GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Fernanda Neiva
O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta administrativa que orienta o gerenciamento organizacional e principalmente auxilia os gestores na execução do planejamento estratégico da organização, de modo que durante o período de execução deste planejamento, não se perca de vista a visão que foi determinada para o negócio.
Os processos aqui são vistos sob 4 perspectivas, que são: Financeira, de Clientes, de Processos Internos e de Aprendizado e Crescimento. Vejamos cada uma delas:
- Na perspectiva financeira trata-se dos resultados financeiros de uma organização, tais lucratividade, retornos financeiros, endividamentos, entre outros;
- Na perspectiva de clientes foca-se no cliente. Nesta questão a organização precisa se remontar de modo que se adapte para a retenção de clientes e a conquista de outros;
- Na perspectiva de Processos Internos a organização precisa mapear as suas atividades e encontrar aquelas que mais impactam seu negócio, afim de executá-las com excelência;
- Na perspectiva de Aprendizado e Crescimento o foco é no como a organização faz acontecer suas atividades; ou seja, como ela trabalha a retenção do conhecimento e incentiva a inovação e desenvolvimento em função dos processos.
Vamos à cada uma das afirmações:
O BSC disponibiliza aos gerentes e executivos um conjunto de medidas financeiras e não financeiras que fornecem uma visão mais ampla e balanceada do desempenho organizacional. (VERDADEIRA)
- O BSC possui 4 perspectivas, a financeira e outra 3 não financeiras (de clientes, de processos internos e de aprendizado e crescimento). A ideia proposta pelo BSC é exatamente a de que um negócio não deve se pautar apenas pelos indicadores financeiros, há outros fatores de igual importância que deveriam também ter a sua devida relevância na tomada de decisão. Com todas as perspectivas é possível visualizar a organização como um todo.
As medidas financeiras guiam, indicam e avaliam o caminho que as companhias devem tomar para criar valor futuro, enquanto as medidas não financeiras indicam a história dos eventos passados. (FALSA)
- Nenhuma das perspectivas tem a função retórica, ou seja de retomar o passado. Todas retratam uma situação atual com seus respectivos vieses de melhorias.