SóProvas


ID
601207
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Controle Externo
Assuntos

Acerca do controle na Administração Pública brasileira, é correto dizer que

Alternativas
Comentários
  • A) Dispõe a CF/88 que estará a cargo do Congresso Nacional, com o auxílio do TCU (controle externo) e pelo controle interno de cada poder.
    B) Pode, pelo controle interno;
    C) O poder judiciário tem que agir de ofício;
    D) De ofício ou por iniciativa do TC. Art. 71 inciso IV;
    E) Correta (um dos tipos de controle exercido pelo cidadão é a ação popular CF/88 art. 5o. inciso LXXIII).
  • GABARITO E. 
    aRT. 5º, LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
  • Controles exercidos sobre a Adminstração Pública quanto à extensão (sobre questões financeiras, orçamentárias, contábeis, operacionais e patrimoniais):

    - Controle interno: todo aquele realizado pelo órgão ou entidade no âmbito de de sua própria estrutura (são exemplos disso o controle ministerial sobre os departamentos que o compõem e o controle das Corregedorias, no Poder Judiciário);
    - Controle externo: é aquele exercido por órgão estranho à Administração responsável pelo ato controlado, conforme a Constituição da República, esse controle é atividade típica do Poder Legislativo que o exercerá com o auxílio do Tribunal de Contas;
    - Controle externo popular ou direto: é a forma de controle dos atos administrativos pelos cidadãos que poderão questionar a legalidade ou pugnar pela validade dos atos por meio de Ação Popular. Esse controle é incentivado, por exemplo, pela obrigatoriedade de audiência pública para discussão do PPA e de licitações de grande porte ou de relevante interesse social.
  • O erro da alternativa C está em dizer que "pode ser" ao invés de "deve ser"? É isso mesmo?

  • O judciário nunca age de ofício, ele sempre tem que ser provocado. E mesmo assim ele faz o controle da legalidade dos atos cometidos anulando-os se houver ilegalidade.