Pessoal,
Granularidade refere-se à definição do nível de detalhe ou de resumo existentes no DW. Com um nível de granularidade mais alto (dados consolidados ou sumarizados) o volume de dados é bem menor e menos índices são necessários. Na outra ponta, um nível de granularidade mais baixo (dados detalhados) representa um volume maior de dados e de índices no DW. Quando se projeta uma tabela de fatos (tabela com medidas quantitativas) a granularidade deve ser definida a priori. Com este conceito em mente, passaremos a analisar as opções da questão.
A) ERRADA - A granularidade das tabelas fato de um DW é definida no momento do projeto. Em um projeto de DW poderá haver tabelas fato com níveis diferentes de granularidade, de acordo com as necessidades de negócio. Granularidades maiores (dados consolidados) limitam a quantidade de consultas mas as tornam mais eficientes. Ao contrário, granularidades menores (dados detalhados) podem responder a diversos tipos de consultas e implicam maiores recursos do sistema.
B) ERRADA - A tabela de dimensão contém as descrições textuais do negócio, e possui as informações necessárias para análises ao longo de dimensões. Seus atributos são qualitativos (ex.: "É Feriado", "Não é Feriado) e não quantitativos. As medidas de negócio, essas sim quantitativas, são armazenadas nas tabelas de fatos.
D) ERRADA - Pode haver casos em que, para facilitar as consultas, várias tabelas de fatos com granularidades diferentes sejam definidas para representar visões sobre um mesmo fato. Por exemplo, meu projeto pode necessitar de uma tabela de fatos detalhada para vendas, da mesma forma que pode precisar, por motivos de performance, de uma agregação mensal (tabela de fatos agregada 1) e outra para uma agregação anual (tabela de fatos agregada 2). Cada tabela fato terá somente um nível de granularidade.
E) ERRADA - As tabelas de fatos possuem medidas quantitativas (aditivas, semi-aditivas e não aditivas) que podem ser quantidades, valores e indicadores. As medidas textuais (qualitativas) são armazenadas nas dimensões.
C) MENOS ERRADA DE TODAS - A questão induz o candidato ao erro ao afirmar que "as tabelas fato", dando uma ideia de que se refere a todas as tabelas fato, expressam relacionamentos de muitos para muitos entre as tabelas dimensão. Porém, segundo Kimball et al, apesar de normalmente a cardinalidade entre as dimensões e a tabela fatos ser 1:N, podem acontecer casos em que essa cardinalidade seja de M:N. A identificação deste tipo de cardinalidade, segundo o autor, deve ser resultado de uma análise sobre todas as dimensões previstas para o modelo, em tempo de projeto. Nada trivial essa questão, né?
Espero ter ajudado!
Bons estudos!!!