SóProvas


ID
600001
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Tucupi Mineradora S/A concedeu, na venda realizada para a GRS Minerais Ltda., um desconto de 5% sobre o valor da duplicata, caso a GRS a pague até um determinado dia específico, antes do seu vencimento.
À luz da legislação societária vigente e das normas emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, ocorrendo o efetivo pagamento da duplicata, no dia determinado, o valor correspondente ao desconto concedido deve ser classificado na demonstração do resultado do exercício da Tucupi no grupo de

Alternativas
Comentários
  • Como trata-se de um desconto condicional concedido, não poderá fazer parte do Lucro Operacional, em decorrência disso deverá ser classificado como Despesa Financeira da empresa.
  • Ótima Questão ;)



    Mais uma informação : DESCONTOS INCONDICIONAIS são deduções da RECEITA BRUTA,

                                               já os Descontos Condicionais (FINANCEIRO) não!
  • O processo de formação do lucro começa pela venda...

    Denominamos RECEITA BRUTA  a receita decorrente da venda dos produtos e serviços que fazem parte da atividade principal da empresa. 

    Abaixo da RECEITA BRUTA vem a DEDUÇÃO DE VENDAS. São classificados nessa conta os impostos incidentes sobre o faturamento (ICMS, ISS, PIS, Cofins  etc.), as bonificações, as devoluções e os descontos concedidos incondicionalmente.

    A diferença entre RECEITA BRUTA e DEDUÇÃO DE VENDAS é chamada de RECEITA LÍQUIDA.

    A diferença entre a RECEITA LÍQUIDA e o CUSTO DE VENDAS é chamada de LUCRO BRUTO. É esse lucro que será usado para pagar as DESPESAS OPERACIONAIS. O que sobrar é LUCRO OPERACIONAL. 

    A legislação manda  que o resultado financeiro -positivo ou negativo- seja classificado em uma subconta da conta OUTRAS RECEITAS E DESPESAS OPERACIONAIS (a qual, por sua vez, é uma subconta de DESPESAS OPERACIONAIS) denominada RESULTADO FINANCEIRO LÍQUIDO. Quando a receita financeira for superior à despesa financeira, o saldo da conta RESULTADO FINANCEIRO LÍQUIDO será positivo.

    As principais DESPESAS FINANCEIRAS são:

    - juros pagos ou incorridos decorrentes de operações de empréstimo, desconto de títulos ou duplicatas;

    - descontos concedidos a clientes pelo pagamento antecipado de dívida;

    - comissões e despesas de tarifas bancárias

    Fonte: Contabilidade para não contadores