SóProvas


ID
604312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item que se segue, referente a organizações, sistemas
e métodos.

O modelo matricial é um tipo de estrutura resultante da integração de dois tipos de organogramas: o modelo tradicional de estrutura funcional e o modelo de estrutura organizado por projeto.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA. Questão literal da definição de modelo matricial.

        A estrutura matricial é multidimensional, maximizando as virtudes e minimizando os defeitos de outras estruturas mais tradicionais. Para isso combina a clássica estrutura vertical  funcional, com outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal: a dos 
    projetos.
     
       As unidades de trabalho são os projetos. Os órgãos permanentes (funcionais) atuam como prestadores de serviços nos projetos. A organização de cada projeto é temporária. Maior versatilidade e otimização dos recursos humanos. Dentre as suas principais vantagens temos o equilíbrio dos objetivos, a coordenação entre os setores funcionais e a visão total do projeto através do coordenador (gerente do projeto).
     
       Seu maior defeito é que o pessoal envolvido venha a ter dois chefes: verticalmente, tem as ordens de seu chefe de departamento funcional; horizontalmente, as ordens do coordenador ou gerentes do projeto. Em uma situação de conflito, poderá haver problemas.
  • é a mesma coisa de modelo misto!!!!
  • O modelo matricial é um tipo de estrutura resultante da integração de dois tipos de organogramas: o modelo tradicional de estrutura funcional e o modelo de estrutura organizado por projeto.
     


    Para quem estudou chiavenato, amaru, robbins, não falam de matricial como a interação de dois tipos de organogramas, porém, revendo um livro de OSM, esta técnica chama-se organogramação. Portanto, correta a afirmativa.

    Adm. Júlio

  • Matricial: essa estrutura fica no meio do caminho entre a funcional e ade projetos, Considerada uma estrutura híbrida, é comumente utilizada quando há grande número de projetos ocorrendo ao mesmo tempo. É muito comum em empresas iniciantes na gestão de projetos, em que a utilização da estrutura funcional persiste por certo tempo.
  • Uma estrutura organizacional que utiliza cadeias de comando funcional e divisional simultaneamente na mesma parte da organização.
    Vantagens:
    1. uso mais eficiente dos recursos do que em uma hirarquia simples;
    2. flexibilidade, adaptabilidade ao ambiente de mudança;
    3. desenvolvimento de habilidade administrativas especiais e gerais;
    4. cooperação disciplinar, conhecimento disponível para todos;
    5. tarefas aumentadas para os funcionários
    Desvantagens:
    1. frustração e confução com cadeia de comando dupla;
    2. muito conflito entre os dois lados da matriz;
    3. muitas reuniões, mais discussão do que ação;
    4. necessário o treinamento em relações humanas;
    5. domínio de poder por um lado da matriz.
  • CORRETO


    Segundo Rodrigo Rennó (2013: p. 105): "A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura FUNCIONAL com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, divisão específica ou produto."

  • livro de chavenato resolveria essa questao

  • A questão define perfeitamente o modelo matricial.

  • A gestão matricial é um modelo de gestão em que as relações de subordinação estão configuradas numa estrutura de matriz, isto é, os colaboradores estão afetos a uma subordinação dupla.

    A estrutura matricial é uma combinação de dois tipos de estrutura diferente: a estrutura divisional e a estrutura funcional. Por esta razão este tipo de gestão apresenta uma complexidade maior. O que acontece é que colaboradores de diferentes departamentos estão afetos a projetos, objetivos ou atividades distintas e como tal respondem a uma chefia bicéfala. Deste facto advém uma elevada complexidade interna difícil de gerir.

     

    GABARITO: CERTO

     

     

     

  •  

    Resumo estrutura matricial

     

    A estrutura matricial é mista, combinando dois tipos de departamentalização, nela cada departamento segue a orientação de dois ou mais gerentes simultaneamente, envolve cadeias de comando funcional e divisional. São estruturas mais complexas e flexíveis, que por outro lado podem causar insegurança dos indivíduos pelo crescimento da empresa e aumento de sua complexidade, não estabilidade.

     

    EXEMPLO BANCA CESPE

     

    O modelo matricial é um tipo de estrutura resultante da integração de dois tipos de organogramas: o modelo tradicional de estrutura funcional e o modelo de estrutura organizado por projeto.

     

    >> ESTA CERTO

     

    A estrutura Matricial quebra o conceito clássico da unidade de Comando de Fayol e quebra, por conseguinte, o conceito de estabilidade, em sentido lato.

     

    Por essa razão, não há adequação em buscar a estabilidade, seja nas relações de comando ou seja no ambiente, quando se utiliza estruturas Matriciais.

     

    ESTRUTURA MATRICIAL  

     

    A estrutura matricial também denominada departamentalização matricial, é uma abordagem híbrida que reúne as departamentalizações funcional e de projeto/produto/ divisional na mesma estrutura.

     

    Combina e potencializa a especialização (função) e a coordenação (projeto ou produto), na tentativa de corrigir as deficiências de ambas e aumentar a flexibilidade e a adaptabilidade às situações, com foco no lucro e na otimização dos recursos, ganhando em eficiência.

    É o tipo de estrutura indicada para ambientes mais competitivos, turbulentos e complexos, que requeiram criatividade e inovação e constante mudança, apresentando uma visão orgânica, flexível e participativa.

     

     

    RESUMO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO

     

    Tipos de departamentalização.

    A departamentalização é o meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão.

     

    1- Por funções

    2- Por produtos ou serviços

    3- Por localização geográfica

    4- Por clientes

    5- Por fase do processo

    6- Por projetos