SóProvas


ID
600871
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No procedimento licitatório, regulado pela Lei nº 8666/93, o ato mediante o qual se atribui ao vencedor o objeto licitado denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra E

    Adjudicação compulsória ao vencedor – Significa que, vencida a licitação, a Administração não poderá adjudicar outro que não o vencedor, salvo se este desistir expressamente da licitação, ou não firmar o contrato no prazo estabelecido, sem motivo justo. Neste caso deve-se aplicar as sanções previstas na Lei. A Administração não pode, também, abrir nova licitação enquanto estiver válida a adjudicação anterior.

    O direito do vencedor restringe-se à adjudicação e não à contratação, pois mesmo após a adjudicação - que é o ato de proclamar a proposta classificada em primeiro lugar - a Administração ainda poderá revogar ou anular a licitação ou, ainda, adiar a contratação em nome do interesse público.



  • Complementando...

    decorridos 60 dias , sem que a AP contrate, os licitantes ficam liberados dos compromissos assumidos, hipótese em q ñ há de se falar em sanções.

    Bons estudos! Não desanimem!
  • Alternativa "E".

    Para fins de conhecimento...  Temos o Princípio da Adjudicação Obrigatória. A adjudicação ao vencedor é OBRIGATÓRIA , salvo se este desistir expressamente do contrato ou não o firmar no prazo prefixado, a menos que comprove justo motivo.

    fUi...
  • Eh eh... Para iniciantes. EXAMINADOR DE BOM HUMOR. NÃO FILTRA  NEM OS INICIANTES..
  • Procedimento da Licitação: (resumo do resumo)
     
    Inicia-se com a instauração do Processo Administrativo, que deverá ser autuado, protocolado, enumerado, para garantia de todo interveniente. Acostada toda a documentação necessária (vide art. 38 da 8.666/93).
     
    Depois cria o EDITAL, onde são editadas as regras da licitação – um ato vinculado que não pode ser desrespeitado (vide art. 40 e 41). EM caso de modificação do edital a Administração deve divulgar as mesmas pela mesma forma que deu ao texto original, e depois reabrir o prazo estabelecido no início, SALVO quando a modificação não afetar a formulação da proposta.
     
    HABILITAÇÂO – Verifica a aptidão dos candidatos, as exigências de qualificação técnica, econômica para garantia do cumprimento (art. 37, XXI)
     
    PROCEDIMENTO SELETIVO – ocorre em ato público, com descrição de todos os fatos ocorridos, rubricados por todos os licitantes presentes.  Depois faz-se o julgamento da proposta.
     
    HOMOLOGAÇÂO – analisa a validade e correção do procedimento, para homologar ou não. Procedente, é confirmada a validade da licitação e o interesse da Administração em satisfazer o objeto do contrato.
     
    ADJUDICAÇÃO – ato pelo qual a Administração atribui ao vencedor a atividade/objeto da futura contratação.

    (Baseado no livro do José Dos S. Carvalho Filho - 2008)
  • CUIDADO! A sequencia de fases na licitaçao nao é a mesma para todas as modalidades! No pregao, por exemplo, as fases de aceitaçao e habilitaçao sao invertidas em relaçao ao previsto nas modalidades da lei 8666/93, o mesmo ocorrendo com as fases de adjudicaçao e homologaçao. A sequencia é: aceitaçao-habilitação-adjudicação-homologação (ato final a ser realizado pela autoridade superior).

    Tambem há previsao de inversao de fases na lei de concessoes e permissoes de serviços publicos e ja foi cobrado em prova. Fiquem atentos!


    Bons estudos a todos e que Deus nos abençoe.

  • Adjudicação - Significado

     
    Adjudicação é o ato judicial mediante o qual se declara e se estabelece que a propriedade de uma coisa (bem móvel ou bem imóvel) se transfere de seu primitivo dono (transmitente) para o credor (adquirente), que então assume sobre a mesma todos os direitos de domínio e posse inerentes a toda e qualquer alienação.
     
    Também pode ser usado para descrever a última fase do processo de licitação, na seara administrativa, que nada mais é do que o ato que dá a expectativa de direito ao vencedor da licitação, ficando o Estado obrigado a contratar exclusivamente com aquele. O Estado poderá não firmar o contrato administrativo, porém, se o fizer, terá de ser com licitado.


  • Sucesso a todos!!!
  • HOMOLOGAÇÃO - CONTROLE DE LEGALIDADE DO PROCEDIMENTO LICITATÓRIO


    ADJUDICAÇÃO - ATO PELO QUAL SE ATRIBUI AO VENCEDOR O OBJETO DA LICITAÇÃO ≠ CELEBRAÇÃO DO CONTRATO

  • Letra E