SóProvas


ID
601558
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
DPE-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Márcio Spaghet, italiano residente no Brasil há mais de 15 (quinze) anos ininterruptos e sem condenação criminal, requereu a nacionalidade brasileira. Nesse caso:

Alternativas
Comentários
  • Primeiro: o referido estrangeiro terá seu status de brasileiro naturalizado reconhecido, pois de acordo com o art. 12, II, b, da CF, são brasileiros naturalizados "os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de 15 anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira".

    Segundo, de acordo com o parágrado 3º do art. 12, da CF, "são privativos de brasileiro nato os cargos:
    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;
    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;
    III - de Presidente do Senado Federal;
    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;
    V - da carreira diplomática;
    VI - de Oficial das Forças Armadas;
    VII - de Ministro de Estado da Defesa".

    Veja que não se inclui no rol do dispositivo o cargo de Senador da República.

    Portanto o item corredo é o item e.
     

  • a) terá seu status de brasileiro naturalizado reconhecido e não poderá ser Ministro do Supremo Tribunal Federal. (Art. 12, parágrafo 3º, IV CF)

    b) não terá o seu status de brasileiro naturalizado reconhecido em função da inexistência de reciprocidade por parte do governo italiano

    c) terá seu status de brasileiro naturalizado reconhecido e não poderá seguir carreira diplomática e, assim, tornar-se embaixador do Brasil na Itália. (Art. 12, parágrafo 3º, V CF)

    d) não terá o seu status de brasileiro naturalizado reconhecido, pois, não obstante a existência de tratado de reciprocidade, no caso dos estrangeiros, o prazo de residência mínima é de 20 (vinte) anos ininterruptos.

    e) terá seu status de brasileiro naturalizado reconhecido e poderá ser eleito Senador da República. (Ser eleito Senador ou Deputado Federal, Estadual e distrital pode, só não pode ser Presidente das duas Casas. (Art. 12, parágrafo 3º, II e III CF)
  • Só para complementar, essa naturalização é denominada de EXTRAORDINÁRIA.
    Inclusive é a mais usada, tendo em vista que o STF entende que ela não depende de critérios discricionários dos julgadores, e sim, um direito líquido e certo de quem já reside há 15 anos no Brasil e não tem nenhuma condenação recaindo sobre si.

    Bons estudos!
  • Esse senso de humor de algumas bancas é ótimo quando você, tenso, tenta resolver uma prova que pode ou não definir o rumo de sua vida: Márcio Spaghet, italiano....rs.... muito bom....
  • Inclusive já houve senadora de nacionalidade portuguesa no parlamento brasileiro...
  • A Constituição brasileira prevê em seu art. 12, § 3º , que são privativos de brasileiro nato os cargos: I - de Presidente e Vice-Presidente da República; II - de Presidente da Câmara dos Deputados; III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomática; VI - de oficial das Forças Armadas; VII - de Ministro de Estado da Defesa. O art. 12, II, “b”, da CF/88, estabelece que são brasileiros naturalizados os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. Portanto, correta a alternativa E.


    RESPOSTA: Letra E


  • Márcio Spaghet será considerado Brasileiro Naturalizado, na chamada naturalização extraordinária. Importante lembrar que a naturalização sempre dependerá de requerimento do estrangeiro, não existindo mais previsão para a naturalização automática, como a grande naturalização que ocorreu no governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca (1889-1891). Na naturalização extraordinária, conforme o caso da questão, o Estado Brasileiro é obrigado a conceder a naturalização após preenchido os requisitos. A concessão da naturalização, portanto, é um ato vinculado.

    Já que é naturalizado, não poderá ocupar os cargos pertencentes exclusivamente aos natos:

    São privativos dos natos:  MP3.COM.DEFESA!

    O povo geralmente não coloca DEFESA no mnemônico, mas achei por bem colocá-lo, haja em vista a grande incidência de dúvida quanto ao Ministro da Justiça ou Ministro das Relações Exteriores serem natos. Assim, fixaremos mais rapidamente! 


    Ministros do STF

    Presidente da República e Vice-Presidente

    Presidente da Câmara

    Presidente do Senado

    Carreira Diplomática

    Oficiais das Forças Armadas

    Ministro da DEFESA 


    Assim, poderá ocupar o cargo de Senador. Só não poderia, se fosse para a Presidência do Senado.

    Alternativa E


    Abs!