-
O sistema de Auditoria-Geral ou Controladoria-Geral é utilizado no Reino Unido (National Audit Office), nos Estados Unidos (Government Accountability Office) e no Canadá (Office of the Auditor General).
Lembrando que os países anglo-saxônicos são os países do continente americano que tem como principal idioma o ingles e que também possuam laços históricos, étnicos, linguísticos e culturais com o Reino Unido.
Fiquem com Deus!
-
Se caracterizam por serem um controle de caráter opinatino ou consultivo, sem disporem de poderes jurisdicionais ou coercitivos. Suas manifestações são por meio de pareceres ou recomendações e são ,conforme afirma a questão, monocráticas
Os TC são colegiados e possuem poder sancionatório e coercitivo.
Até.
-
Ombudsman [ombudsman]1 é um profissional contratado por um órgão, instituição ou empresa com a função de receber críticas, sugestões e reclamações de usuários e consumidores, devendo agir de forma imparcial no sentido de mediar conflitos entre as partes envolvidas (no caso, a empresa e seus consumidores).
A palavra passou às línguas modernas através do sueco ombudsman, que significa "representante do povo". De fato, em 1809, surgiram na Suécia normas legais que criaram o cargo de "agente parlamentar de justiça" para limitar os poderes do rei.
Atualmente, o termo é usado tanto no âmbito privado como público para designar um elo imparcial entre uma instituição e sua comunidade de usuários.
Nos países de língua portuguesa, as palavras "ouvidor" e "provedor" (bem como "ouvidoria" e "provedoria") são mais utilizadas como substitutas ao nome estrangeiro (por exemplo, em empresas estatais brasileiras como a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, instituições financeiras como o Banco do Brasil ou portuguesas como aRádio e Televisão de Portugal).
Na Espanha, usa-se o termo "Defensor do Povo"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ombudsman
-
Aos não assinantes,
GABARITO: B
-
Gab. B
Diferenças entre as Controladorias e as Cortes de Contas
CONTROLADORIAS
- Decisões monocráticas
- Recomendações sem caráter coercitivo
- Mandatos dos titulares
- Função fiscalizadora
O sistema de Auditoria Geral, em muitos países chamada de Controladoria Geral, caracteriza-se por ser, usualmente, um controle de caráter essencialmente opinativo ou consultivo, sem dispor de poderes jurisdicionais e coercitivos. Suas manifestações adotam a forma de pareceres ou recomendações e são subscritas de forma monocrática ou singular pelo Auditor ou Controlador Geral, nomeado pelo Parlamento, para um mandato previamente fixado. Adotado geralmente por países anglo-saxônicos (Reino Unido, Estados Unidos, Irlanda)
CORTES DE CONTAS
- Decisões colegiada
- Poder sancionatório
- Mandatos ou Vitaliciedade dos Membros
- Função fiscalizadora e jurisdicional
As duas características marcantes do sistema de Tribunal de Contas são o caráter colegiado de suas decisões e o seu poder coercitivo de impor sanções, pecuniárias ou não. Geralmente adotados por países latinos e germânicos (França, Itália, Bélgica, Romênia; Alemanha; Áustria)
Fonte adaptada: LIMA, Luiz Henrique. Controle Externo – Teoria e jurisprudência para os Tribunais de Contas. 7. ed. São Paulo: Editora Método, 2018;