CORRETA. Questão literal da definição de modelo matricial.
A estrutura matricial é multidimensional, maximizando as virtudes e minimizando os defeitos de outras estruturas mais tradicionais. Para isso combina a clássica estrutura vertical funcional, com outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal: a dos
projetos.
As unidades de trabalho são os projetos. Os órgãos permanentes (funcionais) atuam como prestadores de serviços nos projetos. A organização de cada projeto é temporária. Maior versatilidade e otimização dos recursos humanos. Dentre as suas principais vantagens temos o equilíbrio dos objetivos, a coordenação entre os setores funcionais e a visão total do projeto através do coordenador (gerente do projeto).
Seu maior defeito é que o pessoal envolvido venha a ter dois chefes: verticalmente, tem as ordens de seu chefe de departamento funcional; horizontalmente, as ordens do coordenador ou gerentes do projeto. Em uma situação de conflito, poderá haver problemas.
Resumo estrutura matricial
A estrutura matricial é mista, combinando dois tipos de departamentalização, nela cada departamento segue a orientação de dois ou mais gerentes simultaneamente, envolve cadeias de comando funcional e divisional. São estruturas mais complexas e flexíveis, que por outro lado podem causar insegurança dos indivíduos pelo crescimento da empresa e aumento de sua complexidade, não estabilidade.
EXEMPLO BANCA CESPE
O modelo matricial é um tipo de estrutura resultante da integração de dois tipos de organogramas: o modelo tradicional de estrutura funcional e o modelo de estrutura organizado por projeto.
>> ESTA CERTO
A estrutura Matricial quebra o conceito clássico da unidade de Comando de Fayol e quebra, por conseguinte, o conceito de estabilidade, em sentido lato.
Por essa razão, não há adequação em buscar a estabilidade, seja nas relações de comando ou seja no ambiente, quando se utiliza estruturas Matriciais.
ESTRUTURA MATRICIAL
A estrutura matricial também denominada departamentalização matricial, é uma abordagem híbrida que reúne as departamentalizações funcional e de projeto/produto/ divisional na mesma estrutura.
Combina e potencializa a especialização (função) e a coordenação (projeto ou produto), na tentativa de corrigir as deficiências de ambas e aumentar a flexibilidade e a adaptabilidade às situações, com foco no lucro e na otimização dos recursos, ganhando em eficiência.
É o tipo de estrutura indicada para ambientes mais competitivos, turbulentos e complexos, que requeiram criatividade e inovação e constante mudança, apresentando uma visão orgânica, flexível e participativa.
RESUMO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Tipos de departamentalização.
A departamentalização é o meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão.
1- Por funções
2- Por produtos ou serviços
3- Por localização geográfica
4- Por clientes
5- Por fase do processo
6- Por projetos