SóProvas


ID
598084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à história da política social.

O fenômeno do welfare state configura-se por meio de sistemas nacionais de proteção social marcados pela homogeneidade de suas políticas, todas de caráter universal e redistributivo.

Alternativas
Comentários
  • O QUE É O WELFARE STATE? - Definição Comum - Sistema que envolve responsabilidade estatal para garantir o bem-estar básico dos cidadãos. Seu estudos tem recebido pouquíssima atenção conceitual. Seus estudos são motivados por outros interesses teóricos quanto a: poder, industrialização, contradições capitalistas, Sistema de proteção social, crise fiscal etc. Ajudam a legitimação do sistema? Ajudam ou contradizem o mercado? O que significa bem-estar básico?
      - O Welfare state não pode ser compreendido só em termos de direitos e garantias.
      - É preciso, ainda, considerar de que forma as atividades estatais se entrelaçam com família em termos de provisão social.
      · DIREITOS E "DESMERCADORIZACÃO" - Quando os mercados prevalecem o bem estar dos indivíduos passam depender inteiramente de relações monetários. A desmercadorização do bem-estar ocorre quando a prestação de um serviço é vista como uma questão de direito ou quando uma pessoa pode manter-se sem depender do mercado. A mera presença de previdência ou da assistência social não gera necessariamente uma desmercadorização significativa se os indivíduos não se emanciparem ao ponto de não dependerem do mercado.
      · REGIME DE WELFARE STATES - Welfare State Liberal - (E.E.U.U, Canadá e Austrália) = Predominância da assistência social aos pobres, reduzidos benefícios universais e modestos planos de previdência social. É o menos desmercadorizantes, o mais restritivo quanto ao reconhecimento de direitos e o mais associado à lógica do mercado.
      · Welfare State Conservador - Corporativo - (França, Alemanha, Itália). Estrutura-se como provedor de benefícios sociais alternativas ao mercado.4 Efetiva o direito social amplo porém associado às diferenças de classe e de status. O Impacto redistributivo.
      · Welfare State Social Democrata (Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega) Pressupõe maior desmercadorização e universalização dos direitos sociais. Exclui a via do mercado, constituindo um sistema de solidariedade universal em que todos possam ter acesso a serviços sociais de qualidade e desfrutar dos mesmos direitos.

    Fonte: AS TRÊS ECONOMIAS POLÍTICAS DO WELFARE STATE -ESPING ANDERSON Profª.: Socorro Osterne*

    *  Doutora em Serviço Social (UFPe); Livre Docente em Serviço Social (UECE); Professora Adjunta do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará.
  • Não há homogeneidade. Nos locais que o W State existiu tiveram cada um sua particularidade de acordo com o resultado das lutas sociais da população que se beneficiou desse sistema.

  • errado!

    Origens do Estado do Bem-estar

    O Estado do Bem-estar, tal como foi definido, surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Seu desenvolvimento está intimamente relacionado ao processo de industrialização e os problemas sociais gerados a partir dele. A Grã-Bretanha foi o país que se destacou na construção do Estado de Bem-estar com a aprovação, em 1942, de uma série de providências nas áreas da saúde e escolarização. Nas décadas seguintes, outros países seguiriam essa direção.

  • Nao eram todas as politicas de carater universal, por exemplo previdencia, que era e é só pra quem contribuía(ui).E tao pouca homogeneas, pois tinham suas especificidades.

  • O Welfare State ou Estado de Bem Estar Social caracteriza-se por ter se constituído no pós-guerra e no período de ouro do capitalismo, implementando um pacto entre capital e trabalho que perduraria até meados da década de 1970, antes da crise do capital. Esse pacto que mantinha o Welfare State, sistema de proteção social que oferecia diversos serviços sociais como saúde, educação e previdência social, pressupunha que em troca desses benefícios os trabalhadores deveriam relegar a um futuro bem distante seu projeto histórico societal de revolução. Esse sistema de proteção social conquistado pelos trabalhadores e oferecido naquele período era limitado aos países de capitalismo central e em alguns casos não assegurava os mesmos benefícios para todos os trabalhadores, portanto, não era universal. Ademais, havia em alguns países centrais a lógica do seguro social, em que os trabalhadores deveriam contribuir para ter acesso ao sistema, o que eliminava uma parte da população que não estava inserida no mercado de trabalho e não possuía condições de contribuir.


    RESPOSTA: ERRADO