-
a transferência não é indicada em relação a diminuição do valor primário, mas em relação a frenquência de uso dos documentos.
acredito que esta questão foi objeto de recurso.
gostaria de ver comentários a partir deste meu, concordando ou discordando.
até mais.
-
Concordo com o Renan, a tranferência do arquivo não é pala diminuição do valor primário.
-
Discordo dos colegas...
por lógica podemos entender que se há uma diminuição no valor primário, ou seja, no seu valor funcional, há também uma redução na sua frequência de consulta. Logo, acredito que seja sim uma indicação de que este documento poderá ser transferido para o arquivo intermediário, como afirma a questão.
-
concordo com o colega, Danilo Torquato Se o valor é denominado primário pela frequêcia do uso então fica subentendido que a diminuição do valor primário de um documento indica a diminuição na frequência do uso do mesmo.
-
o que torna a questão certa é o fato da diminuição do valor primário. Caracterizada pela diminuição na frequência de consulta ao documento. Caso a questão tivesse mencionado a perda do valor primário, aí sim estaria errada.
-
VALOR PRIMÁRIO>valor atribuído aos documentos em função do interesse que possam ter para a administração que os produziu, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais; arquivo corrente e intermediário.
VALOR SECUNDÁRIO> valor atribuído aos documentos em função do interesse que possam ter para outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes para os quais foram originalmente produzidos; arquivo permanente.
Sendo assim, a diminuição do valor primário de um documento em determinado setor de trabalho da organização indica que esse documento pode ser transferido ao arquivo intermediário.
Só seria recolhido para o arquivo permanente se houvesse perda do valor primário.
Questão chata!!!
-
Não tive muitas duvidas quanto a essa questões por causa do ser enunciado.
A diminuição do valor primário de um documento em determinado setor de trabalho da organização indica que esse documento pode ser transferido ao arquivo intermediário. ... Ele não diz que o documento perdeu o valor ou DEVE SER TRANSFERIDO, ELE DEIXA NO AR A POSSBILIDADE QUE TAL DOCUMENTO PODE SER PASSIVEL DE AVALIÇÃO, dai outros fatores podem determinar sua transferência ou não.
-
Arquivos intermediários ou de 2° idade: Constituídos de documentos que deixaram de ser FREQUENTEMENTE consultados (diminuição de consultas - diminuição do valor primário), mas cujos órgãos que os receberam/produziram podem ainda solicitá-los, pois dispõem ainda de algum valor administrativo.
-
Olá guerreiros!
O equívoco da questão está em dizer que há diminuição do valor primário, uma vez que valor primário está relacionado com os arquivos correntes e intermediários. Por lógica, se há diminuição desse valor, isto é, se há perda de alguma forma desse valor (primário), restaria os valores das atividades relacionados com os arquivos permanentes! Arrematando: a diminuição do valor primário não indica que será transferido o arquivo, taxando a questão, mas que também poderia ser recolhido ou eliminado.
-
nas provas da CESPE é bom ter cuidado com a palavra PODE. isso faz muita diferença em uma questão!
mas fico com a pulga atrás da orelha, já que existe apenas dois valores (primário e secundário) se diminui ela teria que ir para secundario.
se é secundario, é permanente!!.
-
ERRADO.
Essa diminuição do valor primario, ou diminuição de sua funcionalidade NUM SETOR DE TRABALHO de uma organização, NÃO SIGNIFICA sua diminuição de funcionalidade para outro(s) setor(es) necessáriamente. Por restar essa dúvida, esse documento NAO PODE SER transferido para o arquvivo intermediario, uma vez que ele pode, ainda, ser muito usado por OUTRO SETOR de trabalho...
-
Se tanto o arquivo Corrente quanto o Intermediário têm valor primário, diminuindo o valor cairia para o secundário que seria então o Permanente!! Questão totalmente passível de anulação!!
-
observe que a questão utiliza a palavra PODE , ou seja, não significa que o documento será transferido por essa razão. fiquem atentos com o comando da questão, principalmente quando for CESPE.
UM ABRAÇO
-
Pessoal, eu acho que a discussão está tomando um rumo errado. Isso porque o que está duvidoso não é propriamente o valor documental e sim o fato de que essa diminuição em um determinado setor poder acarretar categoricamente para o documento ser transferido para o arquivo intermediário.
O fato de um arquivo ter diminuído seu valor primário EM UM DETERMINADO SETOR, não significa que ele pode ser transferido para o arquivo intermediário, pois O ARQUIVO PODE CONTINUAR TENDO UM GRANDE VALOR PRIMÁRIO EM OUTRO SETOR.
Na minha opinião, o gabarito correto deveria ser "Errado".
-
Parecida com a Q90758, cujo gabarito também é Certo:
Q90758 - Caso haja documentos que não sejam frequentemente consultados, eles devem, por questões econômicas, ser transferidos a outro espaço, que é conhecido como arquivo intermediário.
Q199593 (essa questão) - A diminuição do valor primário de um documento em determinado setor de trabalho da organização indica que esse documento pode ser transferido ao arquivo intermediário.
Particularmente acho que as duas estão erradas, porquem mesmo que o documento não fosse consultado nunca, ainda assim deveria continuar no arquivo corrente até o fim do prazo determinado pela Tabela de Temporalidade.
Mas acho que é mais inteligente observar como pensa a banca, reiteradamente.
-
Queridos colegas se partimos do pressuposto que o arquivo intermediário também possui valor primário, acredito que com a diminuição do valor primário este arquivo deveria estar sendo recolhido ao valor secundário.
-
Se a frequência de uso de um documento diminui, também diminui o seu valor primário. Entraria com recurso nessa questão apenas pelo fato de que mesmo que o uso de um documento diminua ou até cesse ele precisa cumprir o prazo estabelecido na tabela de temporalidade antes de ser transferido.
-
Eu errei a questão por falta de atenção!!!
vejamos: a questão diz que a diminuição do valor primário acarreta na POSSIBILIDADE dele ser transferido ao Arquivo Intermediário, ou seja, isso não quer dizer que ele DEVE ser transferido.
Outro ponto é que quando a frequência de uso de um documento é diminuída, seu valor administrativo também diminui, ora amigos se o valor primário é correspondente ao valor administrativo do documento, temos que ocorre sim uma diminuição no valor primário.
Portanto: Questão - Correta!
"Agrada - te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração, entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará."
- Sl 37:4-5
-
Mesmo indo para o intermediário, ele continua com valor primário. Enfim, não entendi a questão,eu acho.
-
QUESTÃO EQUIVOCADA!!!!! O QUE DEFINE A TRANSFERÊNCIA É O FATO DO ARQUIVO DEIXAR DE SER CONSULTADO COM A MESMA FREQUÊNCIA, MAS O VALOR PRIMÁRIO PERMANECE.
-
O valor primário não diminui, o que cresce ou diminui é a frequência de uso. Já vi o Cespe cobrando isso e considerando o gabarito errado. Vai entender.
-
o valor segue sendo primário.
para mim o gabarito é bem contestável.
-
Gab: Certo
Questão: A diminuição do valor primário de um documento em determinado setor de trabalho da organização indica que esse documento pode ser transferido ao arquivo intermediário.
Arquivos correntes = arquivos setoriais
Acredito que por esse motivo a questão está certa ao dizer que será transferido ao arqv itermed., pois ela afirma que é um documento setorial (corrente) que diminuiu o valor primário (não quer dizer que perdeu o valor primário, o doc só está sendo menos utilizado e por isso passa para o arqv intermed.).
-
Pessoal, entendi assim:
A diminuição é diferente da perda. Se houve diminuição do valor primário este pode ser transferido para o arquivo intermediário, agora, se houve perda do valor primário ou o documento vai para o arquivo permanente ou será eliminado.
-
cespe já cobrou varias vezes q existe uma diminuição do valor dos docs na fase intermediaria...cuidado
-
arquivo corrente e arquivo intermediário ---- valor primário.
arquivo permanente ---- valor secundário.
A passagem de um arquivo corrente para arquivo intermediário chama-se TRANSFERÊNCIA.
A passagem de um arquivo intermediário para arquivo permanente chama-se RECOLHIMENTO.
-
Questão bastante capciosa. Induz o candidato ao erro.
-
CORRETA: ele não PERDEU o valor primário, o valor primário apenas DIMINUIU.
também errei a questão mas depois percebi esse detalhe.
-
A regra é simples, se diminui valor primário, ainda tem função administrativa (mesmo que menor) e se tem função administrativa ainda é primário;
Lembrem-se valor primário e secundário acontecem em momentos distintos;
"A excelência é um hábito"