SóProvas


ID
599278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando que as inspeções de segurança podem ser classificadas nas modalidades de inspeções gerais, parciais, periódicas, especiais e oficiais, julgue os itens subsecutivos.

Considere que fiscais da vigilância sanitária vistoriam as condições de manipulação e armazenamento de produtos na cozinha de uma empresa. Nessa situação, a vistoria é denominada periódica.

Alternativas
Comentários
  • Esse tipo de inspeção é de ordem oficial!

  • Assertiva Correta. 

    Questão relacionada ao conhecimento inerente à área de abrangência de realização de inspeção. Para os conceitos colocados na questão podemos caracterizá-las da seguintes forma:

    Inspeção geral - aquela realizada de forma abrangente em todo a planta da fábrica. Objetiva de modo geral a observação de pontos de risco e mapeamento de insalubridades. 

    Inspeção parcial - aquela realizada em determinado setor da planta de uma fábrica com o objetivo de analise pontual de determinado setor.

    Inspeção periódica - aquela especificada em um plano de ações cronológico. A periodicidade é ligada ao fato dessa ser realizada em períodos de tempo determinados pelo plano de açõa. 

    Inspeção especial -- aquela advinda de evento atípico. Realizada em função de determinada ocorrência surgida de anormalidade na produção. 

    Inspeção oficial - aquela realizada por órgãos do governo. São as realizadas em perícias trabalhistas ou pelos fiscais do Ministério do Trabalho. 
  • Paulo, acredito que o termo certo é fiscalização de ofício (quando for feita por iniciativa própria do poder público), de delação (no caso de denúncias, conhecimento ou requisições de autoridades) ou fiscalização rotineira.

     

    Periódica não vai ser porque a fiscalização pega o sujeito de surpresa, e não fiscaliza o mesmo lugar com períodos exatos

     

  • Gerais - Realizadas em intervalos regulares em todos os setores da indústria.

    Parciais - Em algumas áreas da empresa e somente em determinadas atividades onde existe um problema. São avaliações mais detalhadas.

    Periódicas - Com frequência regular, em data e local previamente agendados

    Eventuais - Somente quando é necessário verificar itens específicos, mas que não tem data ou local para acontecer.

    Oficiais - Realizadas por órgãos oficiais e empresas de seguro.

    Especiais - casos específicos ou excepcionais, minuciosas e técnicas. Exemplo: ruídos ambientais, a presença de toxinas.

    Rotina - cabe aos encarregados dos setores de segurança, aos membros da CIPA, ao pessoal que cuida da manutenção das máquinas, equipamentos e condutores de energia. É muito importante que os próprios trabalhadores façam verificações.