SóProvas



Prova CESPE - 2011 - EBC - Analista - Serviço Social


ID
598084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à história da política social.

O fenômeno do welfare state configura-se por meio de sistemas nacionais de proteção social marcados pela homogeneidade de suas políticas, todas de caráter universal e redistributivo.

Alternativas
Comentários
  • O QUE É O WELFARE STATE? - Definição Comum - Sistema que envolve responsabilidade estatal para garantir o bem-estar básico dos cidadãos. Seu estudos tem recebido pouquíssima atenção conceitual. Seus estudos são motivados por outros interesses teóricos quanto a: poder, industrialização, contradições capitalistas, Sistema de proteção social, crise fiscal etc. Ajudam a legitimação do sistema? Ajudam ou contradizem o mercado? O que significa bem-estar básico?
      - O Welfare state não pode ser compreendido só em termos de direitos e garantias.
      - É preciso, ainda, considerar de que forma as atividades estatais se entrelaçam com família em termos de provisão social.
      · DIREITOS E "DESMERCADORIZACÃO" - Quando os mercados prevalecem o bem estar dos indivíduos passam depender inteiramente de relações monetários. A desmercadorização do bem-estar ocorre quando a prestação de um serviço é vista como uma questão de direito ou quando uma pessoa pode manter-se sem depender do mercado. A mera presença de previdência ou da assistência social não gera necessariamente uma desmercadorização significativa se os indivíduos não se emanciparem ao ponto de não dependerem do mercado.
      · REGIME DE WELFARE STATES - Welfare State Liberal - (E.E.U.U, Canadá e Austrália) = Predominância da assistência social aos pobres, reduzidos benefícios universais e modestos planos de previdência social. É o menos desmercadorizantes, o mais restritivo quanto ao reconhecimento de direitos e o mais associado à lógica do mercado.
      · Welfare State Conservador - Corporativo - (França, Alemanha, Itália). Estrutura-se como provedor de benefícios sociais alternativas ao mercado.4 Efetiva o direito social amplo porém associado às diferenças de classe e de status. O Impacto redistributivo.
      · Welfare State Social Democrata (Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega) Pressupõe maior desmercadorização e universalização dos direitos sociais. Exclui a via do mercado, constituindo um sistema de solidariedade universal em que todos possam ter acesso a serviços sociais de qualidade e desfrutar dos mesmos direitos.

    Fonte: AS TRÊS ECONOMIAS POLÍTICAS DO WELFARE STATE -ESPING ANDERSON Profª.: Socorro Osterne*

    *  Doutora em Serviço Social (UFPe); Livre Docente em Serviço Social (UECE); Professora Adjunta do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará.
  • Não há homogeneidade. Nos locais que o W State existiu tiveram cada um sua particularidade de acordo com o resultado das lutas sociais da população que se beneficiou desse sistema.

  • errado!

    Origens do Estado do Bem-estar

    O Estado do Bem-estar, tal como foi definido, surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Seu desenvolvimento está intimamente relacionado ao processo de industrialização e os problemas sociais gerados a partir dele. A Grã-Bretanha foi o país que se destacou na construção do Estado de Bem-estar com a aprovação, em 1942, de uma série de providências nas áreas da saúde e escolarização. Nas décadas seguintes, outros países seguiriam essa direção.

  • Nao eram todas as politicas de carater universal, por exemplo previdencia, que era e é só pra quem contribuía(ui).E tao pouca homogeneas, pois tinham suas especificidades.

  • O Welfare State ou Estado de Bem Estar Social caracteriza-se por ter se constituído no pós-guerra e no período de ouro do capitalismo, implementando um pacto entre capital e trabalho que perduraria até meados da década de 1970, antes da crise do capital. Esse pacto que mantinha o Welfare State, sistema de proteção social que oferecia diversos serviços sociais como saúde, educação e previdência social, pressupunha que em troca desses benefícios os trabalhadores deveriam relegar a um futuro bem distante seu projeto histórico societal de revolução. Esse sistema de proteção social conquistado pelos trabalhadores e oferecido naquele período era limitado aos países de capitalismo central e em alguns casos não assegurava os mesmos benefícios para todos os trabalhadores, portanto, não era universal. Ademais, havia em alguns países centrais a lógica do seguro social, em que os trabalhadores deveriam contribuir para ter acesso ao sistema, o que eliminava uma parte da população que não estava inserida no mercado de trabalho e não possuía condições de contribuir.


    RESPOSTA: ERRADO



ID
598087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à história da política social.

No campo das políticas sociais, a experiência brasileira do período tecnocrático-militar caracteriza-se pela implementação de políticas de caráter desenvolvimentista.

Alternativas
Comentários
  • PERIODO TECNOCRATICO MILITAR
                Como nos períodos anteriores, este também se subdivide de 1964 a 1985, vai do governo de Castelo Branco até o de Figueiredo que termina em 1985. As principais mudanças deste é que o Estado deixa de ser populista, tornando-se tecnocrático, as reformas institucionais que acompanharam essas modificações resultaram na reestruturação da maquina estatal, privilegiando o planejamento direto, a racionalização burocrática e a supremacia do saber técnico sobre a participação popular. Neste contexto surgiram no país a valorização do capital estrangeiro e o conceito de política social, levando em consideração, o desenvolvimento do país.
                Nos primeiros anos da era tecnocrática, que vai de 1964 até 1967, o governo procurou dar continuidade aos programas das políticas anterior, sempre buscando atender os interesses do mercado. A partir de 1967 até 1974 a política social deixou de ser vista apenas como um suplemento da economia e se consolidou como um dos meios mais importantes pra acumulação de capital. Sobretudo o período de 1974 até 1979 foi quando houve grandes modificações na economia do país, a partir da metas de Juscelino. Estes períodos são marcados pela falta de interesse do governo em atender as classes pobres, seus principais interesses era o desenvolvimento de obras faraônicas, temos como exemplo a construção da Transamazônica. Dessa forma se houvesse agitação sociais, em busca de   reformas sociais o Estado reagia de forma opressiva. O período de 1980 a 1985, sob o governo de Figueiredo, foi marcado pela diminuição dos gastos sociais, em decorrência do aumento do déficit publico herdada do governo anterior. Este período foi marcado pela opressão da sociedade que lutava por democracia e questionava a situação das populações pobres. Assim a postura do Governo de não atender precisamente as questão sociais, ocasionou o aumento do desemprego e da miséria no país.

    Fonte: Trabalho apresentado a disciplina Interdisciplinar da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR                     Professor : Clarice da Luz Kernkamp
     Daniela Sikorski,  Maria Lucimar Pereira, Paulo Sergio Aragão.
    Porto Velho 2011
  • Não compreendi porque o gabarito tem o o enunciado como errado, haja visto que o Período Tecnocrático-Militar tinha como princípio norteador principal da política, a segurança e o desenvolvimento nacional.
  • milagre econômico
    regime militar teve um certo deselvimento às custas de muito sangue transamazônica...
    também não entendi porque CESPE considerou errado. Dava pra ter entrado com recurso, na época.
  • Em relação as dúvidas dos colegas, acredito que a afirmativa está ERRADA pelo fato do enunciado citar "no campo das políticas sociais", pois as políticas de caráter desenvolvimentista do períoco tecnocrático-militar foi na área econômica. 

    Espero ter contribuído!!!
  • desenvolvimentista na economia..

  • No que se refere às políticas sociais durante a autocracia burguesa, houve uma ampliação destas no sentido de adquirir legitimidade junto à população e ao mesmo tempo controlar a força de trabalho. Segundo Elaine R. Behring e Ivanete Boschetti (Política Social: fundamentos e história. 9ª edição - São Paulo: Cortez, 2011) ocorre nesse período a extinção dos direitos civis e políticos, porém, buscou-se uma amplificação dos direitos sociais de modo estratégico, observando que não foi somente a atuação estatal nessas políticas que expandiu. A iniciativa privada em campos como educação, saúde e previdência cresceu exponencialmente naquele período. Ademais, as políticas públicas durante a vigência da autocracia burguesa eram restritivas e não abrangiam a totalidade da população. Algumas das alterações realizadas foram no âmbito da previdência social que passa a considerar os trabalhadores rurais, as empregadas domésticas, os jogadores de futebol, os autônomos e os ambulantes. Criou- a renda mensal vitalícia para os idosos e houve um forte incremento da política habitacional, fomentando a construção civil de habitação popular e fazendo com que as empreiteiras tivessem ganhos exorbitantes. Pode-se indicar também a associação entre saúde, previdência e assistência, em que a saúde ficou focada em ações curativas e de tratamento, sendo que no que tange aos serviços de saúde pública esses foram preteridos, ganhando maior destaque os privados. O desenvolvimentismo se refere à área econômica, ao investimento na industrialização e urbanização do país, visando a ultrapassagem da condição de dependência, a abertura do país a entrada de capital externo, dentre outros. Portanto, as políticas desenvolvimentistas não se referem às políticas sociais, dizem respeito a busca pela expansão da economia brasileira, e de modo mais abrangente, ao aprofundamento do capitalismo.


    RESPOSTA: ERRADO
  • Certo seria: "no campo econômico"
  • Penso que seria "desenvolvimento econômico".

  • No que se refere às políticas sociais durante a autocracia burguesa, houve uma ampliação destas no sentido de adquirir legitimidade junto à população e ao mesmo tempo controlar a força de trabalho. Segundo Elaine R. Behring e Ivanete Boschetti (Política Social: fundamentos e história. 9ª edição - São Paulo: Cortez, 2011) ocorre nesse período a extinção dos direitos civis e políticos, porém, buscou-se uma amplificação dos direitos sociais de modo estratégico, observando que não foi somente a atuação estatal nessas políticas que expandiu. A iniciativa privada em campos como educação, saúde e previdência cresceu exponencialmente naquele período. Ademais, as políticas públicas durante a vigência da autocracia burguesa eram restritivas e não abrangiam a totalidade da população. Algumas das alterações realizadas foram no âmbito da previdência social que passa a considerar os trabalhadores rurais, as empregadas domésticas, os jogadores de futebol, os autônomos e os ambulantes. Criou- a renda mensal vitalícia para os idosos e houve um forte incremento da política habitacional, fomentando a construção civil de habitação popular e fazendo com que as empreiteiras tivessem ganhos exorbitantes. Pode-se indicar também a associação entre saúde, previdência e assistência, em que a saúde ficou focada em ações curativas e de tratamento, sendo que no que tange aos serviços de saúde pública esses foram preteridos, ganhando maior destaque os privados. O desenvolvimentismo se refere à área econômica, ao investimento na industrialização e urbanização do país, visando a ultrapassagem da condição de dependência, a abertura do país a entrada de capital externo, dentre outros. Portanto, as políticas desenvolvimentistas não se referem às políticas sociais, dizem respeito a busca pela expansão da economia brasileira, e de modo mais abrangente, ao aprofundamento do capitalismo.

    Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Assistente Social e Professora de Serviço Social

  • diz respeito da expansão econômica

  • Muito bom mesmo, a desvantagem é o tempo que se usa para estudar pela doutrina e a prova vir cobrando letra de lei e jurisprudência.

  • Muito bom mesmo, a desvantagem é o tempo que se usa para estudar pela doutrina e a prova vir cobrando letra de lei e jurisprudência.

  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    No que se refere às políticas sociais durante a autocracia burguesa, houve uma ampliação destas no sentido de adquirir legitimidade junto à população e ao mesmo tempo controlar a força de trabalho. Segundo Elaine R. Behring e Ivanete Boschetti (Política Social: fundamentos e história. 9ª edição - São Paulo: Cortez, 2011) ocorre nesse período a extinção dos direitos civis e políticos, porém, buscou-se uma amplificação dos direitos sociais de modo estratégico, observando que não foi somente a atuação estatal nessas políticas que expandiu. A iniciativa privada em campos como educação, saúde e previdência cresceu exponencialmente naquele período. Ademais, as políticas públicas durante a vigência da autocracia burguesa eram restritivas e não abrangiam a totalidade da população. Algumas das alterações realizadas foram no âmbito da previdência social que passa a considerar os trabalhadores rurais, as empregadas domésticas, os jogadores de futebol, os autônomos e os ambulantes. Criou- a renda mensal vitalícia para os idosos e houve um forte incremento da política habitacional, fomentando a construção civil de habitação popular e fazendo com que as empreiteiras tivessem ganhos exorbitantes. Pode-se indicar também a associação entre saúde, previdência e assistência, em que a saúde ficou focada em ações curativas e de tratamento, sendo que no que tange aos serviços de saúde pública esses foram preteridos, ganhando maior destaque os privados. O desenvolvimentismo se refere à área econômica, ao investimento na industrialização e urbanização do país, visando a ultrapassagem da condição de dependência, a abertura do país a entrada de capital externo, dentre outros. Portanto, as políticas desenvolvimentistas não se referem às políticas sociais, dizem respeito a busca pela expansão da economia brasileira, e de modo mais abrangente, ao aprofundamento do capitalismo.

    RESPOSTA: ERRADO

    E a meu ver desenvolvimentismo era JK.


ID
598090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à história da política social.

As políticas sociais vigentes no Brasil até meados da década de 80 do século XX apoiaram-se no princípio do mérito, ou seja, na posição ocupacional e de renda do indivíduo, no interior da estrutura produtiva.

Alternativas
Comentários
  • as politicas eram vigente,hoje o assistencialismo é mas assistido!
  • A partir da CF/88 essa visão é modificada, as políticas de assistência social, saúde e previdência estarão estruturadas em um sistema de seguridade social. Esta busca contemplar um número maior de indivíduos, inclusive aqueles que não estão inseridos no mercado de trabalho. 

  • A questão refere-se ao conceito de CIDADANIA REGULADA, ou seja, apenas os "trabalhadores com carteira assinada" tinham acesso às políticas. Os que não possuíam profissão regulamentada não eram considerados cidadãos e recebiam amparo da assistência social, que era feita através das Igrejas e da filantropia.

  • Individuo era visto como cidadão apenas se tivesse no mercado formal de trabalho. Aquele que não se enquadrava neste perfil ficava a mercê da filantropia, normalmente associada a igreja.

  • Pode-se afirmar que até a década de 1980 no Brasil as políticas sociais estavam ligadas a posição que o trabalhador ocupava no processo produtivo, isto é, se a categoria profissional a qual ele se ocupava fosse importante para a acumulação capitalista e seu desenvolvimento eram destinadas a ele políticas sociais. A Lei Elói Chaves de 1923 que institui as Caixas de Aposentadoria e Pensões, por exemplo, é exemplo da política social -  no caso tem-se aqui o embrião da previdência social - destinada inicialmente aos trabalhadores das empresas ferroviárias (setor este de extrema importância para o país na época). Assim, as políticas sociais brasileiras eram ofertadas somente para aqueles trabalhadores que estavam inseridos no mercado formal de trabalho, excluindo durante muitas décadas os trabalhadores informais, autônomos, rurais, domésticos, surgindo o termo "cidadania regulada" apontado por Wanderley Guilherme dos Santos (Cidadania e Justiça. Rio de Janeiro, Campus, 1979). Com a Constituição Federal de 1988 e a instituição da seguridade social brasileira composta pelo tripé saúde, previdência social e assistência social, apesar dessas políticas conjugarem direitos híbridos, ampliou-se o escopo de indivíduos atingidos pelas políticas sociais.


    RESPOSTA: CERTO

ID
598093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à história da política social.

A principal contribuição da perspectiva marxista para a abordagem das políticas sociais consiste no tratamento de processos sociais como fatos sociais.

Alternativas
Comentários
  • Fatos não! São fenômenos sociais.

  • Na realidade, a perspectiva marxista reconhece as políticas sociais não como fatos ou fenômenos sociais (esta é uma visão ligada a perspectiva positivista), pelo contrário, entende os processos dentro da contradição entre capital e trabalho, sendo as políticas sociais um meio de intervenção do Estado no campo social enquanto forma de conter as lutas de classe e manter a ordem capitalista. Precisamos lembrar que a perspectiva marxista trouxe para o serviço social a criticidade, que permite perceber as relações sociais para além do que está aparente. 

  • Quem aborda os processos sociais como fatos sociais é Émile Durkheim.

  • A questão trata da perspectiva funcionalista.

  • Errado.

    A análise marxiana busca revelar o caráter contraditório, multicausal e multifuncional das políticas sociais. Buscam-se as múltiplas determinações do objeto estudado. Esta perspectiva consiste em desvelar os fenômenos sociais no complexo e contraditório processo de produção e reprodução, determinado por múltiplas causas. Busca-se não se deixar iludir pelos aspectos superficiais dos fatos, procurando chegar à essência do fenômeno (Marx, 1982; Kosik, 1976). O fenômeno estudado – as políticas sociais - apresenta a sua essência, mas, e ao mesmo tempo a esconde. A análise do fenômeno que não chega à sua essência é chamada de pseudoconcreticidade e se limita à descrição e compreensão do objeto estudado. Portanto, descobrir a essência dos fenômenos, na perspectiva crítico-dialética, significa situá-los na realidade social, na totalidade concreta (Marx, 1982; Kosik, 1976).

    Portanto, as políticas sociais não são analisadas como um fato em si, mas como partes estruturais da totalidade. Estas são compreendidas como processos sociais inseridos na sociedade. Na perspectiva crítico-dialética a essência do fenômeno estudado – a política social - é situada na realidade social como um momento da totalidade concreta.

     

    Fonte: MARX 2014| Seminário Nacional de Teoria Marxista – Uberlândia, 12 a 15 de maio de 2014

  • Fato social(positivismo)= Emile Durkheim

    Marx(critico-dialetico)= antagonista ao positivismo.

  • Fato social(positivismo)= Emile Durkheim

    Marx(critico-dialetico)= antagonista ao positivismo.


ID
598096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à história da política social.

Na perspectiva do Estado liberal, um dos pressupostos essenciais das políticas sociais é a ideia de que o bem-estar individual maximiza o bem-estar coletivo.

Alternativas
Comentários
  • "A lógica liberal funda-se na procura do interesse próprio pelos indivíduos, portanto, seu desejo supostamente natural de melhorar as condições de existência, tende a maximizar o bem-estar coletivo. Os indivíduos, nessa perspectiva, são conduzidos por uma mão invisível – o mercado – a promover um fim que não fazia parte de sua intenção inicial. A “loucura das leis humanas” não pode interferir nas leis naturais da economia, donde o Estado deve apenas fornecer a base legal, para que o mercado livre possa maximizar os “benefícios aos homens”. 

    Política Social no contexto da crise capitalista - Elaine Rossetti Behring

  • A ideia da "mão invisível" de Adam Smith.

  • Estado liberal=  o bem-estar individual maximiza o bem-estar coletivo. Procura do interesse próprio.

    A ideia da "mão invisível" de Adam Smith. São conduzidos por uma mão invisível ( o mercado ). 


ID
598099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à história da política social.

A concepção de Estado como produtor exclusivo de política pública privilegia a relação dialética entre Estado e sociedade.

Alternativas
Comentários
  • A relação dialética, segundo a visão marxista, privilegia a atuação/participação de todas as partes envolvidas em um dado processo. Sendo assim, não cabe a atuação exclusiva do Estado como produtor de política pública.

  • Errado. 
    Segundo Potyara Pereira (2008, p. 94) há duas interpretações competitivas: a que privilegia o Estado como produtor exclusivo de política pública, a ponto de conceber o termo público como sinônimo de estatal; e a que privilegia a relação dialeticamente contraditória entre Estado e sociedade como o fermento da constituição e processamento dessa política.  

    A primeira prioriza a ação estatal como a principal responsável para o desenvolvimento de qualquer interferência ou regulação das relações sociais no âmbito da sociedade. Já a segunda enaltece o embate de interesses que estão em disputa para melhor atender às demandas dando visibilidade ás lutas sociais. 
    Em ambas as interpretações, as diferentes expressões da questão social, tais como as demandas por educação, saúde, trabalho, habitação, assistência social, segurança, cultura, subsidiam o conteúdo das respectivas políticas.
     Somente a análise da política através da segunda perspectiva possibilita vislumbrar a existência de um processo que envolve diferentes sujeitos sociais, trazendo à tona aspectos que denotam a competição e conquista de interesses divergentes.

     


    Fonte: III SEMINÁRIO POLÍTICAS SOCIAIS E CIDADANIA. Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves; Vera Núbia Santos. Reflexões sobre participação e controle social na formação em Serviço Social


ID
598102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à história da política social.

A intervenção do Estado em demandas sociais é o único fator que determina a natureza pública de uma política social.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO. 

    A natureza pública do Serviço Social dá-se em razão da necessidade de integração e coordenação entre Estado e sociedade, isto é, voltado para a coletividade em detrimento da exclusividade de prestação de políticas públicas pelo Estado. 

    FOCO, FÉ E DETERMINAÇÃO. 

  • Gabarito: ERRADO.

    Com base no livro Politica Social no Capitalismo - Tendências Contemporâneas, Cortez, 2009. Potyara Pereira defende que o "caráter público da política não é dado apenas pela sua vinculação com o Estado e nem pelo tamanho do agregado social que lhe demanda atenção, mas pelo fato de SIGNIFICAR UM CONJUNTO DE DECISÕES E AÇÕES QUE RESULTA AO MESMO TEMPO DE INGERENCIAS DO ESTADO E DA SOCIEDADE, apresentando as seguintes características:

    1- Constitui um marco ou linha de orientação para a AÇÃO PÚBLICA;

    2- Visa concretizar DIREITOS SOCIAIS;

    3- Guia-se pelo princípio do INTERESSE COMUM;

    4- Visa a satisfação das NECESSIDADES SOCIAIS." 

  • (...) por serem públicas (e não propriamente estatais ou coletivas e privadas), têm dimensão e escopo que ultrapassa os limites do Estado, dos agregados grupais, das corporações e, obviamente, do indivíduo isolado. Isso porque o termo “público”, que também qualifica a política, tem um intrínseco sentido de universalidade e de totalidade orgânica. Por isso, a política pública não pode ser confundida com política estatal, ou de governo, e muito menos com a iniciativa privada – mesmo que, para a sua realização, ela requeira a participação do Estado, dos governos e da sociedade e atinja grupos particulares e indivíduos. Essa concepção contraria a ideia corrente de que a política pública, para ser duradoura e sobreviva a diferentes mandatos governamentais, deva se transformar em “política de Estado”, por oposição à “política de governo”. Isso porque o que garante a inviolabilidade de uma política é o seu caráter público (que não é monopólio do Estado), indicador de sua irrecusável legitimidade democrática e normativa, assim como de sua irredutibilidade ao poder discricionário dos governantes; ao jogo de interesses particulares e partidários; ao clientelismo; aos cálculos contábeis utilitaristas e aos azares da economia de mercado. A política pública, portanto, é uma “coisa” de todos para todos, que compromete todos (inclusive a lei, que está acima do Estado), podendo traduzir o conceito de república (do latim res: coisa; publica: de todos), o qual envolve tanto o Estado no atendimento de demandas e necessidades sociais, quanto à sociedade no controle democrático desse atendimento. Sendo assim, a realização de tal política exige e reforça a constituição de esferas públicas, isto é, de espaços de todos (e não de ninguém, como também é entendido), onde a liberdade positiva é condição básica para a participação política e cívica; para o exercício da autonomia de agência e de crítica e para a prática responsável de direitos e deveres. A esfera pública trata‐se, por conseguinte, de um lócus construído social e historicamente na interconexão da relação entre Estado e sociedade e, como tal, um campo de conflitos e negociações em que se entrecruzam demandas diferenciadas e são tecidas deliberações baseadas em “parâmetros públicos que reinventam a política no reconhecimento de direitos”. (p.03 a 04).

     

     

     

     

    Fonte: PEREIRA, Potyara A. P. Estado, sociedade e esfera pública. In:  “Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais” (CFESS, 2009)


ID
598105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à história da política social.

As políticas sociais públicas são aquelas que se identificam diretamente com os direitos individuais e são guiadas pelo princípio da igualdade

Alternativas
Comentários
  • Para responder basta relembrar as palavras de Wanderley Guilherme dos Santos:

    “política social é toda política que ordene escolhas trágicas segundo um princípio de justiça consistente e coerente. Para ele a política social não é uma política entre outras, dotada de um atributo que a diferencia das demais, mas da mesma ordem lógica. Ela é, na realidade, uma política de ordem superior, metapolítica, que justifica o ordenamento de quaisquer outras políticas o que equivale a dizer que justifica o ordenamento de escolhas trágicas”.


    SANTOS, Wanderley Guilherme. “A trágica Condição da Política Social”. In: ABRANCHES, S., SANTOS, W.G., COMIMBRA, M. Política Social e a Questão da Pobreza, Rio de Janeiro, Zahar, 1987.









  • Políticas públicas estão voltadas para a uma coletividade, com o objetivo de atender uma maioria de individuos, não apenas o direito individual de cada um, como colocou a questão, esse foi meu entendimento. Portanto, Gabarito ERRADO. 

  • Erro no início da frase, não me atentei!!!


ID
598108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à história da política social.

A história das políticas sociais vincula-se à história da sociedade capitalista e à consolidação dos modernos Estados nacionais.

Alternativas
Comentários
  • As políticas sociais são produto do modo de produção capitalista.O Estado intervém nas relações sociais por meio delas. A generalização das politicas sociais se dá na passagem do cap. concorrencial para o capitalismo monopolista. A distribuição de riqueza se dá no limite estabelecido pelo capital.

     

  • certo!

    A história das políticas sociais está atrelada ao contexto histórico da moderna sociedade capitalista e à consolidação dos Estados nacionais. O fortalecimento da nova ordem liberal e capitalista favoreceu o surgimento de recursos de combate a pobreza, causada pela instabilidade política e social. Nessa época surgiram novos atores sociais “que não eram mais servos submetidos às antigas relações senhoriais, mas indivíduos livres, cidadãos responsáveis por si e pelos rumos da sociedade” (CASTRO e RIBEIRO, 2008, p.20).


ID
598111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência ao serviço social e ao campo da saúde do
trabalhador, julgue os itens subsequentes.

A inclusão do campo da saúde do trabalhador no âmbito do direito universal à saúde e na competência do Sistema Único da Saúde foi determinada pela política nacional de segurança e saúde do trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • O texto da Carta Magna, em seu artigo 198, afirma ainda que “ ... As ações e serviços de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único...” e, em seu artigo 200, está definido que “... ao Sistema Único de Saúde compete... executar as ações de saúde do trabalhador...”, assim como “... colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho...”
  • ERRADA


    Pois tanto a CF como o  SUS já vem preconizando essas ações.

  • O processo sócio-político e técnico de desenvolvimento de ações de Saúde do Trabalhador na rede pública de serviços de saúde no Brasil foi institucionalizado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica da Saúde em 1990. As ações de Saúde do Trabalhador são fundamentadas nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e consideram as relações Produção-Consumo, Ambiente e Saúde como determinantes do processo saúde/doença, para a organização do cuidado da saúde dos trabalhadores. A atenção integral à saúde dos trabalhadores abrange as ações de promoção e proteção da saúde, de vigilância e de assistência incluindo a reabilitação.



ID
598114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência ao serviço social e ao campo da saúde do
trabalhador, julgue os itens subsequentes.

A II Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador exerceu importante papel na demarcação política da competência do Ministério do Trabalho e Emprego para esse ministério coordenar as ações de promoção e recuperação da saúde dos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • As ações de Saúde do Trabalhador devem ser desenvolvidas sob a coordenação do SUS (não do MTE), com a integração dos diversos órgãos nas esferas municipais, estaduais e federal.

  • "O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) é um órgão mantido pelo governo do Brasil. Sua função é discutir questões como as políticas necessárias para a criação de empregos e a geração de renda, auxílios ao trabalhador, fazer evoluir as atuais relações de trabalho, fiscalizar e aplicar as devidas sanções, promover uma política salarial, promover formação e desenvolvimento para os trabalhadores, assim como garantir a segurança e a saúde no trabalho. "

  • Ministério da saúde - (SUS), nada a ver com o MT.

  • Quem coordena as ações de ST -> MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS). 

    ST está relacionada ao SUS, estando prevista na Lei 8080 - institui o Sistema Único de Saúde. 

    Atenção ao que é pedido na questão.


ID
598117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência ao serviço social e ao campo da saúde do
trabalhador, julgue os itens subsequentes.

A implementação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) ocorre por meio da estruturação da rede de centros de referência em saúde do trabalhador.

Alternativas
Comentários
  •  Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador é composta por 178 Centroes estaduais e regionais de referência em saúde do trabalhador e por uma rede sentinela de 1.000 serviços médicos e ambulatoriais de média e alta complexidade responsáveis por diagnosticar os acidentes e doenças relacionados ao trabalho e por registrá-los no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-NET). Uma das diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, a Renast responde pela execução de ações curativas, preventivas, de promoção e de reabilitação à saúde do trabalhador brasileiro.
  • Segundo a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (1823-2012)

    Art. 14. Cabe aos CEREST, no âmbito da RENAST:

  • Em sua atual formatação institucional, prevista na Portaria no 2.728 de 11 de novembro de 2009, a Renast deve integrar a rede de serviços do SUS por meio de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Além disso, elabora protocolos, linhas de cuidado, e instrumentos que favorecem a integralidade das ações, envolvendo a atenção básica, de média e alta complexidade, serviços e municípios sentinela. Essa Portaria também estabelece que a Renast seja implementada de forma articulada entre o Ministério da Saúde (MS), as Secretarias de Saúde dos estados, o Distrito Federal, e os municípios, com o envolvimento de outros setores também participantes da execução dessas ações. 

    Fonte :http://renastonline.ensp.fiocruz.br/temas/rede-nacional-atencao-integral-saude-trabalhador-renast


ID
598120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência ao serviço social e ao campo da saúde do
trabalhador, julgue os itens subsequentes.

Entre os desafios profissionais no âmbito da saúde, incluindo- se a saúde do trabalhador, está o enfrentamento à ameaça, representada pela expansão da focalização e redução de financiamento público, ao projeto de reforma sanitária.

Alternativas
Comentários
  • Entre os desafios profissionais no âmbito da saúde, incluindo- se a saúde do trabalhador, está SIM o enfrentamento à ameaça, representada pela expansão da focalização e redução de financiamento público, ao projeto de reforma sanitária. 


ID
598123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência ao serviço social e ao campo da saúde do
trabalhador, julgue os itens subsequentes.

A deterioração das condições de trabalho constitui objeto de intervenção profissional do assistente social.

Alternativas
Comentários
  • O objeto de trabalho do assistente social são as expressões da questão social. A deteriorizacão das condições de trabalho é uma das expressões da questão social, logo , é sim objeto de intervenção do assistente social. 


ID
598126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência ao serviço social e ao campo da saúde do
trabalhador, julgue os itens subsequentes.

A concepção de saúde do trabalhador amplia a de saúde ocupacional na medida em que incorpora a participação do trabalhador, como sujeito e protagonista, no campo de produção de conhecimentos e de intervenção social.

Alternativas
Comentários
  • A concepção de saúde do trabalhador amplia SIM a de saúde ocupacional na medida em que incorpora a participação do trabalhador, como sujeito e protagonista, no campo de produção de conhecimentos e de intervenção social.


ID
598129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da legislação pertinente aos planos
de benefícios da previdência social. Considere que a sigla RGPS
refira-se ao regime geral de previdência social.

A legislação previdenciária considera, entre os segurados obrigatórios, o brasileiro ou o estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agência de empresa nacional no exterior.

Alternativas
Comentários
  • LEI   No.  8212  DE    24 /07 /1991
    Art. 12. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: I - como empregado:  c) o brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agência de empresa nacional no exterior;
  • Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas

    I - como empregado:

    c) o brasileiro ou o estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agência de empresa nacional no exterior;


ID
598132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da legislação pertinente aos planos
de benefícios da previdência social. Considere que a sigla RGPS
refira-se ao regime geral de previdência social.

De acordo com o RGPS, a condição de segurado do retido ou recluso é mantida pelo prazo de até doze meses após o livramento, independentemente de contribuição.

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 8.213/91

    Art.15. Mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições:

    I - sem limite de prazo, quem está em gozo de benefício;

    II - até 12 (doze) meses após a cessação das contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdência Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração;

    III - até 12 (doze) meses após cessar a segregação, o segurado acometido de doença de segregação compulsória;

    IV - até 12 (doze) meses após o livramento, o segurado retido ou recluso;

    V - até 3 (três) meses após o licenciamento, o segurado incorporado às Forças Armadas para prestar serviço militar;

    VI - até 6 (seis) meses após a cessação das contribuições, o segurado facultativo.

  • Credo li 18 meses.

    O CESPE é macabro!

  • Art. 15. Mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições:

    I - sem limite de prazo, quem está em gozo de benefício, exceto do auxílio-acidente;  

    II - até 12 (doze) meses após a cessação das contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdência Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração;

    III - até 12 (doze) meses após cessar a segregação, o segurado acometido de doença de segregação compulsória;

    IV - até 12 (doze) meses após o livramento, o segurado retido ou recluso;

    V - até 3 (três) meses após o licenciamento, o segurado incorporado às Forças Armadas para prestar serviço militar;

    VI - até 6 (seis) meses após a cessação das contribuições, o segurado facultativo.


ID
598135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da legislação pertinente aos planos
de benefícios da previdência social. Considere que a sigla RGPS
refira-se ao regime geral de previdência social.

Consideram-se beneficiários do RGPS, na condição de dependentes do segurado, o enteado e o menor tutelado equiparados a filhos, mediante declaração do segurado, desde que comprovada a dependência econômica.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o art. 16 da lei 8.213/1991 são "beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, na condição de dependentes do segurado:

           I - o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente;   

         II - os pais;

         III - o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente;    (Redação dada pela Lei nº 12.470, de 2011)

              § 1º A existência de dependente de qualquer das classes deste artigo exclui do direito às prestações os das classes seguintes.

            § 2º .O enteado e o menor tutelado equiparam-se a filho mediante declaração do segurado e desde que comprovada a dependência econômica na forma estabelecida no Regulamento. (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 1997)"

  • CERTO. Esta incompleta, mas correta. 

  • Questão correta e completa. Interpretação do § 2º , art. 16. Lei 8.213/1991. 


ID
598138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da legislação pertinente aos planos
de benefícios da previdência social. Considere que a sigla RGPS
refira-se ao regime geral de previdência social.

Para a concessão do auxílio-acidente, exige-se que o segurado tenha o tempo mínimo de doze meses de contribuição e não perceba, cumulativamente, outro benefício previdenciário.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o quadro a seguir, a concensão do auxilio acidente não depende de carência BENEFÍCIO CARÊNCIA Salário-maternidade (*) Sem carência para as empregadas, empregadas domésticas e trabalhadoras avulsas;

    10 contribuições mensais (contribuintes individual e facultativo);

    10 meses de efetivo exercício de atividade rural, mesmo de forma descontínua, para a segurada especial. Auxílio-doença (**) 12 contribuições mensais Aposentadoria por invalidez 12 contribuições mensais Aposentadoria por idade 180 contribuições Aposentadoria especial 180 contribuições Aposentadoria por tempo de contribuição 180 contribuições Auxílio-acidente sem carência Salário-família sem carência Pensão por morte sem carência Auxílio-reclusão sem carência
    FONTE: www.previdencia.gov.br
  • Auxílio Acidente – Quem tem direito?

    Por Gabriel Augusto Portela de Santana

    O auxílio acidente é um benefício previdenciário do INSS, concedido aos trabalhadores que sofreram acidente do trabalho ou doença ocupacional que geraram limitação parcial no trabalhador, ou seja, que muito embora tenha sofrido alguma lesão definitiva, é capaz de continuar trabalhando.

    Muito embora deva o INSS conceder tal benefício espontaneamente, tão logo seja diagnosticado que o segurado/trabalhador sofreu lesão parcial definitiva, na maioria das vezes tal benefício não é concedido espontaneamente, tendo o trabalhador que se valer de uma ação judicial para receber tal benefício.

    O auxílio acidente pode ser cumulado com outros benefícios?

    O auxílio-acidente tem caráter de indenização. Por isso, pode ser acumulado com auxílio doença, desde que não decorra do mesmo motivo, salário família, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio reclusão.

    No auxílio acidente não exige tempo mínimo de contribuição.


  • O auxílio-acidente tem caráter de indenização. Por isso, pode ser acumulado com auxílio doença, desde que não decorra do mesmo motivo, salário família, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio reclusão.

    No auxílio acidente não exige tempo mínimo de contribuição.

  • Gabarito: errado

    --

    Lei 8213. Art. 26. Independe de carência a concessão das seguintes prestações:       

    I - pensão por morte, salário-família e auxílio-acidente;                     (Redação dada pela Medida Provisória nº 871, de 2019)

    Lei 8213. Art. 86, § 3º O recebimento de salário ou concessão de outro benefício, exceto de aposentadoria, observado o disposto no § 5º, não prejudicará a continuidade do recebimento do auxílio-acidente.


ID
598141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da legislação pertinente aos planos
de benefícios da previdência social. Considere que a sigla RGPS
refira-se ao regime geral de previdência social.

Para concessão de pensão por morte, não se exige tempo mínimo de contribuição, mas é necessário que o óbito tenha ocorrido enquanto o trabalhador tivesse a qualidade de segurado.

Alternativas
Comentários
  • Pensão por morte

    Benefício pago à família do trabalhador quando ele morre. Para concessão de pensão por morte, não há tempo mínimo de contribuição, mas é necessário que o óbito tenha ocorrido enquanto o trabalhador tinha qualidade de segurado.
    Ministerio da Previdencia Social

  • E para os casos de trabalhador rural que não possui contribuição direta?. eles não possui qualidade de segurados mas também possui direitos.

  • CERTO. A pensão por morte será devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou não, ou tiver a qualidade de segurado na data do óbito !

  • E como fica o §2° do art. 102 da 8213? 

    "§ 2º Não será concedida pensão por morte aos dependentes do segurado que falecer após a perda desta qualidade, nos termos do art. 15 desta Lei, salvo se preenchidos os requisitos para obtenção da aposentadoria na forma do parágrafo anterior."

  • Questão maldosa. Da forma que foi escrita parece que não há excecão, mas ela existe, por isso marquei Errada.

    § 2º Não será concedida pensão por morte aos dependentes do
    segurado que falecer após a perda desta qualidade, nos termos dos
    arts. 13 a 15, salvo se preenchidos os requisitos para obtenção de
    aposentadoria na forma do parágrafo anterior, observado o disposto no art.
    105.

     

  • Vc coloca certo e o examinador diz que esta errado pq tem exceção.
    Vc coloca errado e o examinador diz que esta certo pq essa é a regra.

     

    TNC CESPE! Regulamentação dos concursos, JÁ!!!

  • Para concessão de pensão por morte, não há tempo mínimo de contribuição, ou seja, dispensa-se a carência, mas é necessário que o óbito tenha ocorrido enquanto o trabalhador mantinha a qualidade de segurado.

    Se o segurado falecer após a perda da qualidade de segurado, não será concedido aos seus dependentes, o benefício pensão por morte, como estabelece o art. 102, § 2º, da Lei n. 8.213/91. A exceção a essa regra ocorrerá quando o segurado preencher todos os requisitos para aposentadoria no período de graça.

     

     Requisitos

    Os requisitos para concessão do benefício aos dependentes estão elencados no art. 74 da Lei nº 8.213/91, que implica a existência de dependentes e a condição de segurado do de cujus.

  • A exceção é no caso de o segurado ter completado os requisitos para aposentar-se por idade, tempo de contribuição ou especial, mesmo que tenha perdido a qualidade de segurado. Mas isso é DE ACORDO COM A JURISPRUDÊNCIA. Acredito que se o Cespe for cobrar no concurso de nível médio, pra técnico, será como essa questão, ou seja, a regra, de acordo com a legislação.


ID
598144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da legislação pertinente aos planos
de benefícios da previdência social. Considere que a sigla RGPS
refira-se ao regime geral de previdência social.

Em situações de adoção e guarda de criança com até um ano de idade, à segurada contribuinte é garantido o salário- maternidade pelo período de cento e vinte dias.

Alternativas
Comentários
  • À segurada da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança, é devido salário-maternidade durante os seguintes períodos:

    • 120 dias, se a criança tiver até 1 ano completo de idade;
    • 60 dias, se a criança tiver de 1 até 4 anos completos de idade;
    • 30 dias, se a criança tiver de 4 até completar 8 anos de idade.
    Ministerio da Previdencia Social
  • Qual a duração do benefício?

    A duração do salário-maternidade dependerá do tipo do evento que deu origem ao benefício:

    120 (cento e vinte) dias no caso de parto;120 (cento e vinte) dias no caso de adoção ou guarda judicial para fins de adoção, independentemente da idade do adotado que deverá ter no máximo 12 (doze) anos de idade.120 (cento e vinte) dias, no caso de natimorto;14 (quatorze) dias, no caso de aborto espontâneo ou previstos em lei (estupro ou risco de vida para a mãe), a critério médico.

  • Desatualizada.

  • Houve mudança na legislação. Vide explicação da colega Gabrielle Melo.

  • Para estar correta a questão não precisaria especificar que a guarda é guarda judicial para fins de adoção?

  • Concordo com você, Priscila, mas devido a citação anteriormente a guarda, do objetivo de adoção, acredito que a banca tenha dado analisado como correta a afirmação.

  • Na época estaria correta, hoje, com a atual legislação o salário maternidade é devido por 120 dias, inclusive em caso de adoção, independentemente da idade da criança (até 12 anos incompletos).

  • CERTA

     

    A questão não está desatualizada. O segurado que cumpre os requisitos legais e adota uma criança de até 1 ano , até 2 anos , 3, 4 ,5 ... vai ter direito a 120 dias.

  • Gabarito: certo

    --

    Decreto 3048. Art. 93-A.  O salário-maternidade é devido à segurada da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança com idade:       

    I - até um ano completo, por cento e vinte dias;

    II - a partir de um ano até quatro anos completos, por sessenta dias; ou

    III - a partir de quatro anos até completar oito anos, por trinta dias.


ID
598147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da legislação pertinente aos planos
de benefícios da previdência social. Considere que a sigla RGPS
refira-se ao regime geral de previdência social.

O RGPS visa assegurar benefícios e serviços às pessoas beneficiárias desse regime, ou seja, aos funcionários vinculados à administração pública federal

Alternativas
Comentários
  • A administração pública federal é abrangida por Regime Próprio de Previdência Social - RPPS.
  • RGPS( Regime Geral de Previdência Social ) - Regime CLT -  Responsável pela Administração dos benefícios - INSS

    RPPS ( Regime Próprio de Previdência Social) - Regime ESTATUTÁRIO, ou seja, Servidores Públicos independentemente de é Municipal, Distrital, Estadual e da União. - Responsáveis pela Administração - União - Estados - DF - Municípios  ( cada um  destes Entes regem os seus) daí se dizer próprio. 

  • CESPE sendo CESPE. Analisei a questão pela lógica de quê caso o servidor público não participe do RPPS ele é obrigatoriamente vinculado ao RGPS e errei. CUIDADO!!! Responda apenas ao que a questão PEDE!


ID
598150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da legislação pertinente aos planos
de benefícios da previdência social. Considere que a sigla RGPS
refira-se ao regime geral de previdência social.

A aposentadoria por invalidez é devida ao segurado considerado incapaz e insuscetível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, condicionada a comprovação de incapacidade por exame médico-pericial realizado pela previdência social.

Alternativas
Comentários
  • Encontra-se no Art. 42, § 1º da Lei 8.213, de 24 de julho de 1991.

    Seção V
    Dos Benefícios

    Subseção I
    Da Aposentadoria por Invalidez

            Art. 42. A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carência exigida, será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta condição.

            § 1º A concessão de aposentadoria por invalidez dependerá da verificação da condição de incapacidade mediante exame médico-pericial a cargo da Previdência Social, podendo o segurado, às suas expensas, fazer-se acompanhar de médico de sua confiança.

            § 2º A doença ou lesão de que o segurado já era portador ao filiar-se ao Regime Geral de Previdência Social não lhe conferirá direito à aposentadoria por invalidez, salvo quando a incapacidade sobrevier por motivo de progressão ou agravamento dessa doença ou lesão.


ID
598153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da legislação pertinente aos planos
de benefícios da previdência social. Considere que a sigla RGPS
refira-se ao regime geral de previdência social.

Configura acidente de trabalho a ocorrência de lesão corporal que cause ao segurado no exercício de seu trabalho, a serviço da empresa, dano ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.213 de 24/07/1991

           

    Art. 22. A empresa deverá comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social até o 1º (primeiro) dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário-de-contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social.

    Subseção XI
    Do Auxílio-Acidente


    Art. 86. O auxílio-acidente será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem seqüelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 1997)

ID
598156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca da legislação pertinente aos planos
de benefícios da previdência social. Considere que a sigla RGPS
refira-se ao regime geral de previdência social.

Entre as prestações, expressas em benefícios e serviços do RGPS, encontra-se a aposentadoria por tempo de serviço.

Alternativas
Comentários
  • Hoje nosso sistema previdênciário comporta: 

    Aposentadorias:
    Especial
    Por idade
    Por invalidez
    Por tempo de contribução
  • Quatro Aposentadorias: Aposentadoria por invalidez, Aposentadoria por idade, Aposentadoria por tempo de contribuição e Aposentadoria Especial.
    Três Auxilios: Auxilio Doença, Auxilio acidente e Auxilio reclusão.
    Dois Salarios: Salário maternidade e Salário familia.
    Dois Serviços: Reabilitação profissional e Serviço Social.
    Uma pensão: Por morte
  •  São 10 os benefícios previdenciários (RGPS)

    4 APOSENTADORIAS

    Por tempo de contribuição

     por  idade

    Especial

    Invalidez

    3 AUXÍLIOS

    Doença

    Acidente

    Reclusão

    2 SALÁ RIOS

    Família

    Maternidade

    1 PENSÃO

     Por morte

    Fonte: IN45/2010 Art. 201-382(Instrução Normativa)

    São 02 os Serviços Previdenciários (RGPS)

     - Serviço Social

    - Serviço de Habilitação e Reabilitação Social.

    Fonte: IN45/2010 Art.383 – 391(Instrução Normativa

  • Observem! A questão cita Aposentadoria POR TEMPO DE SERVIÇO - isso é pegadinha, pois essa foi extinta com a reforma previdenciária 2005. 

  • Só corrigindo a colega Zilda:

    A aposentadoria por tempo de serviço foi extinta com a Emenda 20/1998.

  • E Aposentadoria da pessoa com deficiência segurado do RGPS !!!!

  • Embora o termo modernamente usado seja ''aposentadoria por tempo de contribuição'', na lei 8213/91 ainda encontramos o termo ''aposentadoria por tempo de serviço''. 

    Enfim, pra quem vai fazer INSS e se preparou, sabe que há inúmeras falhas na redação das leis previdenciárias online. O cidadão que deveria realizar as atualizações do site do planalto até hoje não fez seu trabalho. Situação vergonhosa.  

  • É ridiculo o CESPE utilizar desses meios pra ferrar o candidato. Ok que hoje é tempo de CONTRIBUIÇÃO. Mas, na lei ainda ta tempo de serviço. Quem o CESPE acha que é pra ir contra a lei? kkk Resumindo: Ridículo.

  • Geralmente o termo de Aposentadoria Por Tempo de Serviço é mais utilizado em concursos de magistraturas. Quando for concursos do executivo é bom responder com a letra fria da lei.

  • Aposentadoria é por tempo de contribuição e não por tempo de serviço.

  • Gabarito: errado

    Fonte: outras questões CESPE

    --

    Conforme o próprio CESPE, "Entre os eixos centrais das reformas promovidas na previdência social brasileira após a Constituição Federal de 1988 consta a substituição do tempo de serviço pelo tempo de contribuição."

    Em outras palavras, não existe mais aposentadoria por tempo de serviço dentro do Regime Geral de Previdência Social - RGPS. Fiz várias questões de Direito Previdenciário, e vocês podem crer que o CESPE costuma colocar pegadinhas nesse sentido.


ID
598159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito de segurança do trabalho.

A vigilância da saúde dos trabalhadores em relação ao trabalho não pode implicar para eles nenhuma perda de vencimentos, devendo ser gratuita e, na medida do possível, realizar-se durante as horas de trabalho

Alternativas
Comentários
  • Artigo 12
    A vigilância da saúde dos trabalhadores em relação com o trabalho não deverá significar para eles nenhuma perda de vencimentos, deverá ser gratuita e, na medida do possível, realizar-se durante as horas de trabalho. 
     

     

    Convenção 161 - OIT

     

    SERVIÇOS DE SAÚDE NO TRABALHO


ID
598162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito de segurança do trabalho.

Toda informação relativa à função exercida ou ao estado de saúde de um trabalhador com deficiência deve ser divulgada nos diferentes setores da empresa com a intenção de promover a discussão sobre a discriminação no ambiente de trabalho.

Alternativas

ID
598165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito de segurança do trabalho.

Os procedimentos de segurança do trabalho são determinados por normas regulamentadoras, de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas, sob fiscalização, em âmbito nacional, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - SSST é o órgão de âmbito nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CANPAT, o Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT e ainda a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho em todo o território nacional.

    NR 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS (101.000-0)

ID
598168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito de segurança do trabalho.

A realização de atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, é de competência de instância estadual, por meio das secretarias de estado do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A NR1 diz: 1.3. A Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - SSST é o órgão de âmbito nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CANPAT, o Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT e ainda a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho em todo o território nacional.
  • E quem é responsável por executar as ações?

  • onde está o erro da questão?

  • Campanhas Nacionais - NÃO


ID
598171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito de segurança do trabalho.

No que diz respeito a ações relativas à segurança do trabalho, cabe exclusivamente ao Estado, quando for necessário, o fornecimento de roupas e equipamentos de proteção adequados a fim de prevenir os riscos de acidentes ou de efeitos prejudiciais para a saúde.

Alternativas
Comentários
  • É o estado que fornece?

  • Acho que o erro é exclusivamente!!!

  • ERRADA

    É o empregador.

     


ID
598174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência aos conceitos e às perspectivas do trabalho em
equipe, julgue os itens seguintes.


Experiências multidisciplinares caracterizam-se pela existência de relações de poder expressas na hierarquização dos saberes e no restrito diálogo entre os profissionais.

Alternativas
Comentários
  • Realmente não entendi este raciocínio! "relações de poder", "restrito dialogo" em experiências multidisciplinares
  • Eduardo Mourão Vasconcelos conceitua Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade da seguinte forma

    Multidisciplinariadade: traz como uma das principais características a negação da cooperação, ou seja, apesar de produzir simultaneamente, sob o mesmo objetivo, parece não haver relações existentes entre as disciplinas. Este tipo de cooperação esta muito presente nos ambulatórios. Assim considero que o dialogo entre os profissionais neste espaço é restrito, onde observa-se que sua comunicação fica restrita ao pedido de parecer, ficando visível as existencia das relações de poder.

    Interdisciplinaridade:há uma axiomática comum, um gupo de disciplinas conexas, com uma tendência de horizontalização das relações poder, com a tendência a criação de um saber autônomo. Na interdisciplinaridade auxiliar há uma apropriação de contribuições de outras disciplinas de forma subordinada (ele ilustra esta situação com o conceito de paramédica). A interdisciplinaridade que o autor defende é a estrutural, onde há reciprocidade, enriquecimento mútuo, com a tendência à horizontalização do poder

    FONTE: VASCONCELOS, E. M. Serviço Social e Interdisciplinaridade: o exemplo da saúde mental. In:  VASCONCELOS, Eduardo Mourão et alli (org.). Saúde Mental e Serviço Social: o desafio da subjetividade e da interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez. 
  • ????????????

  • ??????????NÃO ENTENDI


  • Para as colegas com dúvidas abaixo coloco conceitos de diferentes textos que li sobre o assunto:

    Diferença entre multidisciplinaridade e interdisciplinaridade:

    Multidisciplinar: Não leva reflexão à prática; Não há reciprocidade entre os saberes; Relação de poder Verticalizada (hierarquizada); "Cada um por si"

    Interdisciplinar: Reflexivo; há reciprocidade; aprendizagem mútua; relação de poder horizontal; diferentes percepções da realidade; apreensão da totalidade. Não há diluição de saberes

  • Achei contraditória, se na multi não se preza nem a relação/dialogo entre os profissionais como pode existir a hierarquia se "cada um é por si"??

  • "multidisciplinaridade: o trabalho acontece de forma isolada, geralmente com troca e cooperação mínima entre as disciplinas"; 

    Os estudos interdisciplinares, portanto, nunca serão equivalentes aos multidisciplinares, pois estes tratam de análises especializadas e fragmentadas, com visões marcadas pela lógica racional e instrumental, apenas buscando uma superposição de conhecimentos, enquanto que na interdisciplinaridade pode ser considerada como uma síntese totalizadora e unitária dos fenômenos sociais. 

    Antônia Lúcia Silva de Almeida; Suzete Lira da Silva; Milane Lima Reis. TRABALHO INTERDISCIPLINAR: um desafio ético-político na prática profissional no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ/AM) 
  • Muito estranha.....careço de explicações mais objetivas para entender!!!!???? Vamos professora do QC ajuda ai....

  •  

    Gabarito Certo - Nos estudos sobre "Complexidade e pesquisa interdisciplinar. Epistemologia e metodologia operativa", Vasconcelos (2002) retoma que as práticas multiprofissional  podem ser visualizadas nos ambulatórios de saúde e/ou saúde mental convencionais, onde profissionais de diferentes áreas trabalham isoladamente, geralmente sem cooperação e troca de informações entre si, a não ser um sistema de referência e contra-referência dos clientes, com uma coordenação apenas administrativa.

     

     

    http://www.fafich.ufmg.br/prisma/Artigo%20Eduardo%20Mourao.pdf

  • A multidisciplinaridade caracteriza-se pela justaposição de diferentes saberes, isto é, ela não pressupõe a interação entre esses saberes e, portanto, não preza o diálogo e a interação entre os diferentes especialistas no estudo de um caso, por exemplo. Pode ocorrer, dessa forma, na multidisciplinaridade a prevalência da hierarquia dos saberes ao passo que um pode ser considerado mais importante do que outro já que não há o entendimento de que todos os saberes são necessários e em conjunto poderiam se complementar para o atendimento integral do sujeito. Sendo assim, o diálogo entre os profissionais, a troca de saberes e a interação será restrita ou inexistente, e o que ocorrerá será somente a justaposição de diversos especialistas e conhecimentos. Nessa perspectiva, vale ressaltar que a existência de uma equipe multidisciplinar não pressupõe por si só a interdisciplinaridade, já que esta última propõe a interação entre os saberes de forma complementar e horizontal.


    RESPOSTA: CERTO


  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    A multidisciplinaridade caracteriza-se pela justaposição de diferentes saberes, isto é, ela não pressupõe a interação entre esses saberes e, portanto, não preza o diálogo e a interação entre os diferentes especialistas no estudo de um caso, por exemplo. Pode ocorrer, dessa forma, na multidisciplinaridade a prevalência da hierarquia dos saberes ao passo que um pode ser considerado mais importante do que outro já que não há o entendimento de que todos os saberes são necessários e em conjunto poderiam se complementar para o atendimento integral do sujeito. Sendo assim, o diálogo entre os profissionais, a troca de saberes e a interação será restrita ou inexistente, e o que ocorrerá será somente a justaposição de diversos especialistas e conhecimentos. Nessa perspectiva, vale ressaltar que a existência de uma equipe multidisciplinar não pressupõe por si só a interdisciplinaridade, já que esta última propõe a interação entre os saberes de forma complementar e horizontal.


    RESPOSTA: CERTO


ID
598177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência aos conceitos e às perspectivas do trabalho em
equipe, julgue os itens seguintes.


O trabalho em equipe interdisciplinar permite que o parecer acerca de determinada situação seja emitido conjuntamente pelos profissionais nela envolvidos, de modo que o assistente social pode manifestar-se por escrito a respeito de áreas de atuação diferentes da sua.

Alternativas
Comentários
  • Parecer do AS é separado.

  • De modo discreto a banca nos induz ao erro. Atenção, colegas! Lembre-se sempre: o assistente social emitirá parecer individual com relação a sua matéria de atuação.

    Exemplo: o profissional de Serviço Social não pode emitir parecer sobre o estado clinico de determinada patologia acometida ao paciente. Atribuição esta do médico. A nossa intervenção esta para além da realidade.

  • Na interdisciplinariedade há uma interação entre as disciplinas, porém os interesses de cada disciplina são preservados, como também o parecer é uma atribuição PRIVATIVA do assistente social, ou seja, não pode ele emitir parecer naquilo que não é de sua atribuição.


ID
598180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência aos conceitos e às perspectivas do trabalho em
equipe, julgue os itens seguintes.


A inserção de profissões na divisão social e técnica do trabalho e a constituição de determinada cultura profissional são consideradas possíveis inviabilizadoras de práticas interdisciplinares.

Alternativas
Comentários
  • Aonde esta o erro?? 

  • a cultura profissional, como construção coletiva e base na qual a categoria se referencia, é também ela uma mediação entre as matrizes clássicas do conhecimentos — suas programáticas de intervenção e os projetos societários que os norteiam — e as particularidades que a profissão adquire na divisão social e técnica do trabalho. Ela abarca forças, direções e projetos diferentes e/ou divergentes/antagônicos e condiciona o exercício profissional. Na definição das finalidades e na escolha dos meios e instrumentos mais adequados ao alcance das mesmas, os homens estão exercendo sua liberdade (concebida historicamente como escolha racional por alternativas concreta dentro dos limites possíveis). Tais finalidades (ainda que de caráter individual) estão inscritas num quadro valorativo e somente podem ser pensadas no interior deste quadro, entendido como acervo cultural do qual o profissional dispõe e lhe orienta as escolhas técnicas, teóricas e ético-políticas. Tais escolhas implicam projetar tanto os resultados e meios de realização quanto as conseqüências.

    - A INSTRUMENTALIDADE NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL Yolanda Guerra - 



  • "constituição de determinada cultura profissional" ...muito vago

  • Consoante a análise de Vasconcelos (2002)  , a  crise do trabalho nas sociedades capitalistas contemporâneas, tendo em vista a atual conjuntura de neoliberalismo e de crise do Estado e de suas políticas socíais, principal campo de trabalho na área de projetos públicos e de serviços sociais e de saúde, vem oferecendo inúmeros obstáculos às práticas inter-, principalmente em países do Terceiro Mundo, onde essa crise é ao mesmo tempo mais estrutural e mais aguda.

    [...]

    Nessas condições, o trabalho profissional interdisciplinar encontra dificuldades e barreiras fortíssimas para sua implementação efetiva. Podemos exemplificar isso recorrendo novamente aos campos da saúde e saúde mental. Criar uma cultura profissional adequada ao contexto da saúde pública, em que os profissionais possam aderir às propostas de mudança de suas identidades profissionais convencionais para se engajarem em práticas inter- de todos os tipos, exige um mínimo de reciprocidade em termos de salários dignos, boas condições de trabalho, jornada de trabalho que evite o multiemprego excessivo (que impede o compromisso com as atividades locais de cada vínculo), e investimento em treinamento e supervisão. No Brasil, nas condições atuais da lei de responsabilidade fiscal, de terceirização muitas vezes massiva de recursos humanos para projetos sociais e de saúde, da crise financeira e gerencial das políticas sociais das prefeituras - principais responsáveis pela assistência no processo demunicipalização da saúde e saúde mental-, essas condições ideais são raramente alcançadas e muitas vezes assistimos a uma luta e mobilização muito forte dos trabalhadores e servidores para reivindicarem ou suprirem tais deficiências por diversos outros meios.

    Diante do exposto, gabarito correto .

     

    http://www.fafich.ufmg.br/prisma/Artigo%20Eduardo%20Mourao.pdf

  • A inserção das profissões na divisão social e técnica do trabalho pressupõe sua inserção no mundo da mercantilização, em que os trabalhadores em troca de determinada remuneração vendem sua força de trabalho a um empregador. A inserção de uma profissão na divisão sociotécnica é o reconhecimento de sua necessidade social, isto é, esta profissão é necessária na sociedade, o que justifica a sua existência. No caso do Serviço Social, seu reconhecimento enquanto profissão inserida na divisão sociotécnica ocorre com o desenvolvimento do capitalismo industrial e a expansão urbana, o que irá acarretar contradições sociais mais agravadas e novas expressões da questão social, necessitando de um profissional que intervenha nestas expressões e medie as relações entres as classes sociais antagônicas. Essa condição, então, limita o trabalho dos profissionais, estes assalariados e a mercê de seus empregadores, tornando relativa, como no caso dos assistentes sociais, sua autonomia profissional. Além disso, a divisão social e técnica fragmenta e especializa os saberes, engendrando entre os próprios profissionais uma hierarquização dos seus conhecimentos dentro de uma mesma área ou entre profissões distintas. Observando que a interdisciplinaridade necessita de uma horizontalização dos saberes fica inviável a sua prática, sobretudo, nos tempos atuais de crise do capital, transformações societárias e metamorfoses do mundo do trabalho. Tem ocorrido na contemporaneidade uma forte ofensiva do capital com a implementação do neoliberalismo e de contrarreformas no âmbito estatal, o que na prática impacta nas condições de trabalho precarizando e aviltando as condições de vida dos trabalhadores. Também fazem parte deste processo a eliminação de postos de trabalho e substituição do trabalho vivo pelo morto, causando o desemprego estrutural em escalas exorbitantes; achatamento dos salários devido ao desemprego e do aumento exponencial do exército industrial de reserva; impacto na subjetividade do trabalhador e desmobilização e fragmentação dessa classe e de seus organismos de representação e sindicais, o que acaba por facilitar todo esse processo. Esse contexto gera uma competição entre os trabalhadores que buscam se manter no mercado de trabalho, o que dificulta a interdisciplinaridade que pressupõe além da troca de saberes, a cooperação mútua entre os profissionais envolvidos na busca de compreender o objeto ali posto. Assim, para efetivá-la é necessário que as relações profissionais e de poder sejam horizontais, que determinado saber não se sobreponha a outro e que todos os envolvidos possam decidir sobre os caminhos e alternativos a serem seguidos. Nesse sentido, a cultura profissional de cada categoria será viabilizadora ou não do processo interdisciplinar, pois ela pode estar de acordo com os princípios e valores disseminados pela lógica neoliberal e capitalista que fragmentam a realidade, são individualistas e corporativistas, buscando pulverizar a realidade, as lutas de classes e os trabalhadores, ou estar pautada em conhecimentos críticos, buscando efetivar os interesses coletivos e da classe trabalhadora. Dessa forma, a inserção na divisão social e técnica do trabalho e a constituição de determinada cultura profissional podem ser sim inviabilizadoras da prática interdisciplinar, principalmente, se não houver conhecimento crítico sobre a realidade social e as implicações decorrentes das transformações societárias e do mundo do trabalho que também vão impactar na subjetividade do ser do trabalho podendo torná-los cada vez mais egoístas e individualistas devido ao medo de perder seus empregos e postos.


    RESPOSTA: CERTO
  • inviabilizadora= Que não se pode executar; inviável.

  • A cultura profissional de cada categoria será viabilizadora ou não do processo interdisciplinar, pois ela pode estar de acordo com os princípios e valores disseminados pela lógica neoliberal e capitalista que fragmentam a realidade, são individualistas e corporativistas, buscando pulverizar a realidade, as lutas de classes e os trabalhadores, ou estar pautada em conhecimentos críticos, buscando efetivar os interesses coletivos e da classe trabalhadora.

    A inserção na divisão social e técnica do trabalho e a constituição de determinada cultura profissional podem ser inviabilizadoras da prática interdisciplinar, principalmente, se não houver conhecimento crítico sobre a realidade social e as implicações decorrentes das transformações societárias e do mundo do trabalho que também vão impactar na subjetividade do ser do trabalho podendo torná-los cada vez mais egoístas e individualistas devido ao medo de perder seus empregos e postos.

    Comentário da Profª Victória Sabatine


ID
598183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência aos conceitos e às perspectivas do trabalho em
equipe, julgue os itens seguintes.


A atitude plural no trabalho interdisciplinar pressupõe a conciliação entre as distintas expressões teóricas que fundamentam as correntes profissionais.

Alternativas
Comentários
  • errada!

    questão errada : as distentas expressões teóricas....
  • Não há consenso absoluto entre as expressões teóricas diversas.
  • A atitude plural no trabalho interdisciplinar pressupõe a conciliação entre as distintas expressões teóricas que fundamentam as correntes profissionais.(E) Essa conciliação talvez surja na transdisciplinaridade.

    Atitude plural: “compreender que a contribuição do outro profissional tende a fortalecer o meu entendimento e posição acerca de uma determinada situação ou processo de pelo menos dois modos: ampliando-os, na medida em que os enriquece com novos aspectos; ou aprimorando política e tecnicamente meus argumentos para defendê-los.” ( ORTIZ p. 329) "Ampliar e Aprimorar"

  • A atitude plural não pressupõe a conciliação entre as distintas expressões teóricas mas sim o respeito às opiniões e visões de mundo diferentes que podem vir a contribuir para a compreensão totalitária e global dos sujeitos. É importante destacar que considerar a pluralidade, respeitando as divergências entre os sujeitos, não implica que deve-se buscar conciliar o "inconciliável", como por exemplo conciliar o pensamento social marxista com o pensamento positivista. Esta atitude propõe uma interação, que não será harmônica, já que há a necessidade de discussão e interação dos distintos saberes para a compreensão e atendimento integral dos sujeitos.


    RESPOSTA: ERRADO


  •  De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a  transdisciplinaridade refere-se ao conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela. O conhecimento situa-se na disciplina, nas diferentes disciplinas e além delas, tanto no espaço quanto no tempo. Busca a unidade do conhecimento na relação entre a parte e o todo, entre o todo e a parte. Adota atitude de abertura sobre as culturas do presente e do passado, uma assimilação da cultura e da arte. O desenvolvimento da capacidade de articular diferentes referências de dimensões da pessoa humana, de seus direitos, e do mundo é fundamento básico da transdisciplinaridade. De acordo com Nicolescu (p. 15), para os adeptos da transdisciplinaridade, o pensamento clássico é o seu campo de aplicação, por isso é complementar à pesquisa pluri e interdisciplinar.

    A interdisciplinaridade pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra. Ultrapassa-as, mas sua finalidade inscreve-se no estudo disciplinar. Pela abordagem interdisciplinar ocorre a transversalidade do conhecimento constitutivo de diferentes disciplinas, por meio da ação didático-pedagógica mediada pela pedagogia dos projetos temáticos. Estes facilitam a organização coletiva e cooperativa do trabalho pedagógico, embora sejam ainda recursos que vêm sendo utilizados de modo restrito e, às vezes, equivocados. A interdisciplinaridade é, portanto, entendida aqui como abordagem teórico-metodológica em que a ênfase incide sobre o trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, um real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento (Nogueira, 2001, p. 27). Essa orientação deve ser enriquecida, por meio de proposta temática trabalhada transversalmente ou em redes de conhecimento e de aprendizagem, e se expressa por meio de uma atitude que pressupõe planejamento sistemático e integrado e disposição para o diálogo.

     

    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192

  • A atitude plural NÃO pressupõe a conciliação entre as distintas expressões teóricas mas sim o respeito às opiniões e visões de mundo diferentes que podem vir a contribuir para a compreensão totalitária e global dos sujeitos. É importante destacar que considerar a pluralidade, respeitando as divergências entre os sujeitos, não implica que deve-se buscar conciliar o "inconciliável", como por exemplo conciliar o pensamento social marxista com o pensamento positivista. Esta atitude propõe uma interação, que não será harmônica, já que há a necessidade de discussão e interação dos distintos saberes para a compreensão e atendimento integral dos sujeitos.

  • Ano: 2018 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Resolvi certo!

    O Código de Ética é um instrumento educativo e orientador do exercício profissional do assistente social e configura‐se como uma importante ferramenta de defesa do projeto ético‐político do serviço social. Considerando o Código de Ética Profissional de 1993, julgue o item que se segue.

    Um dos princípios expressos no Código de Ética refere‐se à orientação de que o assistente social, em sua atividade profissional, deve respeitar as diferentes correntes profissionais democráticas e suas expressões teóricas, garantindo‐se o pluralismo. Nesse sentido, destaca‐se que a tolerância aos posicionamentos e às opiniões diferentes é uma importante característica da sociedade plural.


ID
598186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência aos conceitos e às perspectivas do trabalho em
equipe, julgue os itens seguintes.


Entre os parâmetros utilizados para determinar a pertinência do trabalho em equipe está identificar a tarefa a ser realizada e verificar se ela possibilita a criação de propósito comum para os membros da equipe que seja mais do que a soma de seus objetivos individuais.

Alternativas
Comentários
  • No trabalho em equipe,o coletivo supera o individual.


ID
598189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência aos conceitos e às perspectivas do trabalho em
equipe, julgue os itens seguintes.


No trabalho em equipe, é indispensável impedir a instalação de conflitos, a fim de se manter a harmonia entre competências e backgrounds profissionais distintos e a colaboração interdisciplinar.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o motivo desta questão está incorreta.
  • Também não entendi a resposta 

  • Penso que nem sempre conflito seja sinal de algo ruim. Mas em muitos momentos é por intermédio deles que há crescimento e mudanças.

  • á inevitável não ter conflitos, mas confesso que fui pela lógica e não por embasamento teórico

  • Atente-se para o destaque: é indispensável impedir a instalação de conflitos, no meu entender - o examinador quis dizer que é obrigatório impedir a instalação de conflitos nas relações de trabalho interdisciplinar.  Bacal (2004) colabora com seus estudos ao fazer a seguinte análise, (...) considera que a chave para as organizações bem sucedidas, não passa por estruturas bem definidas ou métodos, mas sim por criatividade, responsabilidade e adaptabilidade. Neste sentido, a organização bem sucedida precisa dos processos de conflito, para que visões divergentes sejam colocadas de forma aparente, e novos modos de fazer as coisas sejam estimulados.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos!!!

     

  • É no conflito que nascem idéias que podem vir a ser soluções para o problema, evitando - se o embate, limita a dialética.
  • ao meu ver esta é uma questao de interpretação, ou seja, tira a palavra "impedir" e a questão ficaria correta.

  • Não comprendi a questão.

  • O conflito não só é algo inerente e inevitável nas relações humanas, como é um sinal de vitalidade da organização. ... Dar ao conflito essa dimensão positiva significa considerar a importância e o reconhecimento das diferenças, da diversidade de pensamentos e ideias, da criatividade e da singularidade.


ID
598192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência aos conceitos e às perspectivas do trabalho em
equipe, julgue os itens seguintes.


No modelo de práticas colaborativas, os profissionais contribuem para promover a segurança e a alta qualidade dos serviços, tendo em vista sua autonomia, sua expertise e a ausência de hierarquia.

Alternativas
Comentários
  • Nem o Google sabe o que são modelos de práticas colaborativas. Quando pesquisa reoprta apenas essa questão da Cespe...
    Ô raiva que me dá essa mania das bancas de não divulgarem referência bibliográfica
  • a resposta é correta. Porque a questão reporta a vivência dos grupos multidisciplinares, dos quais os assistentes sociais podem fazer parte. São as ações/projetos trabalhados junto com outros profissionais de outras áreas, onde todos contribuem de forma igualitária em busca de um serviço de alta qualidade. Onde cada membro do grupo trabalha dentro da sua propria área e da melhor maneira para que se chegue a um resultado satisfatório.
  • Penso que essa expressão práticas colaborativas" esteja diretamente relacionada ao "trabalho em grupo" mas solicitei o comentário do prf. para melhor esclarecer.

  • Penso que a questão está se reportando ao trabalho interdisciplinar e não multi, tendo em vista, que no trabalho multidisciplinar existe uma hierarquia  de conhecimento que vai depender de cada assunto tratado em relação ao usuário, além disso, no trabalho multi, cada um fazsua parte( não se mistura) há pouco ou nenhum diálogo.  Já o trabalho interdisciplinar é uma prática em que as vários profissionais contribuem para o melhor atendimento, a interação no entanto cada um usa a sua expertise por exemplo : em um relatório realizado por equipe inter, cada profissional da se parecer baseado na sua especialidade sobre seu objeto, seria estranho um advogado dar um parecer por exemplo sobre a situação cognitiva de determinado usuário, ou um parecer social que envolveria dentre outros aspectos sociais econômicos e históricos.

  • Desde os anos 2000, o trabalho em equipe vem sendo tratado de forma associada à prática colaborativa, visto que não bastam equipes integradas e efetivas para melhorar o acesso e a qualidade da atenção à saúde - é preciso que equipes de um mesmo serviço colaborem entre si e que profissionais e equipes de um serviço colaborem com profissionais e equipes de outros serviços e outros setores na lógica de redes.

    Morgan et al. consideram “Colaboração interprofissional” como um termo guarda-chuva que abriga outros dois termos: “Prática colaborativa interprofissional” - utilizado para descrever elementos da colaboração implementados na prática dos serviços de saúde - e “Trabalho em equipe interprofissional” - um nível mais profundo de trabalho interprofissional e intensa interdependência das ações.


ID
598195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação à prevenção do uso de álcool
e outras drogas e ao tratamento de seus usuários.

A Política Nacional sobre Drogas preconiza a prevenção fundamentada na filosofia da responsabilidade compartilhada, com a construção de redes sociais que visem à melhoria das condições de vida e promoção geral da saúde.

Alternativas
Comentários
  • 1. PREVENÇÃO
    1.1 Orientação geral
    1.1.1 A efetiva prevenção é fruto do comprometimento, da cooperação e da
    parceria entre os diferentes segmentos da sociedade brasileira e dos órgãos
    governamentais, federal, estadual e municipal, fundamentada na filosofia da
    “Responsabilidade Compartilhada”, com a construção de redes sociais que visem à
    melhoria das condições de vida e promoção geral da saúde.

    RESOLUÇÃO Nº3/GSIPR/CH/CONAD, DE 27 DE OUTUBRO DE 2005

ID
598198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação à prevenção do uso de álcool
e outras drogas e ao tratamento de seus usuários.

Recomenda-se que as ações de prevenção ao abuso e à dependência de álcool e outras drogas na empresa tenham como foco o trabalhador e que sejam adotadas estratégias que visem à qualidade de vida, à preservação das relações nterpessoais, à segurança e à produtividade.

Alternativas
Comentários
  • A prevenção é o foco principal e no ambiente de trabalho deve ser dirigida ao empregado tendo como base estratégias que visem à Qualidade de Vida, à preservação das relações interpessoais, à segurança individual e à coletividade e produtividade.

    O ambiente de trabalho é um lugar privilegiado para definir uma política de prevenção, pois os empregados passam na empresa a maior parte de seu tempo e é onde estabelecem os relacionamentos interpessoais que contribuem para uma identidade social e profissional.



ID
598201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação à prevenção do uso de álcool
e outras drogas e ao tratamento de seus usuários.

O Ministério da Saúde orienta que, para o tratamento de usuários de substâncias psicoativas, deve ser priorizada a internação em instituições fechadas, por, no mínimo, nove meses, para garantir a efetividade da intervenção.

Alternativas
Comentários
  • A prioridade é sempre para instituições comunitárias. 

    é válido lembrar que desde a reforma psiquiatrica que a institucionalização em hospitais psquiatricos não é prioridade, inclusive ocorreu o fechamento de boa partes deles.


ID
598204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação à prevenção do uso de álcool
e outras drogas e ao tratamento de seus usuários.

A explicação do consumo de drogas, sob o ponto de vista do modelo de doença, apoia-se na concepção da inexistência, ou de um forte abrandamento, da responsabilidade da pessoa que está doente sobre o que lhe acontece.

Alternativas

ID
598207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação à prevenção do uso de álcool
e outras drogas e ao tratamento de seus usuários.

O modelo jurídico-moral — que tem a finalidade de resolver a questão do uso de drogas impedindo o acesso a essas substâncias por meio da repressão ao tráfico — é frequentemente utilizado como forma de controle social.

Alternativas
Comentários
  • Não longe disso notamos que a abordagem de jovens, em sua maioria negros e pobres pela polícia é usada sob o jargão de "atitude suspeita".
  • De acordo com Mendéz (2002, p.33) à "esquizofrenia jurídica" que faz com que coexistam na atualidade as doutrinas da Proteção Integral e da Situação Irregular, corresponde uma mistura de concepções e práticas no entendimento da questão da droga. Vemos dois discursos (e práticas) diferenciados nesse universo: um deles está ligado à repressão, tende a criminalizar o usuário ou no máximo entendê-lo como doente, centra-se no modelo da abstinência e do controle social.Para Cruz (2000) esse discurso corresponde ao "modelo jurídico-moral" sobre a questão das drogas, o qual objetiva resolver o problema impedindo o acesso e a utilização dessas substâncias pela repressão ao tráfico e ao uso, o qual encontra força nas parcelas mais conservadoras da sociedade e é freqüentemente utilizado como forma de "controle social" (Cruz, 2000, p. 234). No entanto, esse modelo coexiste com outro, presente no texto de muitas PP, mas, efetivamente, em alguns poucos serviços públicos ou iniciativas não-governamentais, o qual centra-se no resgate da cidadania e na reinserção social dos usuários, visando minimizar as conseqüências nocivas do consumo de drogas, priorizando sua saúde e da comunidade em geral (Mendéz, 2002).

     

    http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092006000100027&script=sci_arttext


ID
598210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação à prevenção do uso de álcool
e outras drogas e ao tratamento de seus usuários.

Entre os profissionais envolvidos no tratamento de usuários de substâncias psicoativas, constitui consenso recomendar que estes sejam tratados somente no que diz respeito ao uso de drogas, excluindo-se do tratamento outras necessidades.

Alternativas
Comentários
  •  (...) As diretrizes mais recentes do Ministério da Saúde (2003/2004) enfatizam que a abstinência não deve ser o único objetivo de um tratamento, tal como ocorre ainda, de forma generalizante, na maioria dos serviços. Para tanto, elege a estratégia da Redução de Danos como o principal método de trabalho, visando adequar o tratamento a singularidade de cada sujeito.

    Embora o conceito de Redução de Danos ultrapasse qualquer ação específica e hoje esteja presente em diversas áreas e ações, constitui-se hoje como uma "filosofia" ampla de trabalho e investigação (ERWIG e BASTOS, 2000). Nessa visão, a partir do reconhecimento da singularidade de cada usuário, objetiva-se traçar estratégias de ação que não têm na abstinência de drogas o único objetivo a ser alcançado no tratamento, priorizando a defesa da vida e preservação da cidadania.


ID
598213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação à prevenção do uso de álcool
e outras drogas e ao tratamento de seus usuários.

A Política de Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras Drogas recomenda, nos ambientes de trabalho, a realização de práticas educativas que estimulem a percepção, a reflexão e a articulação das pessoas, de forma pragmática e responsável.

Alternativas
Comentários
  • A prevenção é essencial para a saúde pública; devem ser estimuladas, em todo o País, práticas educativas, relativas ao uso de álcool e outras drogas, que estimulem a percepção, a reflexão e a articulação das pessoas frente à temática em questão, de forma pragmática e responsável.

     

    Fonte: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cidadania-assistencia-e-inclusao-social/prevencao-as-drogas/politica_do_ministerio_da_saude_para_atencao_integral_a_usuarios_de_alcool_outras_drogas.pdf


ID
598216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere à qualidade de vida no trabalho, julgue os itens
subsecutivos.

Entre as categorias conceituais de qualidade de vida no trabalho inclui-se a oportunidade de crescimento e segurança, que podem ser dimensionados a partir de indicadores como a perspectiva de avanço salarial.

Alternativas
Comentários
  • O modelo Walton, é considerado um clássico por ter fornecido um modelo de análise de experimentos importantes sobre a qualidade de vida do trabalho. 
     

    CRITERIOS                                                                              INDICADORES

    1. Compensação justa e adequada                                      Salário e joranada de trabalho

    2. Oportunidade de crescimento e segurança                     Carreira, desenvolvimento pessoal e estabilidade no emprego

    dentre outros.


ID
598219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere à qualidade de vida no trabalho, julgue os itens
subsecutivos.

A temática da qualidade de vida no trabalho assumiu maior relevância na década de 80 do século passado, quando se deu um esgotamento da organização do trabalho de corte toyotista, ao qual se associava a mão de obra multifuncional e bem qualificada.

Alternativas
Comentários
  • Na década de 80 não ocorreu o esgotamento da organização do trabalho de corte toyotista. Muito pelo contrário, foi intensificado o processo na década de 70, quando a Reestruturação Produtiva deu seus primeiros passos. 

  • Na dec de 70 foi quando o toyotismo iniciou suas atividades e associava a mão de obra mais qualificada do que na era taylorismo fordismo onde cada trabalhador executava somente uma função na empresa...

    No toyotismo a empresa e/ou industria pedia um profissional polivalente (exercia várias funçoes na empresa), capaz de pensar e contribuir para a melhoria de seu trabalho... Etc..

  • Uma data faz você errar.

  • Na verdade o erro não está apenas na data, pois como bem acentua Tatiana Santos houve inversão de conceitos entre fordismo e toyotismo...


ID
598222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere à qualidade de vida no trabalho, julgue os itens
subsecutivos.

Os termos gerenciamento participativo e democracia industrial, próprios de perspectivas teóricas que abordam a qualidade de vida no trabalho, redimensionaram-se semanticamente para incluir a centralização do gerenciamento, a partir da década de 90 do século passado, devido ao avanço da globalização.

Alternativas
Comentários
  • o gerenciamento é participativo e a democracia industrial envolvem o trabalhador na tomada de decisões da empresa , logo "centralização do gerenciamento" não pode estar certo

  • Neste contexto não há centralidade no gerenciamento, tendo em vista que neste periodo o que havia era a participação dos trabalhadores nas decisões e a presença dos mesmos em reuniões para assim, contribuir para a melhoria da empresa...

  • Questão de interpretação de texto.

     

  • Sobre a centralização do gerenciamento, destaca o fator de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. Despreza o disparate entre as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais com as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento. Gerenciamento participativo e democracia industrial são mecanismos da administração moderna, integrativa, descentralizada.


ID
598225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere à qualidade de vida no trabalho, julgue os itens
subsecutivos.

Os programas de qualidade de vida no trabalho são mecanismos sem caráter normativo que visam, predominantemente, satisfazer os desejos e expectativas dos trabalhadores no desenvolvimento de suas atividades.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA!!!


    Os programas que qualidade de vida no trabalho - QVT - são normativos, ou seja, são regras que as organizações devem observar.
    Além disso, não visam somente a satisfação dos desejos e expectativas dos trabalhadores no desenvolvimento de suas atividades. Visam, também, a melhora da produtividade organizacional.


    (CESPE SERPRO ANALISTA SERVIÇO SOCIAL 2013) Os programas de qualidade de vida no trabalho não são normativos; eles visam apenas atender a desejos e expectativas dos trabalhadores na realização de suas tarefas. E
  • A questão erra ao falar que a predominância dos objetivos dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho está na satisfação dos desejos e expectativas dos trabalhadores no desenvolvimento de suas atividades.


    Não existe a predominância de um ou outro objetivo. É quase 100% de chances de estar errada a questão que fala em predominância, essência ou outro termo que privilegia algum dos âmbitos dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, pois o valor de cada um é igual.

  • visa os trabalhadores bem como a melhoria da produtividade industrial.

  • 1º a produtividade, depois o bem-estar do trabalhador.
     

    Pelos conceitos de qualidade apresentados, constata-se que este é um modelo de racionalização que visa em primeiro lugar, à máxima produtividade e a redução de custos, tentando, de todas as formas, voltar a empresa ao atendimento das reais necessidades dos seus clientes; entretanto a preocupação das empresas em relação ao seu micro e macro ambiente, onde o processo de melhoria contínua faz com que as pessoas deixem de ser meros empregados para assumirem um papel de colaboradores, demonstra que é necessário o envolvimento das pessoas para se alcançarem as metas do programa; contudo observa-se nos discursos funcionalistas e gerenciais que a preocupação das empresas com a introdução de novas técnicas de gestão e desenvolvimento constante do pessoal, tem por objetivo maior alcançar ganhos de produtividade, e somente em última instância melhorar o bem-estar e as condições de trabalho das pessoas.

    Gestão da qualidade total e qualidade de vida no trabalho: o caso da Gerência de Administração dos Correios
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552000000300005


ID
598228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere à qualidade de vida no trabalho, julgue os itens
subsecutivos.

O conceito de qualidade de vida no trabalho origina-se de abordagens cartesianas, em que se busca a apreensão por meio das sensações e da aplicabilidade prática.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!!!

    O conceito de qualidade de vida no trabalho origina-se de abordagens sistêmicas.

    [...] 2) o objeto deve ser percebido globalmente e como parte de um todo maior;
          3) o objeto deve ser interpretado a partir de suas inter-relações com os demais objetos do sistema e sem observar qualquer arbitrária lei de dificuldades;

    http://palavrastransgredidas.blogspot.com.br/2010/05/metodo-cartesiano-e-abordagem-sistemica_04.html
  • Realmente nas abordagens cartesianas se buscam a apreensão por meio das sensações e da aplicabilidade prática, mas não é o caso da Qualidade de Vida do Trabalho.


    A abordagem cartesiana na Qualidade de Vida do Trabalho iria separar o ser humano em partes e, como sabemos, a uma das grandes características da Qualidade de Vida do Trabalho é a análise biopsicossocial humana.

  • O conceito de qualidade de vida no trabalho não se embase em uma abordagem cartesiana (descritiva). Uma abordagem cartesiana é pragmática, ou seja, não privilegia as sensações (embora se busque sim a aplicabilidade prática).

     

    Prof.ª Ana Paula - Estratégia Concursos


ID
598231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a processos de trabalho,
desafios e demandas dos profissionais de serviço social atualmente.

Nas empresas, o assistente social, ao mesmo tempo em que interfere na reprodução da força de trabalho, por meio da administração de benefícios sociais ou salários indiretos, exerce o papel de mediador nas relações entre empregado e empresa, que contribuem para a intensificação do controle e do disciplinamento dos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • O AS se caracteriza como um dos profissionais que possui atributos para intervir na vida cotidiana dos trabalhadores, tanto no âmbito fabril quanto na  esfera do seu ambiente doméstico ou de sua da vida particular. Assim, ao mesmo tempo  em que interfere na reprodução da força de trabalho, por meio da administração de  benefícios sociais ou dos “salários indiretos”, exerce o papel de mediador nas relações  empregado‐empresa, implementando programas integrativos que, abrangendo a  família‐comunidade, contribuem para a intensificação do controle e do disciplinamento  dos trabalhadores, tendo em vista a sua subordinação aos requisitos do processo de valorização. (Iamamoto,1995)

  • Paradoxalmente trabalhamos para a reprodução da subordinação ao capital, ao manter o trabalhador dentro da "caixa' formada pelas políticas públicas, que servem não apenas para o" bem estar ", como para aquietar as manifestações.
  • Ao meu ver essa questão está errada. O assistente social pode ou não ter interesse com a classe trabalhadora ou interesse do capital na atualidade. A ideia: que contribuem para a intensificação do controle e do disciplinamento dos trabalhadores, restringiu a outra visão.


ID
598234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a processos de trabalho,
desafios e demandas dos profissionais de serviço social atualmente.

Com a flexibilização da atividade produtiva e as consequentes mudanças na organização do trabalho, exige-se do assistente social maior envolvimento ideológico e material com o processo de trabalho.

Alternativas

ID
598237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a processos de trabalho,
desafios e demandas dos profissionais de serviço social atualmente.

Historicamente, a exigência de novas respostas profissionais às preocupações do serviço social foi mais intensa no movimento de reconceituação na década 60 do século passado.

Alternativas
Comentários
  • Foram mais intensas da década de 70, período da intenção de ruptura (1972-1986). Na qual foram exigidas  novas respostas profissionais às preocupações do serviço social. 

  • Na década de 60 o movimento de reconceituação tinha como perspectiva a vertente Modernizadora. O assistente social não era agente revolucionário, mas um agente de desenvolvimento. A matriz teórica e metodológica era o positivismo e estrutural-funcionalista.

  • Errei a questão por ter interpretado a partir da década de 60.

  • Essa questão me pegou. Pois a vertente modernizadora ou modernização conservadora (Netto), que se destacou na década de 60 até meados década de 70 tbm se propunha a atender às novas necessidades postas pelo Capital ao Serviço Social, a partir de uma metodologia estrutural funcionalisa, mas se propunha..
    Alguém ajuda???
     

  • Acho que o erro da questão está na década assinalada. O destaque de posicionamento renovador do movimento se deu na década de 70, vejam:

    ''Contudo, a emergência de mudanças tanto no que se refere à superestrutura, quanto ao que tange a profissão propriamente dita, manteve o posicionamento e engajamento destes profissionais que lutaram pela reconceituação da profissão, marcada por eventos tais como o Congresso de Araxá em 1967, o Congresso de Teresópolis em 1972 e o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e 1979 – conhecido como Congresso da Virada – onde a classe torna explícita sua ruptura com o serviço social e seu caráter conservador''.TEORIA E PRÁTICA NO SERVIÇO SOCIAL: UMA REFLEXÃO SOBRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS Nilvania Alves Gomes; Camila Adriana Silva Diniz. III Simpósio de Assistentes Sociais. CRESS 6ª Região.

    Mandei a questão para comentário o professor.

     

     

  • O Movimento de Reconceituação, entre as décadas de 60 e 70 do séc. XX, abre espaço para novas pautas, reivindicações, demandas no âmbito profissional. Mas as décadas seguintes ao Movimento de reconceituação (anos 80 e 90, por exemplo) foram ainda mais intensas para a profissão, com novas pautas, demandas, embates.

  • Gabarito Errado

    Quando se consideram as características estruturais da sociedade brasileira e sua modalidade de inserção no sistema capitalista contemporâneo, independente dos rumos políticos imediatos, verifica-se que a demanda objetiva de uma profissão como o Serviço Social não tende a se contrair. Entendo que nessa perspectiva, a exigência de novas respostas profissionais são potencializadas e atualizadas historicamente com o passar dos anos.


ID
598240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a processos de trabalho,
desafios e demandas dos profissionais de serviço social atualmente.

O projeto profissional do serviço social caracteriza-se pela perspectiva corporativa, voltada para a autodefesa dos interesses específicos e imediatos da categoria profissional.

Alternativas
Comentários
  • Os projetos profissionais inscrevem-se no marco dos projetos coletivos.


ID
598243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a processos de trabalho,
desafios e demandas dos profissionais de serviço social atualmente.

Diante do conjunto de transformações da sociedade, impõe-se ao serviço social compreender o ideário da sociedade solidária e intervir em favor da consolidação desse ideário.

Alternativas
Comentários
  • Isso altera o significado da profissão...

  • Não há imposição quanto a nossa intervenção, o que se preconiza são os princípios norteados no Código de Ética, Lei que regulamenta a profissão . Bem como , todo aparato teórico, politico e instrumental que se deve ter/fazer para compreensão conjuntural diante das demandas

  • Nos seus estudos “Os fundamentos históricos e teórico ­metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade “ , Yasbek (2009) leciona que nos idos da década de 90, o Serviço Social foi inserido  num   processo  contraditório de luta de classes, portanto  se  vê  confrontado  com  este  conjunto  de  transformações  societárias  no qual  é  desafiado  a  compreender e intervir nas novas configurações e manifestações da "questão social",  que  expressam  a  precarização  do  trabalho  e  a  penalização  dos  trabalhadores  na  sociedade capitalista contemporânea. Logo, o que se afirma nesta assertiva está ERRADO.


ID
598246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a processos de trabalho,
desafios e demandas dos profissionais de serviço social atualmente.

Os espaços ocupacionais do assistente social são todos dotados de racionalidade hegemônica, pautada pela lógica capitalista.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Iamamoto:

    "Os espaços ocupacionais do assistente social têm lugar no Estado – nas esferas do  poder executivo, legislativo e judiciário  –, em empresas privadas capitalistas, em  organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e na assessoria a organizações e movimentos sociais. Esses distintos espaços são dotados de racionalidades e funções distintas na divisão social e técnica do trabalho, porquanto implicam relações sociais de natureza particular, capitaneadas  por diferentes sujeitos sociais, que figuram como empregadores (o empresariado, o Estado, associações da sociedade civil e, especificamente, os  trabalhadores). Elas condicionam o caráter do trabalho realizado (voltado ou não à lucratividade do capital), suas possibilidades e limites, assim como o significado social e efeitos na sociedade".

    Portanto, conclui-se que não são todos dotados de racionalidade hegemônica
  •  São dotados de racionalidades e funções distintas. 


ID
598249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a processos de trabalho,
desafios e demandas dos profissionais de serviço social atualmente.

Na prestação de serviços sociais, é imprescindível que o assistente social adote a pedagogia da participação, influenciada pela ideologia desenvolvimentista modernizadora.

Alternativas
Comentários
  • Imprescindível

    Significado de Imprescindível

    adj. Indispensável; que não se pode dispensar ou renunciar: o pandeiro é imprescindível para um bom samba; funcionário imprescindível. 
    Insubstituível; sobre o que não pode ser alvo de substituição:


  • https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/Resumo-Servi%C3%A7o-Social-E-A-Pedagogia-Da-participa%C3%A7%C3%A3o-188660.html

    Esta vertente apresentada busca uma intervenção baseada na psicologização das relações sociais, voltada para a "ajuda", com uma viés mais positivista. Sendo assim deve, ao contrário do que diz a questão ser evitada, tendo em vista que culpabiliza o indivíduo, utilizando de métodos coercitivos. Deve, portanto, ser evitada, já que após o movimento de ruptura com essas práticas o serviço social bebe da perspectiva crítico-dialética, a qual reconhece as contradições entre capital e trabalho e busca a emancipação do indivíduo. 


ID
598252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

Na moderna administração de recursos humanos, o processo de desenvolver pessoas consiste, entre outros aspectos, em capacitar e incrementar o desenvolvimento pessoal e profissional.

Alternativas

ID
598255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social

No que diz respeito à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

O processo de avaliação constitui ferramenta que auxilia o trabalhador a identificar, para si e para a organização, as competências que ele possui e as que terá de buscar desenvolver ou incrementar, devendo as competências individuais estar alinhadas às competências essenciais da própria organização.

Alternativas
Comentários
  • EQUIPE QCONCURSOS, POR FAVOR, MAIS COMENTÁRIOS NAS QUESTÕES DE SERVIÇO SOCIAL!

  • Glaucio o Qconcursos se guia pela estatistica, quando é uma questão em que a maioria erra eles dão a opção de indicar para comentário,o que ocasiona o comentario do professor...

     

     

  • dica da questão:

     

    No processo de avaliação você auxilia o trabalhador a identificar, para si e para a organização, as competências que ele possui e as que terá de desenvolver ou melhorar ex.: um auxiliar administrativo que atua no sus deverá gerir os processos que lhes compete como faturamento; agendamento de especialistas, marcação de exames (competencias individuais) pautando sua postura aos prícipios do SUS (competências essenciais da própria organização).

     

    Espero ter contribuido... "Quem acredita sempre alcança."


ID
598258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

A avaliação institucional interna e externa deve ser investigativa e diagnóstica, disponibilizada aos trabalhadores, usuários e gestores, com vistas a serem alcançados os objetivos institucionais.

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha que aparentemenet foi tirada do Google:

    A instituição deve ser avaliada internamente, pelos indivíduos que a compõem – trabalhadores, docentes e discentes, no sentido de possibilitar mudanças internas, visando alcançar sua excelência, conforme estabelecido no planejamento institucional, bem como uma avaliação externa, realizada pelos usuários da instituição e pelos gestores estaduais e municipais.

    A avaliação institucional interna e externa deve ser investigativa e diagnóstica disponibilizada aos trabalhadores, usuários e gestores, no sentido de revisão de metas e formas de organização, visando alcançar os objetivos institucionais.

  • Avaliação Participativa: Usada principalmente para pequenos projetos, prevê a participação dos beneficiários das ações no planejamento, na programação, execução e avaliação dos mesmos.


ID
598261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

Na área de gerenciamento de recursos humanos em empresas, a demanda pela atividade profissional do assistente social orienta-se para a realização de atividade educativa e para a intervenção em aspectos da vida privada do trabalhador

Alternativas
Comentários
  • Com relação às demandas do profissional, Amaral e Cesar (2009), recorrem a Mota (1985) e descrevem que, nas empresas, o Serviço Social mantém o seu caráter "educativo", voltado para mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos do trabalhador, objetivando sua adequação ao processo produtivo. O profissional continua sendo requisitado para responder às questões que interferem na produtividade - absenteísmo, insubordinação, acidentes, alcoolismo etc. -; a intervir sobre os aspectos da vida privada do trabalhador, que afetam seu desempenho - conflitos familiares, dificuldades financeiras, doenças etc. - e a executar serviços sociais asseguradores da força de trabalho. AMARAL, Angela Santana de; CESAR, Mônica. O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas. In: CFESS/ABEPSS (Orgs.). Serviço social: direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/Abepss, 2009.


ID
598264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

A gestão de pessoas pode ser entendida como o conjunto de decisões integradas concernentes às relações de emprego que influenciam a eficácia dos empregados e das organizações.

Alternativas
Comentários
  • EQUIPE QCONCURSOS, POR FAVOR, MAIS COMENTÁRIOS NAS QUESTÕES DE SERVIÇO SOCIAL!

  • Também concordo C.G. Vamos lá QC mais atenção as questões de Serviço Social.

  • Marquei errada devido ao ''eficácia''. Pensei que fosse eficiência.

    Que coisa!

  • A Gestão de Pessoas nas organizações é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas — empregados, funcionários, recursos humanos ou qualquer denominação utilizada — para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.

     

    Fonte: http://www.gestaodepessoasmba.com.br/p/gestao-de-pessoas.html


ID
598267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à administração e ao
planejamento do serviço social.

O planejamento realiza-se a partir de um processo de aproximações perante questões que, em dado momento histórico, demandam respostas mais complexas que aquelas construídas no nível imediato da prática profissional

Alternativas
Comentários
  • quem tem acesso limitado e por ventura tem duvida, a resposta tá correta.


ID
598270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à administração e ao
planejamento do serviço social.

O planejamento normativo caracteriza-se pelo exercício da liberdade e participação, estando, no centro de sua reflexão, a estratégia para o processo de tomada de decisão.

Alternativas
Comentários
  • Planejamento normativo:

    - Basicamente é um problema técnico;

    - Centrado na lógica da formulação;

    - Enfatiza o tecnocrático, fazendo do planejamento uma tecnologia que orienta as formas de intervenção social;

    - Dá muita importância ao papel dos técnicos

    - O centro do planejamento é um desenho e se expressa em aspectos específicos da realidade social

    - A definição de objetivos resulta do diagnóstico

    -  Importância nas decisões do sujeito planejador que esta fora da realidade, considerada como objeto do planejamento

    - Não leva em conta , de maneira significativa, os oponentes, os obstáculos e dificuldades que condicionam a factibilidade do planejamento

    - O ponto de partida é um modelo analítico que explica a situação problema, expressa num diagnóstico.


  • A questão fala do planejamento estrategico.

  • Planejamento normativo = Planejamento tradicional

    Este diz respeito a capacidade de predição de futuro materializado no diagnóstico. Mito da previsão de futuro, o enunciado diz respeito ao planejamento estratégico.

  • Em seu próprio teor já sinalizava o trocadilho feito pelo examinador,prestem atenção no termo estratégia.

    A questão estaria correta, se assim estivesse estabelecida :

    O planejamento estratégico caracteriza-se pelo exercício da liberdade e participação, estando, no centro de sua reflexão, a estratégia para o processo de tomada de decisão. 



ID
598273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à administração e ao
planejamento do serviço social.

Plano, programa e projeto não se confundem com o planejamento, pois são meios pelos quais este se expressa.

Alternativas
Comentários
  • O planejamento é muitas vezes confundido com plano, programa e projeto, os quais são apenas os meios pelos quais o planejamento se expressa. 


ID
598276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à administração e ao
planejamento do serviço social.

A formulação de um plano deve partir de caracterização da situação e evidenciar os pontos críticos sobre os quais a ação profissional deve incidir, sendo de competência do profissional a leitura da realidade ou o aprofundamento do diagnóstico.

Alternativas
Comentários
  • A formulação de um plano deve partir, necessariamente, de uma leitura, uma caracterização da situação atual, evidenciando os pontos críticos sobre os quais a ação profissional deve incidir. Isso permitirá identificar os eixos da ação profissional exigidos pela situação, determinado, igualmente, pelo espaço sócio-ocupacional onde se inscreve a ação. (Mioto)

  • Não consegui identificar o erro da questão. Alguém pode me ajudar?

  • Pergunta cabível de recurso!

  • Acho que se refere a projeto.

  • Acho que o erro está em afirmar que a leitura da realidade é apenas competência do profissional. 

  • Pessoal achei o texto dessa questão.

    o erro não achei. hauahua
    Porquê é de competencia do profissional a leitura da realidade, a dúvida recais sobre o aprofundamento do DIAGNÓSTICO, porque isso nós fazemos, diagnósticar?

    A formulação de um plano deve partir, necessariamente, de uma leitura, uma caracterização da situação atual, evidenciando os pontos críticos sobre os quais a ação profissional deve incidir. Isso permitirá identificar os eixos da ação profissional exigidos pela situação, determinado, igualmente, pelo espaço sócio-ocupacional onde se inscreve a ação. (http://www.sbfa.org.br/fnepas/pdf/servico_social_saude/texto2-6.pdf, Mioto)

  • Conforme Mioto e Nogueira (2006), a elaboração de um plano pressupõe a análise crítica da realidade sobre a qual irá se intervir, isto é, é necessária a caracterização da situação sobre a qual se intervirá bem como realizar os apontamentos acerca dos pontos críticos, os quais podem favorecer ou não a elaboração do plano e sua execução. No entanto, no que concerne o aprofundamento do diagnóstico e a leitura crítica da realidade, isto dependerá e é de competência da instituição que propõe executar e planejar aquele plano, dos recursos que ela possuirá disponível para tal, do prazo previsto, dos dados e índices já disponíveis que auxiliarão a elencar as demandas e necessidades. Portanto, não é de competência exclusiva do profissional o aprofundamento do diagnóstico, pois para isto será necessária da contrapartida da instituição executora/planejadora e do fornecimento de recursos que possibilitem isso. A bibliografia consultada é: Mioto, R. C,; NOGUEIRA, V. M. R. Sistematização, Planejamento e Avaliação das Ações dos Assistentes Sociais no Campo da Saúde. In: MOTA, A. E.; BRAVO, M. I. S.; UCHÔA, R.; NOGUEIRA, V.; MARSIGLIA, R.; GOMES, L.; TEIXEIRA, M. (Orgs.), Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2006.


    RESPOSTA: ERRADO
  • COMENTÁRIO DA PROFESSORA

    Conforme Mioto e Nogueira (2006), a elaboração de um plano pressupõe a análise crítica da realidade sobre a qual irá se intervir, isto é, é necessária a caracterização da situação sobre a qual se intervirá bem como realizar os apontamentos acerca dos pontos críticos, os quais podem favorecer ou não a elaboração do plano e sua execução.

    No entanto, no que concerne o aprofundamento do diagnóstico e a leitura crítica da realidade, isto dependerá e é de competência da instituição que propõe executar e planejar aquele plano, dos recursos que ela possuirá disponível para tal, do prazo previsto, dos dados e índices já disponíveis que auxiliarão a elencar as demandas e necessidades.

    Portanto, não é de competência exclusiva do profissional o aprofundamento do diagnóstico, pois para isto será necessária da contrapartida da instituição executora/planejadora e do fornecimento de recursos que possibilitem isso.

    A bibliografia consultada é: Mioto, R. C,; NOGUEIRA, V. M. R. Sistematização, Planejamento e Avaliação das Ações dos Assistentes Sociais no Campo da Saúde. In: MOTA, A. E.; BRAVO, M. I. S.; UCHÔA, R.; NOGUEIRA, V.; MARSIGLIA, R.; GOMES, L.; TEIXEIRA, M. (Orgs.), Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2006.

  • A elaboração de um plano pressupõe a análise crítica da realidade sobre a qual irá se intervir, isto é, é necessária a caracterização da situação sobre a qual se intervirá bem como realizar os apontamentos acerca dos pontos críticos, os quais podem favorecer ou não a elaboração do plano e sua execução. No entanto, no que concerne o aprofundamento do diagnóstico e a leitura crítica da realidade, isto dependerá e é de competência da instituição que propõe executar e planejar aquele plano, dos recursos que ela possuirá disponível para tal, do prazo previsto, dos dados e índices já disponíveis que auxiliarão a elencar as demandas e necessidades. Portanto, não é de competência exclusiva do profissional o aprofundamento do diagnóstico, pois para isto será necessária da contrapartida da instituição executora/planejadora e do fornecimento de recursos que possibilitem isso.


ID
598279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à administração e ao
planejamento do serviço social.

No planejamento, os objetivos, por corresponderem às finalidades, referem-se às diretrizes políticas muito gerais, ou seja, à filosofia da ação.

Alternativas
Comentários
  • A sua delimitação e clareza são fundamentais para o projeto. Os objetivos expressam a intecionalidade da ação planejada, direcionada para algo ainda não alcançado.

  • Não correspondem a finalidade e sim, INTENCIONALIDADE.

    definição de objetivos e o estabelecimento de metas, os quais expressam
    “[...] a intencionalidade da ação planejada, direcionada para algo
    ainda não alcançado”. (BAPTISTA, 2003, p. 79)

  • Objetivo é mais concreto, filosofia da ação tem mais a ver com princípios...

  • Objetivos de investigação  –  Normalmente, são apresentados os objetivos gerais e os específicos. Os primeiros dizem respeito ao tema, enquanto os específicos referem-se ao objeto. Esclarecem o que se pretende com a pesquisa, que resultados deverão ser obtidos com sua execução.

  • Os objetivos não devem ser confundidos com finalidades ou fins, sendo estes últimos mais referentes às diretrizes políticas mais gerais, à filosofia de ação. Uma distinção clássica entre finalidades e objetivos podem ser úteis no momento de formalizar as decisões.

     

     

    www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-6.pdf

     

     


ID
598282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à administração e ao
planejamento do serviço social.

No planejamento, cada objetivo deve ser preciso e explicitar os diversos resultados esperados, a fim de garantir a eficácia de sua análise e interpretação.

Alternativas
Comentários
  • EFETIVIDADE= Alcance dos objetivos;

    EFICÁCIA = Alcance das metas (resultados);

    EFICIÊNCIA = Relação custo benefício (recursos).

  • Errado. 

    Pois no planejamento cada objetivo é a expressão da "intencionalidade da ação planejada, direcionada para algo ainda não alcançado. A definição de objetivos antecipa os resultados esperados, fornecendo o eixo analítico para a escolha de alternativas". (Baptista,2007) Enfim, o planejamento consiste na tomada antecipada de decisões. Trata-se de decidir agora o que fazer antes da ocorrência da ação necessária. Não se trata simplesmente da previsão das decisões que deverão ser tomadas no futuro, mas da tomada de decisões que produzirão efeitos e consequências futuras.

  • A própria redação dos objetivos deve ser clara, precisa, sem deixar dúvidas ou confusão de interpretação. Não se deve incluir em um objetivo mais do que um resultado esperado, o que iria dificultar a avaliação posterior.

    pg.24

    MIOTO, R. C,; NOGUEIRA, V. M. R. Sistematização, Planejamento e Avaliação das Ações dos Assistentes Sociais no Campo da Saúde. In: Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2006.


ID
598285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à administração e ao
planejamento do serviço social.

A dominação é resultado de uma relação social de poder desigual, configurando a subordinação de uns ao poder de outros, sendo a dominação carismática aquela apoiada no costume e na fidelidade entre as partes.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se da DOMINAÇÃO TRADICIONAL.

  • Segundo Max Weber as formas Puras de Dominação Legítima são: Dominação Legal, Dominação Tradicional, Dominação Carismática.

    Dominação Legal: A obediência baseia-se no poder que emana do estatuto estabelecido, da lei. Cria direitos e obrigações, regulando os atos de quem ordena e de quem obedece às ordens. Como esse tipo de dominação emana das normas estabelecidas, pode ser alterada por uma nova regulamentação.Também chamada de Dominação Burocrática.

    Dominação Tradicional: A obediência baseia-se no poder que emana do patriarca, do direito natural e das relações pessoais entre senhor e subordinado. Decorre do prestígio e da respeitabilidade conquistados por seus detentores. É decisiva a fidelidade pessoal de servidor para as relações entre o quadro administrativo e o senhor.  É a forma de dominação comum em sociedades tradicionais e passa de geração a geração.

    Dominação Carismática: A obediência baseia-se na dedicação afetiva a líderes com qualidades pessoais consideradas extra-cotidianas. A dominação baseia-se no poder que emana do indivíduo, seja pelo seu conhecimento intelectual, ou talento, ou crença, ou feitos heróicos, e extingui-se com o indivíduo.

    Gabarito ERRADO, a questão faz referência a Dominação Tradicional e não  a Carismática.



  •  

    DOMINAÇÃO LEGAL (em virtude de estatuto)

     

    Tipo mais puro – dominação burocrática.

    Ideia básica – qualquer direto pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto à forma.

    Associação dominante é eleita ou nomeada, e ela e todas suas partes são empresas.

    O dever de obediência esta gradeado numa hierarquia de cargos, com subordinação dos inferiores aos superiores, e dispões de um direito de queixa regulamentado. A base do funcionamento técnico é a disciplina de serviço.

    A burocracia constitui o tipo tecnicamente mais puro da dominação legal. Toda a evolução do grande capitalismo moderno se identifica com a burocratização crescente das empresas econômicas. Porém, a burocracia não é o único tipo de dominação legal.

     

     DOMINAÇÃO TRADICIONAL (em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais)

     

    Tipo mais puro – dominação patriarcal.

    Associação dominante – caráter comunitário.

    Quem ordena – “senhor”

    Quem obedece – “súdito”

    Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição: por fidelidade.

    Conteúdo das ordens – fixado pela tradição.

    Impossível criar novo direito diante das normas e da tradição.

    Duas formas distintas nas características do quadro administrativo:

    a)     Estrutura puramente patriarcal – não existe direito próprio algum do administrador sobre o cargo, mas tampouco existe seleção profissional nem honra estamental para o funcionário. Os meios materiais da administração são aplicados em nome do senhor e por sua conta.

    b)     Estrutura estamental – servidores não são pessoalmente do senhor, e sim pessoas independentes.

     

     

     DOMINAÇÃO CARISMÁTICA (em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais)

     

    Tipos mais puros – dominação do profeta, do herói guerreiro e do grande demagogo.

    Associação dominante – caráter comunitário.

    Tipo que manda – “líder”.

    Tipo que obedece – “apóstolo” ou discípulo.

    O político carismático (demagogo) é um produto da cidade – estado ocidental. A autoridade carismática baseia-se na crença no profeta ou no reconhecimento.

    A dominação carismática é uma relação social especificamente extracotidiana e puramente pessoal.

     

    http://sociologiaemrede.blogspot.com/2011/09/cemc-weber-max-os-tres-tipos-puros-de.html


ID
598288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à administração e ao
planejamento do serviço social.

Na concepção empresarial, liderança significa capacidade de apreender com rapidez e de encorajar equipes de trabalho, concebendo-se líderes atualmente como instrutores que exigem mais compromisso do que submissão e se concentram em qualidade e no serviço ao cliente, mais que em números.

Alternativas
Comentários
  • Não tenha números pra ver...
  • kkkkkkkkkkkkkk Evandro kkkkkkkkkkkk falou tudo

     


ID
598291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à administração e ao
planejamento do serviço social.

No processo de avaliação, é necessário distinguir a avaliação política da avaliação de política, que se caracteriza pela identificação dos princípios, critérios e diretrizes que fundamentam a decisão sobre a realização de determinado programa.

Alternativas
Comentários
  • Nos dizeres de MIOTO: "Segundo Carvalho (1997), a avaliação contém três características processuais: é contínua e permanente, da concepção inicial aos resultados do projeto; inclui os atores envolvidos na apreciação dos resultados e implica em favorecer aos integrantes, sejam usuários ou membros da equipe gestora, o exercício da ação reflexiva.
    De início, algumas pontuações conceituais são necessárias, como a distinção entre avaliação política e avaliação de políticas. A avaliação política diz respeito aos princípios, critérios e diretrizes que fundamentam a decisão sobre a realização de determinado programa, têm um cunho mais valorativo e abrigam uma concepção de justiça que pode ser ou não explicitada (FIGUEIREDO & FIGUEIREDO, 1986)" (pg. 25,26). Portanto, o erro da questão foi a inversão das colocações.

    Sistematização, Planejamento e Avaliação das Ações dos Assistentes Sociais no Campo da Saúde
    Raquel Raichelis
  • Arretche (1998) assevera que a literatura de avaliação de políticas públicas costuma distingui-la em termos de sua eficácia, eficiência e efetividade, recurso analítico destinado a separar aspectos distintos dos objetivos, da abordagem e dos métodos e técnicas de avaliação.

  • Ivanete( apud ARRTCHE 1998).

    A avaliação política, segundo a autora, se dedica a analisar o processo de tomada de decisão que resulta na adoção de determinado tipo de política pública. Nessa perspectiva, a avaliação política não está voltada para análise da natureza, dimensão ou abrangência de uma política social, mas destina-se a compreender e explicar os motivos, razões ou argumentos que levam (ou levaram) os governos a adotarem determinados tipos de políticas públicas, em detrimento de outros.

    ... avaliação de políticas sociais se dedicam a compreender a configuração das políticas sociais, o que pressupõe conhecer e explicitar sua dimensão, significado, abrangência, funções, efeitos, enfim, todos os elementos que atribuem forma e significado às políticas sociais. Mas, para Arretche (1998), a avaliação se distingue da análise de políticas sociais, pois em sua compreensão, a análise objetiva reconstitui as diversas características de uma política, como a relação entre público e privado, as formas de financiamento, as modalidades de prestação de serviços e as possibilidades de desenho institucional que atribuem corpo a uma política social.

     

    Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/V6W3K9PDvT66jNs6Ne91.pdf