SóProvas


ID
60283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa pública em processo de reestruturação
elaborou um documento contendo um desenho gráfico que mostra
a disposição de cada integrante da empresa e sua vinculação a
uma área específica. Nesse documento, ficou evidente que a
autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que
existe uma integração entre as diversas áreas funcionais.

Acerca dessa situação e à luz dos fundamentos, escolas e
metodologias de estruturas organizacionais, julgue os itens a
seguir.

A estrutura organizacional descrita no documento do caso em questão é a estrutura matricial.

Alternativas
Comentários
  • Estrutura matricial é uma estrutura mista, combinando dois tipos de departamentalização(geralmente funcional + produto/serviço/processo/área geográfica). Nela, cada departamento segue a orientação de dois gerentessimultaneamente.
  • A estrurura matricial combina as duas formas de departamentalização: funcional e produtos (projeto) é uma estrutura híbrida, cada departamentalização tem dupla subordinação seu objetivo é ser mais ágil, flexível às mudanças, ela é utilizada pelas grandes organizações, afinal, está ligada a inovação e flexibilidade. Devido a sua dupla subordinação acarreta conflitos enfraquece a unidade de comando e a coordenação vertical, ela impõe uma nova cultura organizacional.
  • Gente, por favor, alguém sabe explicar melhor, pois fiquei confusa com a frase: "ficou evidente que a
    autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que
    existe uma integração entre as diversas áreas funcionais".
    Não teria que falar em autoridade dual?????????????
  • Correto, exemplo de uma Estrutura matricial que junta a estrutura por função e por Projetos:



  • Fernanda, existem 8 tipos de departamentos:
    - departamentalização por quantidade; - departamentalização funcional; - departamentalização territorial (ou geográfica); - departamentalização por produtos (ou serviços); - departamentalização por clientes; - departamentalização por projeto; - departamentalização matricial; - departamentalização mista.   DEPARTAMENTALIZAÇÃO MATRICIAL: Baseia-se na sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa. Geralmente, esta sobreposição se refere à fusão entre a estrutura funcional e a estrutura por projetos. A departamentalização matricial não leva em consideração o princípio clássico de unidade de comando estabelecido por Henry Fayol, LOGO, existe uma integração entre as diversas áreas funcionais.
  • A Departamentalização Matricial é uma forma intermediária entre os tipos de Departamentalização funcional e por projetos ou , em alguns casos, funcional e por produtos e serviços. Mantém-se a estrutura funcional para as atividades cotidianas, somando com a possibilidade de um líder de um projeto aprimorar sua rede de contato com sua equipe de trabalho. Possui como desvantagem a dupla subordinação e como vantagem maior aprimoramento técnico da equipe de trabalho, maior especialização das atividades desenvolvidas, melhor atendimento aos clientes do projeto e maior cumprimento de prazos e do orçamento.

  • A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional e uma horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.

  • Estrutura matricial - Função e por projeto.

    - departamentalização por quantidade; - departamentalização funcional; - departamentalização territorial (ou geográfica); - departamentalização por produtos (ou serviços); - departamentalização por clientes; - departamentalização por projeto; - departamentalização matricial; - departamentalização mista.  DEPARTAMENTALIZAÇÃO MATRICIAL: Baseia-se na sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa. Geralmente, esta sobreposição se refere à fusão entre a estrutura funcional e a estrutura por projetos. A departamentalização matricial não leva em consideração o princípio clássico de unidade de comando estabelecido por Henry Fayol, LOGO, existe uma integração entre as diversas áreas funcionais.

  • A estrutura matricial, também chamada de mista ou híbrida é a combinação de duas formas de departamentalização a funcional com a departamentalização de produto ou projeto - na mesma estrutura organizacional.

    Possui um esquema participativo e flexível, pois depende da colaboração das pessoas envolvidas e enfatiza o interrelacionamento de especialidades. A estrutura funcional enfatiza a especialização, mas não enfatiza o negócio, enquanto a estrutura de produto/projeto enfatiza o negócio, mas não enfatiza a especialização de funções.

    O desenho matricial permite satisfazer duas necessidades da organização: especialização e coordenação.

    Nas palavras de Vasconcellos (1989, p. 51) quando duas ou mais formas de estrutura são utilizadas simultaneamente sobre os membros de uma organização, a estrutura resultante chama-se matricial. Um aspecto particular da estrutura matricial é a dupla ou múltipla subordinação. Um determinado especialista responde simultaneamente a um gerente funcional e a um gerente de projetos, por exemplo.

    Maximiano (1986, p. 168), neste modelo ideal, o especialista tem compromissos funcionais em seu departamento e ao mesmo tempo está envolvido em um ou mais projetos, ou seja, cada departamento oferece, por meio de seus especialistas, determinada contribuição técnica para a realização dos projetos. Estes especialistas, portanto, ficam numa posição de dupla subordinação: estão subordinados ao gerente de seu departamento e, simultaneamente, ao coordenador do projeto.

    Para Cury (2010), as características da estrutura matricial são: ser multidimensional; permanente; adaptativa, portanto, flexível; resultado da combinação da clássica estrutura vertical funcional tradicional com uma estrutura horizontal de coordenadores de projetos/produtos; e trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores.

     

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 3

  • A estrutura matricial é HÍBRIDA, geralmente com as seguintes combinações:

     

    FUNCIONAL + PROJETOS

    FUNCIONAL + PROCESSOS

    PROCESSOS + PROJETOS

  • ...nesse documento, ficou evidente que a autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que existe uma integração entre as diversas áreas funcionais. Resolução: Pegue dois tipos de departamentalização (a banca considerou ser a mesma coisa de estrutura organizacional, neste caso), misture e, opa: você tem uma departamentalização matricial. Geralmente, esta mistura é feita entre a departamentalização funcional e alguma outra (no caso da questão: por projetos). Gabarito: certo.

    Créditos: Esquemaria

  • GABARITO: CERTO

    ACRESCENTANDO:

    A estrutura matricial pode ser chamada também estrutura ou organização em grade ou ainda matricial funcional. Ela é composta por duas departamentalizações, uma funcional e uma de projetos, ou produtos ou processos. Neste caso, o gerenciamento fica dividido entre gerências funcionais e gerências de projetos, buscando a ação integrada para a realização dos objetivos empresariais (Vasconcelos ft Hemsley, 1986). A estrutura matricial é multidimensional. Trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores. Para isso combina a clássica estrutura vertical funcional com outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal: a dos projetos, produtos ou processos.

     

    FONTE: ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - Giovanna Carranza