SóProvas


ID
600187
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A única demonstração contábil a ser elaborada pela entidade, sem a utilização do regime de competência, é a demonstração

Alternativas
Comentários
  • NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 1 - ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    Regime de Competência 

    22. A fim de atingir seus objetivos, as demonstrações contábeis são preparadas conforme o regime contábil de competência. Segundo esse regime, os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem (e não quando caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos) e são lançados nos registros contábeis e reportados nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referem. As demonstrações contábeis preparadas pelo regime de competência informam aos usuários não somente sobre transações passadas envolvendo o pagamento e recebimento de caixa ou outros recursos financeiros, mas também sobre obrigações de pagamento no futuro e sobre recursos que serão recebidos no futuro. Dessa forma, apresentam informações sobre transações passadas e outros eventos que sejam as mais úteis aos usuários na tomada de decisões econômicas. O regime de competência pressupõe a confrontação entre receitas e despesas que é destacada nos itens 95 e 96. 

    Na contabilidade temos dois regimes: de competência (regra) e caixa (exceção)

    A única que pode ser apresentada sem estar sob o regime de competência é a DFC - Demonstração de Fluxo de Caixa

  • 1. CONCEITO
    A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) é uma demonstração financeira obrigatória para todas as companhias abertas e para as fechadas com patrimônio líquido igual ou superior a R$ 2.000.000 na data do balanço.
    Tem como objetivo evidenciar as modificações ocorridas nas disponibilidades da companhia, em um determinado exercício financeiro.
    Como ela avalia as disponibilidades não há razão para falar-se em regime de competência, por isso a DFC utiliza-se do regime de caixa para saber o real valor disponível para a empresa.
  • CPC 26 - APRESENTAÇÃO DAS DCs


    Regime de competência


    27. A entidade deve elaborar as suas demonstrações contábeis, exceto para a demonstração dos fluxos de caixa, utilizando-se do regime de competência


    28. Quando o regime de competência é utilizado, os itens são reconhecidos como ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas (os elementos das demonstrações contábeis) quando satisfazem as definições e os critérios de reconhecimento para esses elementos contidos na Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório ContábilFinanceiro.