3.9 custo unitário básico: Custo por metro quadrado de construção do projeto-padrão considerado, calculado de acordo com a metodologia estabelecida no item 8.3 desta Norma, pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil, e que serve de base para a avaliação dos custos de construção das edificações, os quais devem ser arquivados no Ofício de Registro de Imóveis.
6.3.3 Custo unitário de construção ou valor por metro quadrado de construção
O valor estimado é obtido dividindo-se o custo global da construção, calculado do modo indicado em 6.3 .2, pela área equivalente em área de custo padrão global, determinada nos quadros I e II do anexo A.
==========================================================================
ATENÇÃO!!!!
CUSTO por metro quadrado de construção do projeto-padrão É DIFERENTE DE VALOR por metro quadrado de construção
===========================================================================
6.3.4 Custo de construção da unidade autônoma
O valor estimado é obtido com auxílio das colunas 4 0 e 41 do quadro IV-A do anexo A, multiplicando-se o valor por metro quadrado da construção pela área equivalente em área de custo padrão da unidade autônoma con iderada, determinada na coluna 38 do quadro II do anexo A.
6.3.5 Custo da sub-rogação suportado por cada unidade:
É o valor obtido na coluna 47 do quadro IV-A do anexo A, por diferença entre o custo da construção total, coluna 46, e o custo próprio da unidade, coluna 41, todas do quadro IV-A do anexo A.
6.3.6 Custo de contribuição total
Quando não houver sub-rogação , é o custo obtido na coluna 4 1 do qua dro IV-A do anexo A. Em caso de sub-rogação, o custo de construção total é obtido na coluna 46, mediante o procedimento de cálculo indica do no mesmo quadro.
8.3.3 Coleta de preços
O custo de construção calculado de acordo com esta Norma deve representar o custo efetivo da construção praticado pelas construtoras. Para tanto, a coleta de preços deve:
a) ser mensal e efetuada entre o 1° e o 25° dia do mês de referência do custo;
b) ser realizada preferencialmente junto às construtoras:
- no caso dos materiais de construção, a coleta pode eventualmente ser realizada com informações levantadas junto a fornecedores da indústria, do comércio atacadista ou varejista, sendo que os preços dos materiais, posto obra, devem incluir as despesas com tributos e fretes;
- os valores informados para os salários não devem incluir as despesas com encargos sociais;
c) ser realizada por meio de questionário, que deve definir as especificações e a unidade do insumo informado