... no momento atual, marcado pela multifuncionalidade e horizontalização, as atividades do Serviço Social aproximam- se, cada vez mais, da função gerencial. Por isso mesmo, o Serviço Social, como os demais segmentos da área de recursos humanos, vêm assumindo o papel de assessoramento dos gerentes, para que estes possam melhor ‘administrar pessoas', propiciando confiabilidade, amizade, aprendizado, crescimento e satisfação de seus ‘colaborados', que são requisitos. (CESAR, 1998, p.128
LETRA B- ERRADA dado aponta para uma significativa mudança na prática do Serviço Social nas empresas. Em primeiro ligar, porque o profissional afasta- se de um contato mais direto com o trabalhador; em segundo lugar, porque também o seu saber passa a ser apropriado e manipulado pelas gerências. As novas formas de gerenciamento, neste sentido, inflexionam não apenas o conteúdo, mas o papel do que o Serviço Social historicamente desempenhou, no interior das empresas. (CESAR, 1998, p.129) .
LETRA A- CORRETA Na maioria das organizações as novas requisições feitas aos profissionais do Serviço Social na atualidade estão ligadas diretamente às estratégias de gerenciamento que buscam o aumento da qualidade e da produtividade através da formação de comportamentos que criem um "clima favorável" para que consigam atingir as metas da organização.
http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v6n1_carol.htm
A
absorver a gestão de pessoas pela descaracterização das suas funções tradicionais.
B
materializar o seu saber específico na ação direta junto ao trabalhador polivalente
C
auxiliar no alcance das metas com iniciativas mais coercitivas e menos simbólicas.
D
mediar as relações de trabalho em prol do aumento da produtividade.
E
assumir a função gerencial com a introdução dos esquemas de subcontratação.