SóProvas


ID
598093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à história da política social.

A principal contribuição da perspectiva marxista para a abordagem das políticas sociais consiste no tratamento de processos sociais como fatos sociais.

Alternativas
Comentários
  • Fatos não! São fenômenos sociais.

  • Na realidade, a perspectiva marxista reconhece as políticas sociais não como fatos ou fenômenos sociais (esta é uma visão ligada a perspectiva positivista), pelo contrário, entende os processos dentro da contradição entre capital e trabalho, sendo as políticas sociais um meio de intervenção do Estado no campo social enquanto forma de conter as lutas de classe e manter a ordem capitalista. Precisamos lembrar que a perspectiva marxista trouxe para o serviço social a criticidade, que permite perceber as relações sociais para além do que está aparente. 

  • Quem aborda os processos sociais como fatos sociais é Émile Durkheim.

  • A questão trata da perspectiva funcionalista.

  • Errado.

    A análise marxiana busca revelar o caráter contraditório, multicausal e multifuncional das políticas sociais. Buscam-se as múltiplas determinações do objeto estudado. Esta perspectiva consiste em desvelar os fenômenos sociais no complexo e contraditório processo de produção e reprodução, determinado por múltiplas causas. Busca-se não se deixar iludir pelos aspectos superficiais dos fatos, procurando chegar à essência do fenômeno (Marx, 1982; Kosik, 1976). O fenômeno estudado – as políticas sociais - apresenta a sua essência, mas, e ao mesmo tempo a esconde. A análise do fenômeno que não chega à sua essência é chamada de pseudoconcreticidade e se limita à descrição e compreensão do objeto estudado. Portanto, descobrir a essência dos fenômenos, na perspectiva crítico-dialética, significa situá-los na realidade social, na totalidade concreta (Marx, 1982; Kosik, 1976).

    Portanto, as políticas sociais não são analisadas como um fato em si, mas como partes estruturais da totalidade. Estas são compreendidas como processos sociais inseridos na sociedade. Na perspectiva crítico-dialética a essência do fenômeno estudado – a política social - é situada na realidade social como um momento da totalidade concreta.

     

    Fonte: MARX 2014| Seminário Nacional de Teoria Marxista – Uberlândia, 12 a 15 de maio de 2014

  • Fato social(positivismo)= Emile Durkheim

    Marx(critico-dialetico)= antagonista ao positivismo.

  • Fato social(positivismo)= Emile Durkheim

    Marx(critico-dialetico)= antagonista ao positivismo.