-
SOBRE AMPLITUDE DE CONTROLE...
“Amplitude de controle, também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada.
A medida que uma pessoa sobre numa estrutura organizacional, sua amplitude de controle torna-se menor.
No mesmo nível hierárquico, haverá considerável variação na amplitude de controle, pois existe relação entre amplitude de controle e níveis hierárquicos, quanto maior o número de subordinados por chefe, menor será o número de níveis hierárquicos e vice-versa. "
-
CORRETA
De acordo com RENNÓ, a estrutura organizacional é o modo como o órgão público divide o trabalho e as responsabilidade, além da maneira como coordena todos os esforços realizados.
CESPE: " A estrutura de uma organização é definida por sua composição hierárquica, sua departamentalização e seus sistemas de comunicação, coordenação e integração. C "
-
CORRETO! deve descrever relações formais de hierarquia (SE É BASEADA NA CENTRALIZAÇÃO OU NA DESCENTRALIZAÇÃO) e amplitude de controle (SE POSSUI UMA AMPLITUDE LARGA OU UMA AMPLITUDE ESTREIRA - neste caso, consequentemente afetará a cadeia de comando, pois estão correlacionadas).
GABARITO CERTO
-
Pensei que o responsável por isso fosse o organograma. ..
Força, foco e fé que dá certo!
-
Organograma divide as tarefas e ilustra a hierarquia entre as pessoas.
-
Fiquei com o pé atrás por causa da palavra "formais", pois a estrutura organizacional considera aspectos formais e informais, porém, no organograma, são representados apenas os aspectos formais.