SóProvas


ID
601147
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Escolha a aternativa cujas palavras completam correta e adequadamente as lacunas do período que segue.

De acordo com as Normas de Auditoria do TCU (NAT), a auditoria de regularidade é instrumento de fiscalização utilizado para examinar a _________ e a ___________ dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua jurisdição, quanto ao aspecto contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial:

Alternativas
Comentários
  • Esse é o conceito exato que consta para auditoria de regularidade na classificação das auditorias das NAT:
    Auditorias de regularidade, que objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quantos aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis. 

    Os demais aspectos - economicidade, eficiência, eficácia e efetividade - são objeto de exame das auditorias operacionais.
  • Operacional (4 E --> (E)ficácia, (E)ficiência, (E)fetividade, (E)conomicidade; assim todas as alternativas com EXCEÇÃO da letra (D) - gabarito, seriam excluídas.

    Bons estudos.

  • As NAT classificam as auditorias em dois tipos: as auditorias de regularidade e as auditorias operacionais. 

    • Auditorias de regularidade, que objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis. 

    • Auditorias operacionais, que objetivam examinar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública. 

    Assim, a auditoria de regularidade visa examinar a legalidade e a legitimidade.

    Resposta: D