SóProvas


ID
606784
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Dentre as regras deontológicas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, destaca-se o(a)

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA "B"

    Segundo Decreto nº 1.171/94, em seu ANEXO, Capítulo I, Seção I - Das Regras Deontológicas:

    ...

    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

    ...

    Espero ter ajudado.
  • Letra A: ERRADA
    A)dever de garantir a publicidade de todo e qualquer ato administrativo, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum
    Há exceções. Decreto 1.171/94:
    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

    LETRA C: ERRADA
    C) dever de exercer sua função pública com zelo e dignidade, sendo sua vida privada independente do seu bom conceito na vida funcional.
    Decreto 1.171/94:
    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    LETRA D : ERRADA
    D) obrigação de decidir não apenas entre o legal e o ilegal, mas entre o honesto e o desonesto, consoante os valores éticos que cada indivíduo possui.
    Decreto 1.171/94:
    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    LETRA E: ERRADA
    E) obrigação de dizer a verdade, salvo quando contrária aos interesses da pessoa interessada ou da Administração Pública.
    Decreto 1.171/94:
    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.
  • A questão correta é a letra B de acordo com o inciso IX do código de ética profissional, capítulo I.
  • Em complemento ao comentário de Rafaela, acho que melhor responde a letra C o item abaixo:

    "VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional."
  • Sob pena? Causar dano moral é uma pena ou uma infração?
  • Alguém sabe dizer o que são regras deontológicas de forma simples sem texto? Sei o entendimento do que venha a ser, mas não consigo definí-la!! Help-me!!

  • Não entendi o "SOB PENA" pensei que estava errado, penalização, que foi punido...
    Alguem explica melhor essa parte??

    Deus é fiel!!
  • Kassio, Regras deontológicas são o mesmo que "regras morais" ou "regras de conduta". Prncipios que regem o comportamento.

    André, o "sob pena" na questão tem uma função adversativa, ou seja, "dever de exercer suas funções com cortesia e boa vontade, caso contrário vai causar dano moral...".
  • Ola

    Não concordo com a questão, creio que essa seria uma questão para ser anulada. 

    pois, segundo:

    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

    Na minha concepção, o conceito de pessoa é diferente de cidadão. Na qual ao meu ver, cidadão é aquele que tem titulo de eleitor.

    Logo no Código se refere a "...pessoa que paga seus tributos ..."  enquanto na questão refere-se a cidadão!


  • Gabarito B.

    A) erro está em dizer que é em todo ato adm...

    C)A vida privada não é independente da funcional.

    D)É diante as regras contidas na CF e não consoante aos valores éticos de cada indivíduo.

    E)A obrigação de dizer a verdade é mesmo que contrária aos interesses do próprio interessado ou da Adm. Pública.

  • Gabarito. B.

    Decreto nº 1.171/94

    Capítulo I

    -> Seção I 

    -> Das Regras Deontológicas:

    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

  • Alternativa certa: Letra B

    ANEXO

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    IX – A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributosdireta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los. 

  • A - ERRADO - É ASSEGURADO O SIGILO DE INFORMAÇÕES QUE ENVOLVAM A SEGURANÇA NACIONAL, INVESTIGAÇÕES POLICIAIS OU DE INTERESSE SUPERIOR DO ESTADO.


    B - GABARITO.



    C - ERRADO - O EXERCÍCIO PROFISSIONAL CONCILIADO COM A VIDA PRIVADA RESULTARÁ NA FUNÇÃO PÚBLICA.



    D - ERRADO - CONSOANTE OS PRINCÍPIOS QUE REGEM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (L.I.M.P.E.) E OS ATOS QUE CONFIGURAM IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. (Art.37 caput e §4º)



    E - ERRADO - OBRIGAÇÃO SERÁ SEMPRE DE DIZER A VERDADE (não podendo omiti-la ou falseá-la) , MESMO QUE VÁ CONTRA OS INTERESSES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA OU DA PESSOA INTERESSADA. 

  • Comentário do prof. Paulo Guimarães (ESTRATÉGIA CONCURSOS)

    a) De acordo com a alternativa A, o servidor seria obrigado a dar publicidade a todo e qualquer ato administrativo, mas você sabe que existem atos e documentos classificados como sigilosos, e existem leis específicas que tratam das hipóteses em que a publicidade pode ser restringida.

    b) A alternativa B é a nossa resposta. O cidadão deve ser sempre tratado com cortesia, e em diversas passagens o Código de Ética trata da possibilidade de o cidadão que é mal atendido sofrer dano moral.

    c) O erro da alternativa C está na separação estrita entre a vida privada e o conceito do servidor público em sua vida funcional. Vimos que o Código de Ética diz que a vida privada e a vida funcional caminham juntas, sendo possível que a conduta privada do servidor influencie em seu conceito profissional.

    d) Na alternativa D menciona-se a existência de valores éticos individuais. Esses valores existem, mas a conduta do servidor público deve ser pautada pelo Código de Ética e pelo bem comum, e não apenas por seus próprios valores.

    e) O erro na alternativa E está em dizer que o servidor pode falsear a verdade, quando esta for contrária aos interesses da Administração Pública ou da pessoa interessada. Na realidade o servidor deve sempre falar a verdade, “doa a quem doer”.