Gatekeeping é um conceito jornalístico para edição. Gate keeper é aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios.
Gatekeeper também pode ser entendido como o "porteiro" da redação. É aquela pessoa que é responsável pelo filtragem da notícia, ou seja, ela vai definir, de acordo com critérios editoriais, o que vai ser veiculado. Com a efervescência e até um certo modismo da prática do jornalismo colaborativo, a função do gatekeeper tem sofrido alterações. A audiência cada vez menos passiva e mais participativa deixa a figura do mesmo menos centralizada, mas sem perder a importância na estrutura da construção da notícia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_comunica%C3%A7%C3%A3o
Resposta: letra "d".
Ainda muito recentes, as Teorias da segunda fase dividem-se em três: Teoria do Agendamento, Gatekeeper e Newsmaking.
A Teoria do Agendamento estuda a capacidade que os meios de comunicação possuem de enfatizar algum tema, estuda a importância que a mídia tem ao aproximar o indivíduo de uma realidade distante da sua.
Já a teoria da comunicação chamada Gatekeeper (Guardião do Portão) estuda as características que levam uma mensagem a ser ou não divulgada na mídia, dependendo de cada veículo e seus pressupostos particulares como relevância, influência, confiabilidade, contexto político-social e até mesmo política empresarial. Diante de um grande fluxo de informações, o gatekeeper vai selecionar o que pode ser realmente aproveitado.
Por fim, o Newsmaking (Teoria Construtivista) , que é um aperfeiçoamento do Gatekeeper, estuda com maior minúcia o trabalho dos profissionais de mídia, na industrialização das informações cedidas pela realidade, ou seja, a transformação da informação em notícia. A Teoria do Newsmaking é aquela cujo âmbito jornalístico encontra-se na produção própria da notícia.
A Teoria do Newsmaking está ligada diretamente à noticiabilidade, aos valores-notícia, aos constrangimentos organizacionais, à construção da audiência e às rotinas de produção da notícia em si mesma. A perspectiva da teoria é construtivista e rejeita a teoria do espelho, pois segundo ela, a realidade não é refletida, mas construída pelas técnicas redacionais e o ambiente com todos os elementos adequados à elaboração e à produção das notícias.
http://www.infoescola.com/comunicacao/teorias-da-comunicacao/
http://literacomunicq.blogspot.com.br/2010/04/teoria-do-newsmaking.html