SóProvas


ID
598660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito do disposto no Decreto n.° 1.171/1994, que instituiu o Código de Ética do Servidor Público Civil, julgue os itens seguintes.

Para obedecer a seus superiores, o servidor não poderá abster- se de exercer sua função, poder ou autoridade, mesmo que a finalidade da ordem por ele recebida seja estranha ao interesse público.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Para finalidade ...estranha...é dever abster-se.

    Decreto n.° 1.171/1994

    Seção II
    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    ....


    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei


    Bons estudos!


  • Errada.
    Decreto 1171/94
    XIV – São deveres do Servidor Público:
    h) ter respeito a hierarquia, porem sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;
    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;
  • Para obedecer a seus superiores, o servidor não poderá abster- se (ERRADO, deve abster-se para seguir os preceitos éticosde exercer sua função, poder ou autoridade, mesmo que a finalidade da ordem por ele recebida seja estranha ao interesse público.

    Questão ERRADA!

    Bons estudos ;)
  • Falso.
    O servidor não pode cometer por exemplo atos ilegais apenas para obedecer seus superiores.

  • ERRADO;

    apenas complementando, quando tiver questões desse tipo, com a ordem da frase invertida, coloque na ordem direta (sujeito, verbo, complementos) isso ajuda a resolver a questão. Ficaria assim: o servidor não poderá abster- se de exercer sua função, poder ou autoridade para obedecer a seus superiores  mesmo que a finalidade da ordem por ele recebida seja estranha ao interesse público.

  • Vejam a resposta do Valdecir, postada em 04 de novembro de 2011.

    É a melhor para conseguir entender a questão.

  • Secão II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    u) abster­se, de  forma absoluta, de exercer  sua  função, poder ou autoridade  com  finalidade estranha ao

    interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à

    lei;

  • É DEVER DO SERVIDOR abster­-se (RECUSAR-SE), de  forma absoluta, de exercer  sua  função, poder ou autoridade  com  finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei



    OU SEJA, É DEVER DO SERVIDOR ATUAR SEEEMPRE COM A FINALIDADE DO INTERESSE PÚBLICO, NÃO PODE HAVER INTERESSE PARTICULAR/DIVERSO, MESMO QUE NÃO COMETA QUALQUER VIOLAÇÃO À LEI (pois configura desvio de poder).




    GABARITO ERRADO

  • Se for estranha não se joga no poço não..Denuncie

  • Achei a redação estranha mas foi bem elaborada

  • questão de língua portuguesa. Fica mais fácil o entendimento se mudar a ordem das oraçoes assim:

    mesmo que a finalidade da ordem por ele recebida seja estranha ao interesse público, o servidor não poderá abster- se de exercer sua função, poder ou autoridade.
  • Desde que não seja ilícito, nestas condições, quem mandou esta errado e quem obedece esta certo.

  • U) Abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao

    interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.

  • Cespe ama essa questão...

    Vejam outras varias cobrando a mesma coisa:

     

    Q259674

    É vedado ao servidor público abster-se de exercer sua função, mesmo que a finalidade da atividade seja estranha ao interesse público.
    ERRADO

     

    Q150570

    O servidor público deve abster-se de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo não cometendo qualquer violação expressa à lei.

    CERTO

     

    Q134847

    Mesmo que observe as formalidades legais e não cometa qualquer violação expressa à lei, é dever funcional do servidor abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público.
    CERTO

     

    Q585841

    O servidor público deve privar-se do cumprimento de função, poder ou autoridade que apresente finalidade estranha ao interesse público, salvo se observar as formalidades legais.
    ERRADO

     

    Q199551

    Para obedecer a seus superiores, o servidor não poderá abster- se de exercer sua função, poder ou autoridade, mesmo que a finalidade da ordem por ele recebida seja estranha ao interesse público.

    ERRADO

     

    Q488938

    Não atentará contra os deveres fundamentais do servidor público, previstos no Decreto n.º 1.171/1994, o servidor público federal que, mesmo exercendo a sua função com finalidade estranha ao interesse público, atue em conformidade com as formalidades legais e não viole expressamente disposições de lei.

    ERRADO

     

    Q342999

    O servidor público tem como um de seus deveres principais o exercício moderado das prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos. Deve, também, abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidades estranhas ao interesse público, ainda que sejam observadas as formalidades legais e mesmo que não sejam cometidas quaisquer violações expressas à lei

    CERTO

     

     

     

     

  • errei por interpretação :(