SóProvas


ID
602071
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

A duplicata, regulamentada pela Lei nº 5.474/68, é um título de crédito emitido, facultativamente, pelo empresário com base em fatura representativa de compra e venda ou de prestação de serviços. Assinale a alternativa correta sobre o tema.

Alternativas
Comentários
  •          LETRA CORRETA "E"


           B) A duplicata é um título de crédito causal, sua origem deriva de um contrato de compra e venda mercantil ou de prestação de serviço

           C) via de regra, para ser cobrada a duplicata é necessário o aceite do devedor

           D) o crime de duplicata simulada admite apenas a modalidade dolosa.

           E) Art. 172 - Emitir fatura, duplicata ou nota de venda que não corresponda à mercadoria vendida, em quantidade ou qualidade, ou ao serviço prestado.

            Parágrafo único. Nas mesmas penas incorrerá aquêle que falsificar ou adulterar a escrituração do Livro de Registro de Duplicatas.

  • a) 
    "A duplicata, regulamentada pela Lei 5.474/68, é um título de crédito causal, facultativamente emitido pelo empresário com base em fatura representativa de compra e venda".

    "Por outros termos, é um saque representativo de um negócio preexistente. Não é possível, pois, emissão de duplicata com base em contrato de compra e venda para entrega futura".

    (...)

    "A duplicata é um título causal. Portanto, sua regularidade está diretamente vinculada ao negócio subjacente".

    (FAZZIO JÚNIOR, Waldo, Manual de Direito Comercial, 5ª ed., São Paulo: Atlas, 2005, p. 463/464).

  • Não existe resposta correta. A letra E estaria correta se a pena aplicada fosse de 01 à 05 anos, conforme Lei 5.478 de 25/07/68 - Art 26.
  • QUESTÃO CORRETA, COLEGA: 

    A lei que alterou a tipificação desse crime é de 27/12/1990,  vejamos: 

            Duplicata simulada

            Art. 172 - Emitir fatura, duplicata ou nota de venda que não corresponda à mercadoria vendida, em quantidade ou qualidade, ou ao serviço prestado. (Redação dada pela Lei nº 8.137, de 27.12.1990)

            Pena - detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.  (Redação dada pela Lei nº 8.137, de 27.12.1990)

            Parágrafo único. Nas mesmas penas incorrerá aquêle que falsificar ou adulterar a escrituração do Livro de Registro de Duplicatas. (Incluído pela Lei nº 5.474. de 1968)

  • A letra A está errada em função do art. 1º da LD dizer:

    "... com prazo não inferior a 30 dias contado da data da entrega ou despacho das mercadorias, o vendedor extrairá a respectiva fatura para apresentação ao comprador. "

    Desse modo, se é necessário extrair a fatura após a entrega ou despacho das mercadorias; não teria como extrair a duplicata em um contrato para entrega futura tendo em vista que esta procede da fatura ( art.2° da LD ).
  • FORA do conteudo do edital EDITAL NORMATIVO No 1/2010 – SEPLAG/PGDF.

    Nao tem no edital: Lei 5474 nem CP.