SóProvas


ID
605245
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Alguns fatores relacionados à história da queixa principal de paciente com 24 anos, sexo feminino, são importantes para o prognóstico quanto à irreversibilidade de uma inflamação pulpar. Dentre estes fatores, está a dor

Alternativas
Comentários
  •  

    Alteração Inflamatória Fase Irreversível

    Na seqüência evolutiva, instala-se o auge da reação inflamatória pulpar aguda, a lesão torna-se irreversível e o diagnóstico facilmente se impõe. Os fenômenos dolorosos se intensificam e permanecem. A dor é espontânea, contínua, lancinante, difusa, irradiada, exacerbada pelo calor, enquanto que o frio pode diminuí-la.

    Ocorre um aumento da pressão intrapulpar, diminuição da circulação de retorno, promovendo dano vascular com conseqüente mortificação pulpar. Para essa situação clínica o tratamento é a pulpectomia.

  • muito mal elaborada essa questao.

  • Excelente questão!

    A dor da pulpite irreversível pode ser aguda, moderada, localizada ou difusa e pode durar somente minutos ou horas (Walton e Torabinejad, 1997); interessante notar que ocorre como exceção, pois geralmente ela é assintomática ou com leves sintomas, segundo Lopes e Siqueira Jr. (Endodontia, Biologia e Técnica, 2004). A localização da dor pulpar é mais difícil do que a localização da dor periapical e torna-se mais difícil na medida em que a dor se intensifica.