SóProvas


ID
601225
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Controle Externo
Assuntos

Acerca da eficácia da decisão do Tribunal de Contas que impute débito ou multa, é correto dizer que

Alternativas
Comentários
  • CF/88 art. 71 "§ 3º - As decisões do Tribunal de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo"
  • Ressalte-se que a competência para a execução desses títulos não é do TCU. Nos casos de débitos, a competência é da AGU ou das procuradorias das entidades da administração indireta, conforme o caso. No caso de multas, a competência será sempre da AGU na órbita federal.
  • As decisões do TCU de que resulte imputação de débito ou multasomente essas! - terão eficácia de título executivo (CF, art. 71, §3º; LO/TCU, art. 19, 23, III, “b” e 24).


    No geral, título executivo é um documento constituído no âmbito do Poder Judiciário que representa uma dívida líquida e certa, permitindo ao seu titular propor a correspondente ação executiva para fins de cobrança. No caso de decisões do Tribunal de Contas de que resulte imputação de débito e/ou multa, a discussão judicial torna-se desnecessária, pois a própria decisão do Tribunal já tem essa eficácia de título executivo. Assim, caso o responsável não comprove o recolhimento do débito e/ou multa no prazo determinado ou não apresente recurso com efeito suspensivo contra a decisão do Tribunal, não há necessidade de se rediscutir, no âmbito do Judiciário.


    fonte: Estratégia Concursos - Prof. Erick Alves

  • As decisões do Tribunal de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo.