-
Errado. Para finalidade ...estranha...é dever abster-se.
Decreto n.° 1.171/1994
Seção II
Dos Principais Deveres do Servidor Público
....
u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei
Bons estudos!
-
Errada.
Decreto 1171/94
XIV – São deveres do Servidor Público:
h) ter respeito a hierarquia, porem sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;
i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;
-
Para obedecer a seus superiores, o servidor não poderá abster- se (ERRADO, deve abster-se para seguir os preceitos éticos) de exercer sua função, poder ou autoridade, mesmo que a finalidade da ordem por ele recebida seja estranha ao interesse público.
Questão ERRADA!
Bons estudos ;)
-
Falso.
O servidor não pode cometer por exemplo atos ilegais apenas para obedecer seus superiores.
-
ERRADO;
apenas complementando, quando tiver questões desse tipo, com a ordem da frase invertida, coloque na ordem direta (sujeito, verbo, complementos) isso ajuda a resolver a questão. Ficaria assim: o servidor não poderá abster- se de exercer sua função, poder ou autoridade para obedecer a seus superiores mesmo que a finalidade da ordem por ele recebida seja estranha ao interesse público.
-
Vejam a resposta do Valdecir, postada em 04 de novembro de 2011.
É a melhor para conseguir entender a questão.
-
Secão II
Dos Principais Deveres do Servidor Público
u) absterse, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao
interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à
lei;
-
É DEVER DO SERVIDOR abster-se (RECUSAR-SE), de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.
OU SEJA, É DEVER DO SERVIDOR ATUAR SEEEMPRE COM A FINALIDADE DO INTERESSE PÚBLICO, NÃO PODE HAVER INTERESSE PARTICULAR/DIVERSO, MESMO QUE NÃO COMETA QUALQUER VIOLAÇÃO À LEI (pois configura desvio de poder).
GABARITO ERRADO
-
Se for estranha não se joga no poço não..Denuncie
-
Achei a redação estranha mas foi bem elaborada
-
questão de língua portuguesa. Fica mais fácil o entendimento se mudar a ordem das oraçoes assim:
mesmo que a finalidade da ordem por ele recebida seja estranha ao interesse público, o servidor não poderá abster- se de exercer sua função, poder ou autoridade.
-
Desde que não seja ilícito, nestas condições, quem mandou esta errado e quem obedece esta certo.
-
U) Abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao
interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.
-
Cespe ama essa questão...
Vejam outras varias cobrando a mesma coisa:
Q259674
É vedado ao servidor público abster-se de exercer sua função, mesmo que a finalidade da atividade seja estranha ao interesse público.
ERRADO
Q150570
O servidor público deve abster-se de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo não cometendo qualquer violação expressa à lei.
CERTO
Q134847
Mesmo que observe as formalidades legais e não cometa qualquer violação expressa à lei, é dever funcional do servidor abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público.
CERTO
Q585841
O servidor público deve privar-se do cumprimento de função, poder ou autoridade que apresente finalidade estranha ao interesse público, salvo se observar as formalidades legais.
ERRADO
Q199551
Para obedecer a seus superiores, o servidor não poderá abster- se de exercer sua função, poder ou autoridade, mesmo que a finalidade da ordem por ele recebida seja estranha ao interesse público.
ERRADO
Q488938
Não atentará contra os deveres fundamentais do servidor público, previstos no Decreto n.º 1.171/1994, o servidor público federal que, mesmo exercendo a sua função com finalidade estranha ao interesse público, atue em conformidade com as formalidades legais e não viole expressamente disposições de lei.
ERRADO
Q342999
O servidor público tem como um de seus deveres principais o exercício moderado das prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos. Deve, também, abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidades estranhas ao interesse público, ainda que sejam observadas as formalidades legais e mesmo que não sejam cometidas quaisquer violações expressas à lei
CERTO
-
errei por interpretação :(