SóProvas


ID
59773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos princípios fundamentais de contabilidade e
divulgação das demonstrações contábeis, julgue os
seguintes itens.

Ocorrendo o registro dos ajustes a valor de mercado dos ativos advindos de operações de longo prazo, o princípio do registro pelo valor original não será obedecido.

Alternativas
Comentários
  • Vejam art. 182:§ 3o Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, com base na competência conferida pelo § 3o do art. 177 desta Lei.
  • Lei 6404/76

    Art 183

    VIII – os elementos do ativo decorrentes de operações de longo prazo serão ajustados a valor presente,
    sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.
     

  • O gabarito da questão é o Certo, ou seja, confirma que o princípio não foi obedecido. Porém não vejo como. Não acho correto dizer que um princípio não será obedecido.
    Se pensar bem, o princípio do Registro pelo Valor Original já foi obedecido quando o ativo foi incorporado ao patrimônio. O ajuste ao valor de mercado veio atender a outro princípio, no caso o da Prudência. Não há como um princípio contábil não ser obedecido. Se houver exceção, então, não é princípio.
  • Achei essa questão bem capciosa.
    Na doutrina, nada se fala sobre a ligação entre o valor de saída de ativos POR VALOR DE MERCADO em relação ao registro pelo valor original, embora o raciocínio da questão esteja esteja errado aparentemente.
    Porém, o registro dos ajustes não pode ser feito diretamente (por isso a questão está correta) e sim através de outros mecanismos como a depreciação (outro item do ativo).
    Daí que, no caso de um bem físico, por exemplo, em que haveria a depreciação, o valor seria negociado conforme seu "valor justo", ou seja, conforme negociação entre as partes, não sendo necessariamente pelo preço de mercado.
    Um abraço


  • Galera, o REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL admite tão somente correções monetárias!!

    A avaliação pelo valor de mercado não obedece ao princípio!!
  • Se você chegou até aqui, parabéns, apresento-lhe o lado obscuro da contabilidade, aonde quase nenhum concurseiro chegou, aqui você encontrará a alma de concurseiros que desistiram no meio do caminho. Nem mesmo o Renato ousou se aventurar por aqui. kkkkkkkkkkkkkkk

    Você chegou ao fim, the end, é o fim da caverna do dragão para você. Está livre!