeia indígena e verificarmos que é costume de algumas tribos, colocarem formigas nas mãos de jovem guerreiros como ritual de iniciação, poderíamos classificar aquilo como "tortura", "maus-tratos" ou "lesão corporal", conforme o caso. Entretanto, visto somente sob o ângulo cultural, tal fato é atípico, posto que ainda que "viole a nossa moral - dos que aceitam um Código Penal - ou nossos bons costumes", tal fato é visto de modo diverso pelos indígenas.
    Assim, na minha singela opinião, desde que os costumes indígenas sejam praticados em conformidade com suas tradições, costumes e crenças, não são aptos a violar, juridicamente, aquilo que entendemos por "moral" e "bons costumes".

  • Priscila,

    Pensei assim para concluir que a letra B estava errada:
    Ficar sem roupa atenta contra os bons costumes, se isso acontecer no centro de São Paulo. Por outro lado isso seria normal para os membros das comunidades indígenas, pois faz parte dos costumes deles.
  • ELEMENTAR DRA., NÃO SE FALA EM MORAL E BONS COSTUMES (VIOLAÇÃO) QUANDO SE TRATA DE CULTURA INDÍGENA, OU TU JÁ VISTES ÍNDIO SER PROCESSADO PORQUE ANDA NU OU PORQUE POSSUI MAIS DE UMA ESPOSA? E POR AÍ VAI.

  • C - "A data da abolição da escravatura não interessa ao Direito para definir quem é ou não membro da comunidade quilombola e tampouco para regular o direito de propriedade das comunidades quilombolas remanescentes". JURISPRUDÊNCIA INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS - Caio Paiva - 2015, p. 180.