-
O ideal é o equilíbrio entre os métodos quantitativos e qualitativos na análise de uma política ou projeto público.
-
O que usamos nas avaliações? Um indicador, que nada mais é um do que parâmetro, algo que empregamos para balizar coisas em meio ao procedimento de comparação. Dito isso, vamos aos referenciais teóricos:
Para Mourão (2006), pode-se identificar um indicador como uma estatística, um fato, uma medida, uma série quantitativa de dados (indicador quantitativo) ou uma série de evidências ou percepções postuladas sobre a realidade (indicador qualitativo).
Resposta: Correta.
-
Dada a multiplicidade de políticas públicas, diversos métodos (qualitativos e quantitativos) podem ser utilizados para realizar a avaliação de políticas públicas. Um bom exemplo disso são as técnicas Análise Custo-Benefício (ACB) e a Análise Custo-Efetividade (ACE). A ACB mostra-se mais apropriada para projetos econômicos e a ACE mostra-se mais apropriada para projetos sociais.
Gabarito: CERTO
-
Além das importantes classificações no tocante à avaliação das políticas públicas, exalta-se uma técnica muito utilizada para verificar as consequências das PP. Trata- se da análise custo benefício( quantitativa) e da análise custo efetividade( qualitativa). Se os resultados e os custos das políticas públicas puderem ser traduzidos em unidades monetárias, estamos diante da análise custo benefício; ja se os resultados e custos não puderem ser traduzidos em unidades monetárias, isto é, sua análise se limita ao impacto e efetividade dos resultados, estamos diante da análise custo efetividade.
Gabarito: Certo