-
Deve-se manter a mesma organicidade do Arquivo de origem, no caso o Arq. Corrente.
-
o erro na questão está em dizer que deve ser modificado já que o correto é podem, de acordo com a necessidade e peculiaridades.
-
Saudações,
O Aécio Flávio comentou quanto à organização dos arquivos, "deve-se manter todas suas características";
Já o Rafael lembrou que podem ser modificados, "de acordo com a necessidade e peculiaridades".
Alguém pode solucionar a dúvida: "deve-se manter todas suas características" ou podem ser modificados?
Grato.
-
Natanael Lins, segundo a Ilustre Marilena Leite Paes:
"A opção do método de transferência não altera o método de arquivamento, que deve ser o mesmo tanto no arquivo corrente, quanto no intermediário e no permanete."(grifo meu).
"A cada uma dessas fases - que são complementares - corresponde uma maneira de conservar e tratar os documentos e, consequentemente, uma organização adequada."
Portanto, sendo elas complementares, as mudanças são feitas de acordo com certas necessidades.Dizer que " deve ser completamente modificada ao se armadená-los no arquivo intermediário." está totalmente equivocado.
Use o bom senso, imagine toda vez ter que modificar completamente a organização dos documentos.
Aconselho a leitura do livro " Arquivo : teoria e prática / Marilena Leite Paes".
Bons estudos!!!
-
A organização dos documentos nos arquivos correntes PODEM ser modificadas ao se armazená-las no arquivo intermediario.
Arquivos correntes- podem ser CENTRALIZADO ou DESCENTRALIZADO
Arquivos Intermediario e Permanente - CENTRALIZADO
-
Arquivo corrente e Arquivo Intermediário são classificações que os documentos recebem segundo estágios de sua sua evolução. Assim, os documentos recém-ingressados no arquivo intermediário mantêm a classificação recebida anteriormente, no arquivo corrente.
-
O arquivo intermediário tem as mesmas funções e prerrogativas do arquivo corrente, com a diferença da frequência de uso dos seus documentos. Assim, o arquivo intermediário pode ser entendido como uma extensão ou parte do arquivo corrente, até por que sua principal finalidade é "desafogar" o fluxo de documentos daquele.
Fonte: Mayko Gomes
Ponto dos Concursos
-
Resposta errada.
Não se modifica o arquivo que vai da fase corrente para a fase intermediária.
-
Esse é o princípio Arquivístico da Ordem Original, que preconiza o respeito pela maneira como os documentos foram originalmente organizados.
-
Na minha opinião, o erro da questão está em dizer que a organização dos documentos será modificada, pois isso vai de encontro com o Princípio da ordem original. O que deve ser modificado na transferência de documentos do arquivo corrente para o intermediário é o acondicionamento e o armazenamento, uma vez que no arquivo corrente é feito em pastas suspensas e gavetas, já no arquivo intermediário é feito em caixa de arquivo em estantes de aço.
-
ERRADO
Deve-se manter a caracteristica original. princípio Arquivístico da Ordem Original
-
Esse é o principio da ordem original.
-
ERRADO
Está ferindo o principio da ordem original. pois esse princípio determina que os documentos devem ser mantidos no arquivo na mesma ordem que lhe foi atribuída nos setores que os criaram.