SóProvas


ID
605728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens seguintes, no que diz respeito a redes de
computadores.

No IPv4, os endereços têm 32 bits e o datagrama possui duas partes de cabeçalho, uma de tamanho fixo, com o total de 20 bytes, e outra, obrigatória, de tamanho variável, que pode ser particionada durante a transmissão de vários quadros.

Alternativas
Comentários


  • O IPv6 tem endereçamento de origem e destino de 128 bits, oferecendo mais endereçamentos que os 32 bits do IPv4

    .Tamanho total - o campo de dezesseis bits seguinte do IPv4 define todo o tamanho do datagrama, incluindo cabeçalho e dados, em bytes de oito bits. O datagrama de tamanho mínimo é de vinte bytes e o máximo é 64 Kb. O tamanho máximo do datagrama que qualquer nó requer para estar apto para manusear são 576 bytes, mas os nós mais modernos manuseiam pacotes bem maiores. Por vezes, as subredes impõem restrições no tamanho, em cada caso os datagramas têm que ser "fragmentados". A fragmentação é manuseada quer no nó quer no comutador de pacotes no IPv4, e apenas no nó no caso do IPv6.

    Fonte Wikipédia
     

  • No IPv4, os endereços têm 32 bits e o datagrama possui duas partes de cabeçalho, uma de tamanho fixo, com o total de 20 bytes, e outra, obrigatória opcional, de tamanho variável, que pode ser particionada durante a transmissão de vários quadros.
  • Tamanho total - o campo de dezesseis bits seguinte do IPv4 define todo o tamanho do datagrama, incluindo cabeçalho e dados, em bytes de oito bits. O datagrama de tamanho mínimo é de vinte bytes e o máximo é 64 Kb. O tamanho máximo do datagrama que qualquer nó requer para estar apto para manusear são 576 bytes, mas os nós mais modernos manuseiam pacotes bem maiores. Por vezes, as subredes impõem restrições no tamanho, em cada caso os datagramas têm que ser "fragmentados". A fragmentação é manuseada quer no nó quer no comutador de pacotes no IPv4, e apenas no nó no caso do IPv6.
  • O erro da questão é afirmar que a parte de tamanho variável é obrigatória: a obrigatória é a de tamanho fixo que, de fato, tem 20 bytes (pela RFC 791, tem-se 5x32=5x4x8=160bits=20bytes, conforme figura abaixo). Essa variabilidade de tamanho de cabeçalho é registrada no campo IHL, cujo valor mínimo é 5 (5 palavras de 32 bit, correspondentes à parte fixa do cabeçalho).

    Fontes:
    http://tools.ietf.org/html/rfc791
    http://nmap.org/book/tcpip-ref.html