SóProvas


ID
605299
Banca
TJ-DFT
Órgão
TJ-DFT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Consoante dicção da lei civil vigente, “aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”.
Sendo assim, considere as proposições abaixo e assinale a correta:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: LETRA D

    A) ERRADA - Não são acumuláveis as indenizações por dano material e dano moral oriundos do mesmo fato, dado que uma exclui a outra - Súmula 37 do STJ: São cumuláveis as indenizações por dano material e dano moral oriundos do mesmo fato.

    B) ERRADA - Não caracteriza dano moral a apresentação antecipada de cheque pré-datado, muito mais quando o cheque é de pequeno valor - A Súmula 370 do STJ diz o oposto: Caracteriza dano moral a apresentação antecipada de cheque pré-datado.

    C) ERRADA - A pessoa jurídica jamais pode sofrer dano moral - Súmula 227do STJ:  A pessoa jurídica pode sofrer dano moral

    D) CORRETA: SÚMULA 388 DO SJT: A simples devolução indevida de cheque caracteriza dano moral.
  • não entendi...

    A instituição bancária pode recusar-se ao pagamento de título que lhe for apresentado?
  • Acho que é o caso de boleto bancário com vencimento superior a 30 dias, onde somente poderá ser pago na agência emissora do boleto...
  • Sim, o banco pode recusar-se ao pagamento de um cheque se houver, por exemplo, insuficiência de fundos. O que não pode ser feita é a devolução indevida do cheque, o que caracteriza dano moral, nos termos da Súmula 388 do STJ.