SóProvas


ID
606478
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando o debate da política social pelo Serviço Social, nos anos 1980, identificam-se alguns limites no tratamento analítico, como o politicismo, que se caracteriza por

Alternativas
Comentários
  • Considerando a obra de Elaine Rossetti Behring e Ivanete Boschetti (Política Social: fundamentos e história. 9ª edição. São Paulo: Cortez, 2011), um dos limites ao se analisar a política social no Brasil e que esteve presente no debate do Serviço Social na década de 1980 é o politicismo, no qual ocorre uma análise unilateral dessa política, atrelando-a somente às vontades políticas dos sujeitos e às respostas institucionalizadas do Estado em busca de legitimação e consenso. Desse modo, é deixada de lado a política econômica, a qual também condiciona as políticas sociais, visto que a alocação de mais ou menos recursos implica na expansão ou retraimento de tais políticas, assim como em períodos de crise os primeiros cortes ocorrem na área social. O que ocorre é uma supervalorização do sujeito político, conforme as autoras nos apontam, enquanto de outro lado tem-se uma desvalorização das implicações econômicas naquelas políticas. Ademais, deve-se ressaltar que além de concessão do Estado e da burguesia às demandas da classe trabalhadora objetivando evitar conflitos e tensões, as políticas sociais representam também vitórias dos trabalhadores.


    RESPOSTA: D


  • D

    reduzir a política social à vontade política dos sujeitos, à regulação dos conflitos, à busca de legitimação e de consensos e às pressões dos movimentos sociais.

  • Alguém explica essa questão?