SóProvas


ID
600613
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Qual o método de arquivamento mais adequado para permitir a abertura de mais classes à medida que novas atividades forem surgindo?

Alternativas
Comentários
  • Letra C:

    Numérico

  • Alguém poderia explicar os outros???

    Bons estudosssssssssssssssssssssssss...
  • Preciso confessar que eu ri com esse "variadex". kkkk
  • Segue um macete:
    Não leiam  DUPLEX...
    Mas leiam "DUPLECS"
    C - DE CLASSE
    S - DE SUBCLASSE.

    Algo me diz que voce nunca mais esqueçerá...
  • Decimal -  Esse método é baseado na técnica do Sistema Decimal de Melvil Dewey, cuja classificação divide o conhecimento humano em nove classes principais e uma décima reservada para os assuntos inerentemente gerais e que não podem ser incluídos em nenhuma das outras nove classes predefinidas. Cada classe é subdividida em nove subclasses e uma décima para generalidades, e assim sucessivamente. A parte inteira do número é composta de três algarismos. A parte decimal, que é facultativa, pode ter um, dois, três ou mais algarismos. As dez primeiras divisões são denominadas classes, as dez seguintes, subclasses, e a seguir, sucessivamente, divisões, grupos, subgrupos, subseções etc. Um bom exemplo de classificação decimal pode ser encontrado na resolução nº 14 do CONARQ.
    Unitermo(ou indexação coordenada) -Vem sendo utilizada com grande êxito nos arquivos especiais e especializados. O método consiste em se atribuir a cada documento, ou grupo de documentos, um número em ordem crescente (número de registro), de acordo com sua entrada no arquivo. Sua finalidade é identificar e localizar o documento quando solicitado. Uma vez numerado, através da análise do documento são identificadas as palavras-chave ou descritores, que servirão posteriormente como chave de pesquisa.
    Variadex - Esse método é uma variação do método alfabético. Nesse método são utilizadas cores como elementos auxiliares para facilitar não só o arquivamento, como a localização de documentos. Nesse método trabalha-se com uma chave constituída de cinco cores, onde cada cor representa a segunda letra do nome de entrada e não a primeira. Dessa forma, em cada letra do alfabeto poderão existir pastas nas cinco cores da chave. Nesse método é possível reduzir a incidência de erros de arquivamento muito comuns no método alfabético.
    Duplex -Em todos os métodos ideográficos numéricos é necessária a elaboração de um índice alfabético remissivo. São portanto métodos indiretos.Classifica-se a documentação em classes correspondendo a assuntos, partindo-se do geral para o particular.Em relação ao método decimal (visto a seguir) apresenta a vantagem de permitir a abertura ilimitada de classes.
  • LETRA E 
     
    MÉTODO DUPLEX: apresenta a possibilidade ILIMITADA DE CLASSES de documentos.


    Aula do Prof. Fabrício Mariano em : www. portalava.com.br




     

  • método unitermo

    O Método Unitermo ou indexação coordenada foi desenvolvido por Mortimer Taube em princípios de 1950.O método consiste em se atribuir a cada documento, ou grupo de documentos, um número em ordem crescente, de acordo com sua entrada no arquivo.

    Esse número, denominado número de registro, controlado através de livro próprio, deve ser assinalado no documento, em lugar visível e previamente determinado.

    A finalidade deste número é identificar e localizar o documento quando solicitado.

    Uma vez numerado, procede-se à análise do documento, de onde devem ser destacados todos os elementos identificadores que servirão à pesquisa posterior: nomes, assuntos, fatos ou acontecimentos, datas, lugares, fenômenos, objetos etc.

    Fonte: Livro Arquivo: teoria e prática, Marilena Leite Paes (1997)

  • letra D.

    Deus na frente!!!!

  • GABARITO: LETRA E ! 

    TEM GENTE POSTANDO GABARITO ERRADO !

     

    Método Duplex

     

    Na classificação, procedimento que utiliza números de tantas classes quantas forem necessárias , sem o requisito de um plano previamente estabelecido; as unidades de arquivamento são divididas em grandes classes temáticas numeradas consecutivamente, podendo subdividir-se em classes subordinadas através do uso de números justapostos aos dos assuntos principais.

     

     

    fonte: http://www.arquivologiaosite.com.br/?p=667