As competências essenciais são o diferencial da organização.
Para Hamel e Prahalad, todas as organizações possuem competências organizacionais. As competências no nível da organização podem ser sistemas, recursos, estratégias e processos organizacionais. É algo diferente, portanto, das competências individuais, que são conhecimentos, habilidades e atitudes de indivíduso.
Algumas competências organizacionais destacam-se: são o “coração da empresa”, as “core competences”, as competências essenciais.
Elas se caracterizam por três fatores:
• oferecem produtos e serviços diferenciados aos consumidores;
• são difíceis de serem imitadas pelas empresas/organizações concorrentes;
• dão acesso a nichos do mercado.
Gabarito: C
Bons estudos
AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS ESTÃO VOLTADAS PARA A ORGANIZAÇÃO E PARA O AMBIENTE NO QUAL ESTÁ INSERIDA, SÃO COMPETÊNCIAS PERCEBIDAS PELOS CLIENTES, TIDAS COMO DIFERENTES NO MERCADO; GERANDO, PORTANTO, VANTAGEM COMPETITIVA.
OUTRAS QUESTÕES PARA MELHOR COMPREENSÃO:
CESPE: Competências essenciais da organização, são responsáveis pela atuação da empresa no mercado, estimulando a construção de um diferencial competitivo baseado nas especialidades e especificidades de cada organização.(CERTO)
CESPE: É pressuposto da gestão por competências que as organizações, para se tornarem competitivas, tenham como foco as competências essenciais ao seu negócio, tanto em seus processos produtivos quanto nas relações com seus recursos humanos. (CERTO)
CESPE: Competências essenciais de uma organização são aquelas que a diferenciam de seus concorrentes e clientes. Constituem a razão de sua sobrevivência e devem ser desempenhadas em todas as áreas, por grupos e pessoas da organização, embora em níveis diferenciados. (CERTO)
GABARITO CERTO