SóProvas


ID
596944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de acontecimento midiático, fato jornalístico e produção de
notícia, julgue os itens a seguir.

A espetacularização da vida toma, muitas vezes, o lugar das tradicionais formas de entretenimento e tem o efeito de superdimensionar os acontecimentos. Um exemplo disso é o simulacro, que pode ser definido como reconstrução do real que o transforma em nova realidade, mais intensa que a original.

Alternativas
Comentários
  • "Baudrillard em particular sugere que o mundo em que vivemos foi substituído por um mundo-cópia, no qual vivemos cercados por um simulacro de ordem estimular e nada mais. Baudrillard toma emprestado de Jorge Luis Borges o exemplo de uma sociedade cujos cartógrafos criaram um mapa tão detalhado que cobria com perfeição absoluta todas as coisas para as quais fora designado a representar. Quando o império caiu, o mapa tomou a posição da paisagem, e agora já não restava nem a representação nem o real - apenas o hiper-real.

    A idéia da hiper-realidade, para Baudrillard, foi profundamente influenciada pela fenomenologia, semiótica e Marshall McLuhan."

    Fonte: wikipedia

  • CERTA

    o SIMULACRO, conceito do estudos do PÓS MODERNISMO, é uma reprodução ou representação tecnológica que passa a sustituir o real. O simulacro cria artificialmente o real, intensificando-o.
    A intensificaçãoe a espetacularização do real chega a tal ponto que se produz uma hiper-realidade, que é um real mais que real que o real.

    a ESPETACULARIZAÇÃO, conceito de Guy Debord, significa que no capitalismo tudo é convertido na forma mais desenvolvida de mercadoria, a imagem.

    Desse modo, a simulação acarreta a formação de hiper-realidades fundadas na espetacularização do real.