SóProvas


ID
601129
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quanto às normas concernentes do Conselho Federal de Contabilidade - Resolução CFC NBC TA 200 - Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria - é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 200

    5. Como base para a opinião do auditor, as NBC TAs exigem que ele obtenha segurança
    razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro. Asseguração razoável é um nível elevado de segurança. Esse nível é conseguido quando o auditor obtém evidência de auditoria apropriada e suficiente para reduzir a um nível aceitavelmente baixo o risco de auditoria (isto é, o risco de que o auditor expresse uma opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante). Contudo, asseguração razoável não é um nível absoluto de segurança porque há limitações inerentes em uma auditoria, as quais resultam do fato de que a maioria das evidências de auditoria em que o auditor baseia suas conclusões e sua opinião, é persuasiva e não conclusiva.

    Logo, alternativa "D".

  • item D está correto.
    Porém, embora a redação não seja das melhores, o item E me parece correto. 

    A32.          O risco de auditoria é uma função dos riscos de
    distorção relevante e do risco de detecção.A avaliação dos riscos baseia-se em procedimentos de auditoria para a obtenção de informações necessárias para essa finalidade e evidências obtidas ao longo de toda a auditoria. A avaliação dos riscos é antes uma questão de julgamento profissional que uma questão passível de mensuração precisa.
  • Quando a alternativa E, de acordo com a NBC TA-200:

    A33. Para fins das NBC TAs, o risco de auditoria não inclui o risco de que o auditor possa expressar uma opinião de que as demonstrações contábeis contêm distorção relevante quando esse não é o caso. Esse risco geralmente é insignificante. Além disso, o risco de auditoria é um termo técnico relacionado ao processo de auditoria; ele não se refere aos riscos de negócio do auditor, tais como perda decorrente de litígio, publicidade adversa ou outros eventos surgidos em conexão com a auditoria das demonstrações contábeis.

    Portanto, a alternativa está realmente errada.


     

  • Amigos,
    Creio que a questão tem duas respostas:

    De acordo com a NBC TA 200
    "(c)  Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria 
    inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção 
    relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante 
    e do risco de detecção. "

    É exatamente o que diz a letra E.

    O gabarito tem resposta dupla e a questão é totalmente passível de recurso.
     
  • o risco de auditoria é apenas um : risco de uma opiniao inadequada sobre dc's que contenham distorcoes relevantes, ou seja ,dizer que ela esta ok quando e o caso é  de parecer com ressalva
  • CUIDADO COM PEGADINHA!!!!


    • Para fins das NBC TA'S, o risco de auditoria nao inclui o risco de que o auditor possa expressar uma opiniao de que as demonstrações contabeis contem distorção relevante quando esse nao é o caso. Esse risco geralmente é insignificante
    • (Emitir opiniao inadequada sobre demonstrações SEM distorções relevantes).

      fonte: Lucas Salvetti
      site 
      euvoupassar.com.br
  • Quanto a alternativa (C) 

    A avaliação dos riscos é antes uma questão de Julgamento Profissional do que uma questão passível de Mensuração precisa.

     

    Vamos chegar lá