-
O CSMA/CD identifica quando a mídia está disponível (idle time) para a transmissão. Neste momento a transmissão é iniciada. O mecanismo CD (Collision Detection ou em português detecção de colisão) ao mesmo tempo obriga que os nós escutem a rede enquanto emitem dados, razão pela qual o CSMA/CD é também conhecido por “Listen While Talk“ (traduzido como "escute enquanto fala") (LWT).
Se o mesmo detecta uma colisão, toda transmissão é interrompida e é emitido um sinal (“jam” de 48 bits) para anunciar que ocorreu uma colisão. Para evitar colisões sucessivas o nó espera um período aleatório e volta a tentar transmitir.
-
só para lembrar:
CSMA/CA - Carrier sense multiple access with collision avoidance (Acesso múltiplo com verificação de portadora com anulação/prevenção de colisão) é um método de transmissão que possui um grau de ordenação maior que o seu antecessor (CSMA/CD) e possui também mais parâmetros restritivos, o que contribui para a redução da ocorrência de colisões em uma rede (máquina interligadas através de uma rede identificam uma colisão quando o nível de sinal aumenta no interior do cabo). Antes de transmitir efetivamente um pacote, a estação avisa sobre a transmissão e em quanto tempo a mesma irá realizar a tarefa.
Dessa forma, as estações não tentarão transmitir, porque entendem que o canal está sendo usado por outra máquina, porém, como já foi dito no parágrafo anterior, o tempo que as máquinas esperam para que possam enviar seus pacotes não é indeterminado ou aleatório, as mesmas irão saber quando o meio estará livre.
É uma forma eficaz de administrar e ordenar o tráfego de pacotes em rede de computadores tendo um impacto relevante no sentido de diminuir as colisões, entretanto é conveniente ressaltar que apenas transmitir a intenção de trafegar pacotes aumenta o fluxo, impactando, desta forma, no desempenho da rede.
Os dispositivos de uma rede (WLAN) devem sentir o meio para verificar alimentação (estímulo de RF acima de um certo limite) e esperar até que o meio esteja livre antes de transmitir.
Utiliza um recurso chamado "solicitar para enviar" / "livre para enviar" (RTS/CTS)
fonte: wikipedia
-
Fonte do colega Mário Filho: http://pt.wikipedia.org/wiki/CSMA/CD
-
Controle de acesso ao meio = Enlace ou link de dados
Camada 2 do modelo OSI OU TCP/IP
-
CSMA/CD - Carrier Sense Multiple Acess/ Collision Detecton
-Mecanismo de acesso ao meio.
-Dispositivos prontos para transmitir dados primeiro vasculham o canal em busca de um portadora.
-Se nenhuma portadora é detectada para um período de tempo específico, uma estação pode transmitir.
-Duas estações transmitem ao mesmo tempo, uma colisão é detectada.
-Se houver colisão, as máquinas param de transmitir, espera-se um tempo aleatório para se voltar a transmitir.
Fonte: Provas de TI
-
Perfeito. A questão descreveu com exatidão o que o CSMA/CD faz em colisões.
Resposta: Certo
-
CSMA/CD - Half-duplex, transmite quando o canal está livre (destaca-se que opera em meios guiados - ethernet), quando ocorre colisão, aguarda para retransmitir novamente.
CSMA/CA - Full duplex, evita colisões e opera em meios sem fio.
-
CSMA/CD
Ele escuta a portadora (verifica se o canal está livre) e só transmite quando ela estiver livre. Se dois transmitirem ao mesmo tempo, ocorre colisão e é aplicado um algoritmo de recuo exponencial binário (backoff algorithm) para fazer a retransmissão. Logo, ambas as partes aguardam um tempo diferente. É half-duplex, utilizado em meios guiados – como aa Ethernet clássica (802.3).
-
CSMA/CD:
-> Half-duplex
-> Controle de cabeamento
-> Não evita colisões, apenas detecta e aguarda para retransmitir novamente.
CSMA/CA:
-> Full duplex
-> Controle de ''AR'' Wi-FI
-> Detecta e Evita colisões
-
Cuidado, para o Cebraspe, O CSMA/CD pode ser utilizado para evitar colisões.
-
O CSMA/CD lida com os dados transmitidos como raw bits e não reconhece endereços MAC, endereços IP e pacotes.
se o CSMA/CD detecta colisão, ele para, espera e envia de novo