SóProvas


ID
604921
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa Figueira S.A. ao estabelecer as taxas de depreciação optou por adotar as taxas fiscais, ainda que soubesse que seus ativos teriam vida útil econômica substancialmente diferente. Procedeu dessa forma para aumentar a depreciação do período, realizando assim menos pagamento de dividendos. Pode-se afirmar que a empresa NÃO atendeu ao princípio/pressuposto da

Alternativas
Comentários
  •  Pois é, com esse procedimento a empresa acabou interferindo no sistema econômico, causando ineficiência, logo feriu o  Princípio da Neutralidade, o qual estabelece que a tributação deve ser otimizada de forma a interferir o mínimo possível na alocação de recursos da economia, visto que quaisquer alterações nos preços relativos de bens e serviços provocadas por modificações da tributação poderiam causar uma redução do bem-estar (não pode causar uma ineficiência do sistema econômico).
  • PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO

    Neutralidade

    36. Para ser confiável, a informação contida nas demonstrações contábeis deve ser neutra, isto é, imparcial. As demonstrações contábeis não são neutras se, pela escolha ou apresentação da informação, elas induzirem a tomada de decisão ou um julgamento, visando atingir um resultado ou desfecho predeterminado.

    OBS: Fiz essa prova do TRT/SE, errei essa questão simplesmente porque não considerava neutralidade um "pressuposto", porque pela estrutura conceitual básica os pressupostos básicos são competência e continuidade, sendo a neutralidade uma característica qualitativa que complementa
    a confiabilidade.

  • Convenção da Objetividade
    Refere-se ao sentido de neutralidade que
    se deve atribuir à Contabilidade nos
    registros dos fatos que envolvem a gestão
    do patrimônio das entidades.
    Os registros contábeis, sempre que
    possível, devem ser baseados em
    documentos que comprovem as respectivas
    transações.Quando uma organização utiliza-se de outros meios que não seja o meio mais objetivo ela está fora dos padrões da neutralidade e suas demonstrações contábeis não refetirão a realidade fidedignamente.
  • CPC-00: Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis 
     
    24.   As  características  qualitativas  são  os  atributos  que  tornam  as  demonstrações contábeis  úteis  para  os  usuários.  As  quatro  principais  características  qualitativas são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.

    Confiabilidade => Neutralidade 
     
    36.   Para  ser  confiável,  a  informação  contida  nas  demonstrações  contábeis  deve  ser neutra,  isto  é,  imparcial.  As  demonstrações  contábeis  não  são  neutras  se,  pela escolha ou apresentação da informação, elas induzirem a tomada de decisão ou um julgamento, visando a atingir um resultado ou desfecho predeterminado.

    Agora, a Neutralidade não é um princípio/pressuposto, e sim uma característica qualitativa secundária das demonstrações contábeis!
  • Se não principio porque não foi anulada?
  • não é princípio mas é um pressuposto
  • Galera, CUIDADO!!!

    Embora seja uma questão recente da FCC, ATUALMENTE seria passiva de ANULAÇÃO.

    O NOVO CPC 00 retirou a neutralidade. Ou seja, NÃO EXISTE mais! Hj em dia, a neutralidade é apenas um atributo da REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA e NÃO mais um pressuposto.

    Para maiores detalhes, acessem esse artigo do Profº Luciano Rosa: http://www.estrategiaconcursos.com.br/artigo/365/alteracoes-no-pronunciamento-cpc-00.html
  •   Como era: havia quatro características qualitativas:

    1 – Compreensibilidade

    2 – Relevância
           2.1 – Materialidade

    3 – Confiabilidade
          3.1 – Representação adequada
          3.2 – Primazia da Essência sobre a Forma
          3.3 – Neutralidade
          3.4 – Prudência
         3.5 – Integridade

    4 – Comparabilidade

    Limitações na Relevância e na Confiabilidade das Informações:

    1 – Tempestividade
    2 – Equilíbrio entre Custo e Benefício.


    Como ficou

    Características qualitativas fundamentais

    1 – Relevância
          1.1 - Materialidade

    2 – Representação Fidedigna: três atributos: 
          2.1 – Completa
          2.2 – Neutra
          2.3 – Livre de erros

    Características qualitativas de melhoria.

    3 – Comparabilidade

    4 – Verificabilidade

    5 – Tempestividade

    6 – Compreensibilidade
  • Gabarito letra A

    Neutralidade :-36. Para ser confiável, a informação contida nas demonstrações contábeis deve ser neutra, isto é, imparcial. As demonstrações contábeis não são neutras se, pela escolha ou apresentação da informação, elas induzirem a tomada de decisão ou um julgamento, visando atingir um resultado ou desfecho predeterminado.

    No caso em epígrafe, o aumento da depreciação resultará na elevação das despesas de depreciação que, por consequência, reduzirá o LUCRO do período, reduzindo, por conseguinte, o valor dos dividendos a serem distribuídos. Assim, com base no conceito exarado acima, pelo CPC, tal comportamento seria totalmente PARCIAL, visando a atender determinados interesses.

  • não é principio!!!!!! anulacao"

  • Neutralidade ñ é princípio.....