Teoria Hipodérmica é um modelo de teoria da comunicação, também conhecido como Teoria da Bala Mágica. Segundo este modelo, uma mensagem lançada pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em igual proporção.
Os conceitos foram elaborados pela Escola Norte-Americana, nos anos 30. Seu principal objetivo foi fornecer bases empíricas e científicas para a elaboração de sistemas de comunicação, com ênfase nos efeitos da comunicação sobre o comportamento da população. Muitos dos cientistas foram contratados pelo exército, a exemplo de Carl Hovland, como parte do esforço de guerra, durante a II Guerra Mundial.
A concepção de comunicação que embasa este modelo parte do princípio da sociedade organizada em massa, ou seja, "cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem" (Wright Mills, 1975, 79) e " Cada indivíduo é um átomo isolado que reage isoladamente às ordens e às sugestões dos meios de comunicação de massa".
Fonte: wikipedia : http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_hipod%C3%A9rmica
Entre as teorias da comunicação, a teoria hipodérmica - também conhecida como teoria da bala mágica - propõe um modelo de cmounicação segundo o qual uma mensagem lançada pelos meios de comunicação é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em igual proporção. O isolamento do indivíduo na massa é pré-requisito dessa teoria, que coincide com o início da utilização da propaganda de massa e seus efeitos para totalistarismo. O modelo da manipulação surgiu durante a I Guerra Mundial, nos Estados Unidos, com estudos de Harold D. Lasswell. Essa teoria foi superada pelo próprio Lasswell, quando ciou o esquema "quem diz o quê, porqual canal e com que efeito", colocando em questão a maneira com que cada receptor age em relação à mensagem.
Ciro Marcondes Filho, Dicionário da Comunicação, Pág. 309