SóProvas


ID
60331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que versam sobre mercado de trabalho e
sobre a complexidade e multirreferencialidade nos processos de
formação profissional.

O desemprego estrutural, vivenciado no setor industrial do Brasil, pode ser caracterizado como desemprego cíclico.

Alternativas
Comentários
  • A) Desemprego NaturalDesemprego Estrutural - tecnologia, crescimento, setor industrialDesemprego Conjuntural - variação cíclica da economia, a cada 3 anosDesemprego Conjuntural Cíclica - crises passageirasB) Desemprego Friccionalperíodo de transição de um trabalho para outro trabalho
  • Só organizando as idéias do amigo abaixo:

    1) Desemprego Natural
    1.1. Desemprego Estrutural - tecnologia, crescimento, setor industrial
    1.2. Desemprego Conjuntural - variação cíclica da economia, a cada 3 anos
    1.2.1. Desemprego Conjuntural Cíclica - crises passageiras

    2) Desemprego Friccional - período de transição de um trabalho para outro trabalho
  • Errado

    O desemprego estrutural ocorre, em poucas palavras, quando o número de desempregados é maior que a oferta de vagas no mercado. É o mais grave dos tipos de desemprego, sobretudo por ser permanente (e não cíclico, que é o caso do desemprego conjuntural, que passa por fases).
  • O desemprego estrutural verifica-se quando o número de desempregados é superior ao número de colaboradores que o mercado quer contratar e esse excesso de oferta de trabalhadores não é temporário. Na maior parte dos mercados , o excesso de oferta de um bem levaria a uma descida do seu preço (neste caso salário), que faria aumentar a quantidade procurada e eliminaria o excesso de oferta inicial. Assim, o desemprego estrutural ocorre, porque existem fatores que impedem as variações dos preços, como por exemplo, a existência de um salário mínimo e legislação laboral que impede a flexibilidade de salários.

    O desemprego estrutural resulta das mudanças da estrutura da economia. Estas provocam desajustamentos no emprego da mão-de-obra, assim como alterações na composição da economia associada ao desenvolvimento. Existem duas causas para este tipo de desemprego: insuficiência da procura de bens e de serviços e insuficiência de investimento em torno da combinação de fatores produtivos desfavoravéis. Esse tipo de desemprego é mais comum em países desenvolvidos devido à grande mecanização das indústrias, reduzindo os postos de trabalho.

    O desemprego causado pelas novas tecnologias, como a robótica e a informática, recebe o nome de desemprego estrutural. Ele não é resultado de uma crise econômica, e sim das novas formas de organização do trabalho e da produção. Tanto os países ricos quanto os pobres são afetados pelo desemprego estrutural, um dos graves problemas de nossos dias.

    Os principais setores atingidos pelo desemprego estrutural são: Agricultura, prestação de serviços e indústria. (wikipedia)