SóProvas


ID
600664
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A Administração Pública reúne um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, ao transparecer a plenitude da função pública revestida de valores éticos universais, em seu sentido mais relevante. Julgue os itens a seguir acerca dos princípios éticos que devem nortear a Administração Pública.
I - Um servidor público, ao observar fielmente a legislação vigente para decidir sobre a aquisição de um bem patrimonial, exerceu o Princípio da Justiça e da Imparcialidade.

II - Um servidor público, ao não admitir prática de suborno ou envolvimento em atos fraudulentos, exerceu o Princípio da Lealdade.

III - Um servidor público, ao participar de atividades de qualificação profissional ofertados pela Administração Pública, visando melhorar sua valorização profissional, exerceu o Princípio da Competência e da Responsabilidade.

IV - Um servidor público, ao prestar esclarecimentos precisos e claros ao cidadão, durante o atendimento diário do seu setor de trabalho, exerceu o Princípio da Informação e da Qualidade.
A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Princípio da Justiça e Imparcialidade - tratar de forma justa e imparcial todos os cidadãos, atuando segundo rigorosos princípios de neutralidade

    Princípio da Lealdade - a
    gir de forma leal, solidária e cooperante

    Princípio da Competência e da Responsabilidade - agir de forma responsável e competente, dedicada e crítica, empenhando-se na
     valorização profissional

    Princípio da Informação e da Qualidade - prestar informações e/ou esclarecimentos de forma clara, simples, cortês e
    rápida.

    Por isso, acredito que estejam certas apenas as afirmativas III e IV. Gabarito:
      C

    http://www.isa.utl.pt/files/pub/un_apoio/PERGUNTAS_FREQUENTES_GABINETE_JURIDICO.pdf

  • Complementando a espetacular explicação da colega, os princípios éticos da adm. pública são:

    * do Serviço Público - Os funcionários encontram-se ao serviço exclusivo da comunidade e dos cidadãos, prevalecendo sempre o interesse público sobre os interesses particulares ou de grupo.

    * da Legalidade - Os funcionários actuam em conformidade com os princípios constitucionais e de acordo com a lei e o direito.

    * da Justiça e Imparcialidade - Os funcionários, no exercício da sua actividade, devem tratar de forma justa e imparcial todos os cidadãos, actuando segundo rigorosos princípios de neutralidade.

    * da Igualdade- Os funcionários não podem beneficiar ou prejudicar qualquer cidadão em função da sua ascendência, sexo, raça, língua, convicções políticas, ideológicas ou religiosas, situação económica ou condição social.

    * da Proporcionalidade - Os funcionários, no exercício da sua actividade, só podem exigir aos cidadãos o indispensável à realização da actividade administrativa.

    * da Colaboração e Boa Fé - Os funcionários, no exercício da sua actividade, devem colaborar com os cidadãos, segundo o princípio da Boa Fé, tendo em vista a realização do interesse da comunidade e fomentar a sua participação na realização da actividade administrativa.

    * da Informação e Qualidade - Os funcionários devem prestar informações e/ou esclarecimentos de forma clara, simples, cortês e rápida.

    * da Lealdade - Os funcionários, no exercício da sua actividade, devem agir de forma leal, solidária e cooperante.

    * da Integridade - Os funcionários regem-se segundo critérios de honestidade pessoal e de integridade de carácter.

    * da Competência e Responsabilidade - Os funcionários agem de forma responsável e competente, dedicada e crítica, empenhando-se na valorização profissional.

    Sendo assim, voltando à questão:

    I - O CERTO SERIA PRINCÍPIO DA LEGALIDADE
    II - O CERTO SERIA PRINCÍPIO DA INTEGRIDADE
    III - ESTÁ CERTO
    IV - ESTÁ CERTO

    Espero ter ajudado.
  • Com certeza sua informação acrescentou muito!
    Então resumindo:
    JUSTIÇA E IMPARCIALIDADE
    LEALDADE
    COMPETENCIA E RESPONSABILDIDADE
    INFORMAÇÃO E QUALIDADE
    LEGALIDADE
    SERVIÇO PUBLICO
    IGUALDADE
    PROPORCIONALIDADE
    COLABORAÇÃO E BOA-FÉ
    INTEGRIDADE
    ESSAS 10, CORRETO?
    QUANTO A INTERPRETAÇÃO, CADA UMA JÁ FALA POR SI.
    THNAKS!!!


  • Bem confusa essa questão, para mim estão todas certas...

    :(

  • Jayanne Ramos de Oliveira, como assim todas estão corretas?

    I - Um servidor público, ao observar fielmente a legislação vigente para decidir sobre a aquisição de um bem patrimonial, exerceu o Princípio da Justiça e da Imparcialidade.

    - Um servidor público pode se apossar de um patrimonio público desde quando ? Injusto e imparcial.

    II - Um servidor público, ao não admitir prática de suborno ou envolvimento em atos fraudulentos, exerceu o Princípio da Lealdade. 

    - O servidor não admitir uma prática de suborno ou um ato fraudulento vc acha mesmo que ele está sendo Fiel para a organização?

    Tudo interpretação...

  • Por favor, alguém pode me dizer onde estão esses princípios? Qual decreto? Na apostila que estudo não tem. Obrigada.

  • Princípio da Finalidade

    É dever do administrador público buscar os resultados mais práticos e eficazes. Esses resultados devem estar ligados as necessidades e aspirações do interesse do público.

    Princípio da Igualdade

    O art. 5º da CF, prevê que todos temos direitos iguais sem qualquer distinção. Para o administrador não é diferente. Ele não pode distinguir as situações. Sendo obrigado, por lei, a agir de maneira igual em situações iguais e desigual em situações desiguais.

    Princípio da Lealdade e boa-fé

    O princípio da legalidade e boa-fé, resume-se que o administrador não deve agir com malícia ou de forma astuciosa para confundir ou atrapalhar o cidadão no exercício de seus direitos. Sempre deve agir de acordo com a lei e com bom senso.

    Princípio da Motivação

    Para todas as ações dos servidores públicos, deve existir uma explicação, um fundamento de base e direito. O princípio da motivação é o que vai fundamentar todas as decisões que serão tomadas pelo agente público.

    Princípios da Razoabilidade e da Proporcionalidade

    O princípio da razoabilidade tem o objetivo de proibir o excesso, com a finalidade de evitar as restrições abusivas  ou desnecessárias realizadas pela Administração Pública. Esse princípio envolve o da proporcionalidade, assim as competências da Administração Pública devem ser feitas proporcionalmente, sendo ponderadas, segundo as normas exigidas para cumprimento da finalidade do interesse público.

  • Tudo que eu achei na internet sobre estes princípios não são de sites brasileiros, mas sim portugueses (*.pt).

    O documento fonte é: "Carta Ética – Dez princípios da Administração Pública"

  • Um servidor público, ao não admitir prática de suborno ou envolvimento em atos fraudulentos, exerceu o Princípio da Lealdade.

    O princípio exercido nesta questão é o da INTEGRIDADE, pelo fato do servidor ter sua personalidade atribuída a uma pessoa honesta e incorruptível.

  • Gabarito C

    I - Um servidor público, ao observar fielmente a legislação vigente para decidir sobre a aquisição de um bem patrimonial, exerceu o PRINCÍPIO DA LEGALIDADE.

    II - Um servidor público, ao não admitir prática de suborno ou envolvimento em atos fraudulentos, exerceu o PRINCÍPIO DA INTEGRIDADE.

    III - Um servidor público, ao participar de atividades de qualificação profissional ofertados pela Administração Pública, visando melhorar sua valorização profissional, exerceu o Princípio da Competência e da Responsabilidade.

    IV - Um servidor público, ao prestar esclarecimentos precisos e claros ao cidadão, durante o atendimento diário do seu setor de trabalho, exerceu o Princípio da Informação e da Qualidade.

  • Dez Princípios Éticos da Administração Pública

    Princípio do Serviço Público: Os funcionários encontram-se ao serviço exclusivo da comunidade e dos cidadãos, prevalecendo sempre o interesse público sobre os interesses particulares ou de grupo.

    Princípio da Integridade: Os funcionários regem-se segundo critérios de honestidade pessoal e de integridade de carácter.

    Princípio da Justiça e da Imparcialidade: Os funcionários, no exercício da sua actividade, devem tratar de forma justa e imparcial todos os cidadãos, actuando segundo rigorosos princípios de neutralidade.

    Princípio da Igualdade: Os funcionários não podem beneficiar ou prejudicar qualquer cidadão em função da sua ascendência, sexo, raça, língua, convicções políticas, ideológicas ou religiosas, situação económica ou condição social.

    Princípio da Proporcionalidade: Os funcionários, no exercício da sua actividade, só podem exigir aos cidadãos o indispensável à realização da actividade administrativa.

    Princípio da Colaboração e da Boa Fé: Os funcionários, no exercício da sua actividade, devem colaborar com os cidadãos, segundo o princípio da Boa Fé, tendo em vista a realização do interesse da comunidade e fomentar a sua participação na realização da actividade administrativa.

    Princípio da Informação e da Qualidade: Os funcionários devem prestar informações e/ou esclarecimentos de forma clara, simples, cortês e rápida.

    Princípio da Lealdade: Os funcionários, no exercício da sua actividade, devem agir de forma leal, solidária e cooperante.

    Princípio da Integridade: Os funcionários regem-se segundo critérios de honestidade pessoal e de integridade de carácter.

    Princípio da Competência e Responsabilidade: Os funcionários agem de forma responsável e competente, dedicada e crítica, empenhando-se na valorização profissional.

  • Que norma é essa???