SóProvas



Questões de Balanced Scorecard em BPM


ID
607072
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Entre as técnicas de controle e análise de dados de processo, encontra-se o Balanced Scorecard (BSC), criado por Robert Kaplan e David Norton. Sobre essa técnica, analise as afirmações a seguir

O BSC disponibiliza aos gerentes e executivos um conjunto de medidas financeiras e não financeiras que fornecem uma visão mais ampla e balanceada do desempenho organizacional.

PORQUE

As medidas financeiras guiam, indicam e avaliam o caminho que as companhias devem tomar para criar valor futuro, enquanto as medidas não financeiras indicam a história dos eventos passados.

A esse respeito, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Medidas financeiras contam a história de eventos passados, mas isso não é suficiente para as empresas da era da informação, que precisam criar valor para o futuro, através de medidas não financeiras: investimentos em clientes, fornecedores, funcionários, processos, tecnologia e inovação.

  • letra c, a armadilha está na palavra "enquanto", mesmo tendo perspectivas diferentes todas as medidas tem o mesmo com comportamento por assim dizer.
  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Fernanda Neiva

    O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta administrativa que orienta o gerenciamento organizacional e principalmente auxilia os gestores na execução do planejamento estratégico da organização, de modo que durante o período de execução deste planejamento, não se perca de vista a visão que foi determinada para o negócio.

    Os processos aqui são vistos sob 4 perspectivas, que são: Financeira, de Clientes, de Processos Internos e de Aprendizado e Crescimento. Vejamos cada uma delas:

    • Na perspectiva financeira trata-se dos resultados financeiros de uma organização, tais lucratividade, retornos financeiros, endividamentos, entre outros;
    • Na perspectiva de clientes foca-se no cliente. Nesta questão a organização precisa se remontar de modo que se adapte para a retenção de clientes e a conquista de outros;
    • Na perspectiva de Processos Internos a organização precisa mapear as suas atividades e encontrar aquelas que mais impactam seu negócio, afim de executá-las com excelência;
    • Na perspectiva de Aprendizado e Crescimento o foco é no como a organização faz acontecer suas atividades; ou seja, como ela trabalha a retenção do conhecimento e incentiva a inovação e desenvolvimento em função dos processos.

    Vamos à cada uma das afirmações:

    O BSC disponibiliza aos gerentes e executivos um conjunto de medidas financeiras e não financeiras que fornecem uma visão mais ampla e balanceada do desempenho organizacional. (VERDADEIRA)

    • O BSC possui 4 perspectivas, a financeira e outra 3 não financeiras (de clientes, de processos internos e de aprendizado e crescimento). A ideia proposta pelo BSC é exatamente a de que um negócio não deve se pautar apenas pelos indicadores financeiros, há outros fatores de igual importância que deveriam também ter a sua devida relevância na tomada de decisão. Com todas as perspectivas é possível visualizar a organização como um todo.

    As medidas financeiras guiam, indicam e avaliam o caminho que as companhias devem tomar para criar valor futuro, enquanto as medidas não financeiras indicam a história dos eventos passados. (FALSA)

    • Nenhuma das perspectivas tem a função retórica, ou seja de retomar o passado. Todas retratam uma situação atual com seus respectivos vieses de melhorias.

ID
812992
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Sobre o BSC, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB.  D

    O Balanced Scorecard usa o conceito de 4 perspectivas estratégicas que devem ser devidamente definidas e, posteriormente, mensuradas e acompanhadas:

    Perspectiva Financeira

    Perspectiva do Mercado

    Perspectiva de Processos Internos

    Perspectiva de Aprendizado

     

     

     

    Perspectiva de Processos Internos

    Para satisfazer nossos clientes e acionistas, em quais processos internos devemos ser excelentes?

     

    FONTE 

    http://www.agendor.com.br/blog/balanced-scorecard-conceito/

    • Gabarito D) A perspectiva dos processos internos analisa os processos internos da organização, identificando os recursos e as capacidades necessárias para elevar o nível interno da qualidade.

    • A) O BSC inicia estabelecendo os objetivos financeiros de longo prazo , associando-os às ações necessárias com relação às demais perspectivas.

    • B) A perspectiva dos clientes se traduz na missão e na estratégia da empresa em específicos  voltados a toda organização.

    • C) O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais das finanças, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.

    Perspectiva dos processos internos

    Constitui-se na análise dos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade. Contudo, cada vez mais, os elos entre os processos internos da companhia e das companhias colaboradoras estão muito unidos, a ponto de exigirem que também sejam considerados.

    O BSC considera os processos internos de toda a cadeia de valor da empresa e inclui o processo de inovação, de operações e de pós-venda.

    (http://www2.gcom.com.br/Cloud/Home/BSC.aspx)

    insta: @danizinhaconcurseira


ID
912355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de planejamento estratégico,
balance scorecard (BSC), gestão de projetos e modelagem
organizacional.

As organizações podem adotar a modelagem orgânica, a mecanicista ou uma abordagem mista, denominada modelagem em forma de rede.

Alternativas
Comentários
  • "GABARITO DE BANCA: ERRADO. NÃO CABE RECURSO. Não encontrei fundamento para a nomenclatura de modelagem em forma de rede. O que encontrei é que a Organica propicia a rede (de interação). Vá... colocaria ERRADO. Modelos de gestão mais mecanicistas tendem a apresentar uma estrutura de governança corporativa com as seguintes características: a) rígida separação deliberação-execução (que acaba reproduzindo a separação entre mãos e cérebros), motivada basicamente pela desconfiança; b) concentração de poder deliberativo numa determinada categoria de stakeholder (usualmente o acionista ou o órgão ao qual a organização se vincula); c) baixa representatividade institucional em instâncias consultivas, que tendem a ter um papel mais técnico; e d) concentração do poder executivo em uma posição hierárquica superior de executivo principal, ao qual se subordinam os demais dirigentes.
    Modelos de gestão mais orgânicos tendem a apresentar uma estrutura de governança corporativa com as seguintes características: a) integração deliberação-execução, na qual os executivos da organização e, eventualmente, de organizações parceiras, participam ativamente das formulações deliberadas, motivados basicamente pela cooperação e conjugação de interesses; b) exercício do poder deliberativo levando-se em conta interesses de distintas categorias de stakeholder (acionista, que, mesmo sendo o principal, não neglicengia outras partes tais como beneficiários, colaboradores, fornecedores, parceiros etc.); c) alta representatividade institucional tanto em instâncias deliberativas quanto consultivas, que tendem a ter um papel ativo de participação e interlocução; e d) compartilhamento do poder executivo pelos dirigentes da organização formando uma instância executiva colegiada (diretorias colegiadas, conselho diretor etc. no qual o dirigente máximo tem uma função de representação institucional). Os modelos de gestão mecanicistas apresentam as seguintes
    características:
    - a estratégia é mais estável e reativa;
    - o conjunto de produtos (bens ou serviços) é mais padronizado, menos ou pouco diferenciado;
    - os processos de trabalho são rotinizados, programáveis, regulamentados e autônomos (circunscritos dentro da organização); as estruturas são rígidas, verticalizadas e favorecem uma “separação
    entre mãos e cérebros” (uns pensam, outros executam; quem pensa não executa; quem executa, não pensa), demarcando de forma muito contundente instâncias de decisão e planejamento/formulação (uma cúpula pensante) e instâncias de execução (uma
    base operacional);
    - os quadros funcionais são mais fixos (mais empregados do quadro do que colaboradores eventuais), as competências são predefiníveis e a capacitação é orientada por conhecimentos disponíveis “no mercado”;
    - a cultura organizacional tende a destacar valores tais como disciplina, obediência e impessoalidade;
    - a liderança emana mais da autoridade do cargo formal;  a comunicação é mais formal e tende a seguir a hierarquia; e
    - os sistemas de informação são centralizados e herméticos (caixa preta).
    Continua

  • Continuação
    Um modelo de gestão mecanicista promove maior eficiência em ambientes estáveis.
    á estratégias alinhadas com contextos de alta complexidade, caracterizados
    pela incerteza, ambigüidade, pluralidade e instabilidade
    das demandas (alta variabilidade nas necessidades dos beneficiários e, por conseguinte, nos produtos/serviços) e ofertas tecnológicas (alta
    inovação do produto e do processo), alinham-se com modelos de gestão de feição mais orgânica. Ambientes instáveis ou turbulentos favorecem alta incerteza na execução da tarefa – o que impõe, em nome da
    efetividade (o impacto necessário, a partir dos produtos necessários), um desenho organizacional mais flexível e capaz de se reprogramar para atender rapidamente às variações do contexto. Os modelos de
    gestão orgânicos apresentam as seguintes características:
    - a estratégia é mutante, emergente e proativa, voltada, inclusive, para a criação do futuro em bases autopoiéticas (a organização passa a modelar o ambiente mais que este modela a organização);
    - o conjunto de produtos (bens ou serviços) é mais diversificado, mais ou muito diferenciado, podendo, no limite, ser totalmente customizado;
    - os processos de trabalho são estruturados, mas menos rotinizados, menos programáveis e menos regulamentados – e sujeitos a constantes inovações e integrações laterais com organizações parceiras;
    - as estruturas são mais flexíveis, horizontalizadas (com menos níveis hierárquicos e sem “intermediários” na média gerência) e buscam a integração de mãos e cérebros (a cúpula predominantemente pensante se envolve em questões operacionais, e a base operacional pensa estrategicamente e ganha maior autonomia/empowerment);
    - os quadros funcionais são mais variáveis (menos empregados do quadro e mais colaboradores eventuais e parceiros), algumas competências são predefiníveis, mas há competências emergentes e
    conhecimentos gerados exclusivamente dentro da organização;
    - a cultura organizacional tende a destacar valores tais como iniciativa, ousadia e sensibilidade;
    - a liderança emana da capacidade de resolver problemas e lidar com pessoas e situações difíceis, sob pressão;
    - a comunicação é mais informal e multidirecional; e
    - os sistemas informacionais são descentralizados e acessíveis a todos.
    Um modelo de gestão orgânico permite melhor capacidade de resposta em ambientes instáveis."
    Fonte: Professor
    Wendell Léo Castellano
  • Tentando fazer um comentário mais objetivo:
    - "Estrutura em Rede" é um tipo de classificação dada às ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS, que também podem ser Simples, Linear, Burocrática, Funcional, Divisional, Matricial, Linha-staff, de Equipe e em Comissão.
    - Já quando se fala em estrutura Mecanicista e Orgânica, estamos nos referindo a uma outra classificação, feito por outros autores (Burns & Stalker) na sua obra Teoria de Contingência.

    Assim, não há que se misturar essas classificações, como fez a questão, que colocou a MECANICISTA, ORGÂNICA OU EM REDE. errado!
    Outro ponto ERRADO da questão é classificar a Estrutura em Rede como sendo um MISTO de Mecanicista e Orgânica, quando na verdade ela possui, apenas, as características da estrura Orgânica.
    Vamos à próxima!
  • As organizações podem adotar a modelagem mecanicista e a orgânica.


ID
912358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de planejamento estratégico,
balance scorecard (BSC), gestão de projetos e modelagem
organizacional.

Os resultados que a empresa deseja alcançar são definidos pelos objetivos estratégicos propostos em seu planejamento estratégico.

Alternativas
Comentários
  • "GABARITO DE BANCA: CORRETO. NÃO CABE RECURSO. Os resultados estão na Visão e nos objetivos estratégicos. Os objetivos são os resultados que a organização pretende atingir. Algumas empresas utilizam os objetivos como base de seu planejamento estratégico, para depois pensar nas estratégias específicas.
    Os objetivos, que podem ser enunciados como alvos bastante precisos, focalizam indicadores de desempenho que permitam medir os resultados de determinada organização.
    No processo de definição dos objetivos, é importante que sejam criados critérios quantificáveis (fatia de mercado, faturamento total, número de clientes), que possam depois ser medidos por indicadores, pois assim os resultados possam ser avaliados na etapa de controle."
    Fonte: Professor
    Wendell Léo Castellano
  • São os seguintes os elementos constituintes do processo de planejamento estratégico:

    1.  Missão;

    2.  Visão;

    3.  Diagnóstico estratégico externo: é a análise do ambiente externo e o mapeamento das ameaças e oportunidades que circundam aorganização;

    4.  Diagnóstico estratégico interno: é análise das forças e fraquezas da organização para competir no ambiente em queatua;

    5.  Fatores-chave de sucesso: modelo proposto por Ansoff na década de  1980 e que consiste em evidenciar as questões críticas para a organização, em resultado da análise dos diagnósticos interno e externo realizados através do modelo de Harvard de análise de SWOT (Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades).

    6.  Definição dos objetivos: Há autores que inserem os objetivos no processo de formulação da estratégia, como os seguidores do modelo de Harvard,  e há outros que trabalham a definição dos objetivos como parte separada da formulação da estratégia, como os seguidores do modelo de Ansoff. De qualquer forma estes devem ser perseguidos pela organização.

    7.  Análise dos públicos de interesse (stakeholders): a estratégia deve atender aos interesses e necessidades dos diversos grupos que influenciam ou são influenciados pela organização. O stakeholder é uma pessoa, grupos de pessoas ou organizações. São consumidores, empregados, funcionários, usuários, dirigentes, governos, instituições financeiras, opinião pública,acionistas.

    8.  Formalização do plano: um plano estratégico é um plano para a ação. Não basta a intenção é necessário implementação.

    9.  Auditoria de desempenho e resultados: trata-se de rever o que foi implementado, seus resultados, e decidir pelos novos rumos do processo.


  • Por sua vez Djalma de Oliveira apresenta em seu livro “Planejamento estratégico” quatro etapas do Planejamento Estratégico:

    a)  Diagnóstico estratégico: abrange a definição da visão, a análise externa, análise interna e análise dos concorrentes;

    b)  Definição da missão: esta nós já vimos: é a definição da razão de ser da empresa e as conseqüências de tal definição;

    c)  Definição dos instrumentos prescritivos e quantitativos: instrumentos prescritivos são aqueles que irão dizer como a organização deve atuar para alcançar os objetivos definidos. Instrumentos quantitativos são aqueles ligados ao planejamento orçamentário;

    d)  Controle e avaliação: são verificações, etapas em que se avalia se o que está sendo feito corresponde ao que foi planejado.



ID
912364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de planejamento estratégico,
balance scorecard (BSC), gestão de projetos e modelagem
organizacional.

O BSC foi desenvolvido para a realização do planejamento estratégico do setor privado. Sua adaptação para atender às organizações públicas, embora ocorra, não é recomendado por seus criadores.

Alternativas
Comentários
  • "GABARITO DE BANCA: ERRADO. NÃO CABE RECURSO. Não tenho nenhum livro do Kaplan e Norton que recomendam não ser utilizado no setor público... Nos últimos anos, grande parte das organizações privadas tem adotado uma metodologia de medição do desempenho organizacional chamado Balanced Scorecard –BSC. Esta metodologia foi criada pelos professores Robert S. Kaplan (Harvard Business School) e David P. Norton (presidente da Balanced Scorecard Collaborative, Inc.) com a proposta de se criar um sistema de medição de desempenho que contemplasse além das medidas contábeis e financeiras tradicionais, um conjunto com outras medidas relacionadas aos ativos intangíveis.
    Contudo, sua aplicação na administração pública é um desafio a vencer, exigindo especial atenção para sua customização exitosa, pois esta ferramenta além de contribuir de maneira significativa para criação de uma cultura de medição e avaliação do desempenho no serviço público permite à organização aumentar a sua capacidade de reação face às demandas externas.
    É claro que a administração pública pode e deve se inspirar no modelo de gestão privada, mas nunca deve perder a perspectiva de que,  enquanto o setor privado visa à maximização do lucro, o setor público tem como objetivo cumprir a sua função social. Por isso, não se pode simplesmente aplicar diretamente os princípios da administração de empresas na gestão pública. Marini (1999) afirma que o importante é fazer as apropriações e adaptações necessárias no sentido de dotar a administração pública de um modelo que, efetivamente, a ajude cumprir com suas finalidades."
    Fonte: Professor
    Wendell Léo Castellano
  • O BALANCES SCORECARD É UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA QUE AUXILIA A ORGANIZAÇÃO A MEDIR O DESEMPENHO POR MEIO DE PERSPECTIVAS, QUAIS SEJAM, FINANCEIRAS, CLIENTES, PROCESSOS INTERNOS E APRENDIZADO E CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL. 
    ASSIM, A QUESTÃO PECA QUANDO DIZ QUE É DESENVOLVIDA PARA REALIZAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SETOR PRIVADO, JÁ QUE NÃO "REALIZA" O PLANEJAMENTO, E SIM O AUXILIA. ALÉM DISSO, APLICA-SE TANTO AO SETOR PÚBLICO QUANTO AO SETOR PRIVADO. PECA TAMBÉM QUANDO DIZ QUE NÃO ATENDE ÀS ADAPTAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS, UMA VEZ QUE PODE SER UTILIZADA POR QUALQUER TIPO DE ORGANIZAÇÃO, DESDE QUE SE ADEQUE ÀS ESPECIFICIDADES ORGANIZACIONAIS.

  • GABARITO: ERRADO

    O BSC foi desenvolvido inicialmente para ser aplicado à iniciativa privada, pois, podemos dizer, que foi onde ele nasceu. Porém, a questão ERRA em falar que a metodologia não pode ser aplicada a qualquer tipo de organização, com as devidas adaptações. Seus criadores não fizeram nenhuma restrição em sua aplicação.

    Abraços.


ID
912367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de planejamento estratégico,
balance scorecard (BSC), gestão de projetos e modelagem
organizacional.

Para que o planejamento do projeto seja eficiente, um plano do projeto definitivo e detalhado deve ser concebido a partir da ideia inicial proposta.

Alternativas
Comentários
  • "GABARITO DE BANCA: ERRADO, NÃO CABE RECURSO. ao meu ver... O planejamento do projeto tem que ser definitivo, mas um plano prévio, como o enunciado parece querer dizer, jamais seria definitivo e detalhado. Essas atribuições são do próprio projeto em si. Além disso, a idéia inicial proposta pode mudar, ainda na etapa de planejamento (jamais depois). Principais características dos projetos:
    • temporários, possuem um início e um fim definidos;
    • planejados;
    • entregam produtos, serviços ou resultados;
    • desenvolvidos em etapas;
    • realizados por pessoas;
    • com restrição tripla: prazo, recursos e qualidade ou escopo.
    Conforme destacado acima, um projeto é executado em etapas, tendo elas as seguintes características:
    • Cada fase do projeto é marcada pela entrega de um ou mais produtos*;
    *produtos, nesse contexto, quer dizer qualquer resultado que é gerado. Por exemplo: se a fase do projeto é um estudo de viabilidade, o produto dessa fase seria o relatório conclusivo sobre essa viabilidade.
    • No início de cada fase, define-se o trabalho a ser feito e o pessoal envolvido na sua execução;
    • O fim de cada fase é marcado por uma revisão dos produtos (lembrem-se da observação sobre produtos feita acima) e do desempenho do projeto até o momento;
    • Geralmente, uma fase começa quando termina a outra. Não obstante, é possível existir o overlapping entre as fases, ou seja, a sobreposição de etapas, conhecida também como a prática de "fast tracking". Nesse caso, começa-se a trabalhar nas próximas fases do projeto antes do fim da fase corrente;
    • Os custos são geralmente crescentes à medida que a fase avança;
    • Os riscos são geralmente decrescentes à medida que a fase avança (No começo, pouco se sabe a respeito do que vai acontecer. Com o decorrer do tempo, muitas variáveis vão sendo conhecidas e o produto/resultado vai ficando mais tangível);
    • A habilidade das partes envolvidas para alteração dos produtos de cada fase é decrescente à medida que a fase avança (alterações substanciais vão se tornando mais difíceis pois o produto vai ficando mais pronto, sendo impossível voltar aopassado.
    "GABARITO DE BANCA: ERRADO, NÃO CABE RECURSO. ao meu ver... O planejamento do projeto tem que ser definitivo, mas um plano prévio, como o enunciado parece querer dizer, jamais seria definitivo e detalhado. Essas atribuições são do próprio projeto em si. Além disso, a idéia inicial proposta pode mudar, ainda na etapa de planejamento (jamais depois). Principais características dos projetos:
    • temporários, possuem um início e um fim definidos;
    • planejados;
    • entregam produtos, serviços ou resultados;
    • desenvolvidos em etapas;
    • realizados por pessoas;
    • com restrição tripla: prazo, recursos e qualidade ou escopo.
    Conforme destacado acima, um projeto é executado em etapas, tendo elas as seguintes características:
    • Cada fase do projeto é marcada pela entrega de um ou mais produtos*;
    *produtos, nesse contexto, quer dizer qualquer resultado que é gerado. Por exemplo: se a fase do projeto é um estudo de viabilidade, o produto dessa fase seria o relatório conclusivo sobre essa viabilidade.
    • No início de cada fase, define-se o trabalho a ser feito e o pessoal envolvido na sua execução;
    • O fim de cada fase é marcado por uma revisão dos produtos (lembrem-se da observação sobre produtos feita acima) e do desempenho do projeto até o momento;
    • Geralmente, uma fase começa quando termina a outra. Não obstante, é possível existir o overlapping entre as fases, ou seja, a sobreposição de etapas, conhecida também como a prática de "fast tracking". Nesse caso, começa-se a trabalhar nas próximas fases do projeto antes do fim da fase corrente;
    • Os custos são geralmente crescentes à medida que a fase avança;
    • Os riscos são geralmente decrescentes à medida que a fase avança (No começo, pouco se sabe a respeito do que vai acontecer. Com o decorrer do tempo, muitas variáveis vão sendo conhecidas e o produto/resultado vai ficando mais tangível);
    • A habilidade das partes envolvidas para alteração dos produtos de cada fase é decrescente à medida que a fase avança (alterações substanciais vão se tornando mais difíceis pois o produto vai ficando mais pronto, sendo impossível voltar aopassado.
    Como exemplo de projetos, podemos ter: construção de uma casa, instalação de uma nova planta industrial, elaboração de um plano de marketing, informatização de um setor da organização, etc."
    Fonte: Professor
    Wendell Léo Castellano
  • Acredito que o erro da questão está na palavra definitivo.
    "Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto é o processo de documentação das ações necessárias par definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares. O plano de gerenciamento do projeto define como o mesmo é executado, monitorado, controlado e encerrado. O conteúdo do plano de gerenciamento do projeto variará dependendo da área de aplicação e complexidade do mesmo. O plano de gerenciamento do projeto é desenvolvido através de uma série de processos integrados até o encerramento do projeto. Esse processo resulta em um plano de gerenciamento do projeto que é progressivamente elaborado por atualizações, controladas e aprovadas pelo processo “realizar o controle integrado de mudanças.”" Apostila Vestcon

  • Errado!

    Com relação a projetos, nenhum planejamento deve ser definitivo! Especialistas no assunto até costumam citar que a única certeza de um projeto é que ele "será alterado" de acordo com a contingência do momento.

    Imagina que foi planejado um projeto para a construção de um estádio de futebol. Após 2 anos de construção perceberam que não seria necessário comprar um equipamento de R$30M para uma certa etapa, pois tal equipamento foi doado. Uma pergunta, se eu planejei a compra desse equipamento será obrigatoriamente necessário a aquisição do mesmo? Claro que não! O planejamento pode ser alterado ao longo do projeto!
  • O planejamento é entendido não como o processo de produção de um plano, um documento com regras e expectativas a serem ferreamente cumpridas, mas como a busca por geração de valor. O planejamento produz um plano, mas este não é definitivo, devendo ser sempre melhorado.

    http://www.softwarepublico.gov.br/5cqualibr/xowiki/planejamento



ID
912370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de planejamento estratégico,
balance scorecard (BSC), gestão de projetos e modelagem
organizacional.

Uma empresa, ao utilizar o BSC, pode incluir um objetivo voltado à dimensão de risco da estratégia em sua perspectiva financeira.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO DE BANCA: CORRETO. PODE CABER RECURSO, POIS KAPLAN E NORTON NUNCA AFIRMARAM QUE A DIMENSÃO DO RISCO DA ESTRATÉGIA PODERIA SER CONSIDERADO DENTRO DA PERSPECTIVA FINANCEIRA. NO ENTANTO, A PALAVRA ¨PODE¨ DA A IDEIA DE QUE, SE UMA ORGANIZAÇÃO ACHAR NECESSÁRIO, PODERIA FAZÊ-LO... E COMO EM ADMINISTRAÇÃO TUDO PODE SER ADAPTÁVEL, TALVEZ DESSA PREMISSA O CESPE TENHA CONSIDERADO COMO CORRETO. 
    Fonte: Professor Wendell Léo Castellano
  • Para complementar os estudos e RATIFICAR O GABARITO CORRETO, conforme professor Wagner Rabello do Canal dos Concursos:

    BSC

    1) Surgiu da necessidade das empresas de executarem suas estratégias de forma clara e objetiva;
    2) 3 grupos de ações: ESTRATÉGICAS, OPERACIONAIS E ORGANIZACIONAIS;
    3) FERRAMENTA PARA MENSURAR DESEMPENHO;
    4) INOVAÇÃO DOS MEDIDORES DE DESEMPENHO;
    5) 4 PERSPECTIVAS : FINANCEIRA, CLIENTES, PROCESSOS INTERNOS E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
    6) Engloba controle operacional de CURTO PRAZO a uma visão de LONGO PRAZO do negócio;
    7) Integração dos Sistemas Corporativos;
    8) VISÃO SISTÊMICA E SINÉRGICA;
    9) É UM MODELO QUE PODE SER MOLDADO conforme a empresa ( Caso da questão em tela)

    Espero ter contribuído....A dificuldade é para todos...

  • O BSC é mais do que um sistema de medidas, devendo também, traduzir a visão e a estratégia de uma unidade de negócios em objetivos e medidas tangíveis, que representam o equilíbrio entre indicadores externos voltados para acionistas e clientes, e medidas internas dos processos críticos, de inovação, aprendizado e crescimento. O importante é o equilíbrio entre as medidas de resultado, as consequências dos esforços do passado, e os vetores de desempenho futuro.

    BSC – perspectivas e indicadores essenciais

    a) como atendemos aos interesses dos acionistas?

    1 – Perspectiva financeira

    * retorno sobre investimento/ valor econômico agregado;

    * lucratividade;

    * aumento/ mix de receitas

    * redução de custos/ aumento de produtividade

    Na perspectiva financeira, as medidas financeiras indicam se a empresa está obtendo êxito com as estratégias definidas. Em geral, esse êxito é medido pela sua lucratividade, pelo seu crescimento e pelo incremento do valor para o acionistas (Shareholder Value). Se os indicadores financeiros não mostram o esperado, pode haver problemas na execução, na implementação, ou até mesmo na definição das estratégias. “ Apostila Vestcon

    A gestão financeira eficaz deve abordar tanto o lucro quanto o risco. Objetivos relacionados a crescimento, lucratividade e fluxo de caixa enfatizam sempre os melhores retornos sobre o investimento. Mas as empresas devem equilibrar os retornos esperados com o gerenciamento e o controle do risco. Por isso, muitas empresas incluem em sua perspectiva financeira um objetivo voltado para a dimensão de risco da estratégia - por exemplo, a diversificação das fontes de receita, evitando a dependência de um restrito grupo de clientes, ou de uma única linha de negócios, ou de uma determinada região geográfica. Em geral, o gerenciamento de risco é um objetivo acessório que deve complementar o retorno esperado definido pela estratégia da unidade de negócios.”

    Joede da Silva Pimentel (http://unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/clad/clad0038541.pdf )

     


ID
1710799
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A metodologia Balanced Scorecard (BSC) pode ser utilizada como base para construção dos indicadores de processos.As perspectivas contempladas no BSC são:

Alternativas
Comentários
  • 4 perspectivas do BSC são:

    - Perspectiva financeira
    - Perspectiva dos clientes
    - Perspectiva dos processos internos
    - Perspectiva do aprendizado e crescimento
     

  • A questão em exame exige que tenhamos conhecimento do Balanced Scorecard (BSC) para que respondamos corretamente ao que é pedido. Deveremos marcar a alternativa que apresenta as perspectivas que compõem o BSC.

    Segundo seus autores, Kaplan e Norton, O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes em uma organização. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:

    • Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.
    • Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.
    • Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.
    • Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.

    Após analisar o assunto, concluímos que a letra "C" é a alternativa a ser marcada.

    GABARITO: C


ID
1714573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

No que se refere à missão, aos indicadores e aos objetivos do planejamento estratégico, bem como à cadeia de valor e ao BSC (balanced scorecard), julgue o item subsequente.

Cadeia de valor é um processo de análise sistemática e de decomposição das diversas etapas que compõem a formação de um produto ou serviço. Nessa análise, são separadas as etapas que agregam valor ao produto e as que não agregam, o que permite identificar os elos mais frágeis da cadeia de valor.


Alternativas
Comentários
  • Certo!


    Cadeia de valor,para Michael Porter, é o conjunto de atividades tecnológicas e econômicas distintas que uma organização utiliza para entregar produtos e serviços aos seus clientes. 


    De acordo com ele, existem três vantagens da utilização da metodologia da cadeia de valor:  a possibilidade de verificar os valores agregados em cada etapa do processo finalístico da empresa; a apresentação da relevância dos processos de suporte para que os finalísticos sejam plenamente executados; e a capacidade de poder representar o relacionamento entre a estratégia, do ponto de vista da excelência operacional,e os processos, o que permite elevar a vantagem competitiva das organizações. 


    Fonte: Administração Geral Para Concursos - Rodrigo Rennó

  • sempre erro cadeia de valor

    2015

    Cadeia de valor é um processo de análise sistemática e de decomposição das diversas etapas que compõem a formação de um produto ou serviço. Nessa análise, são separadas as etapas que agregam valor ao produto e as que não agregam, o que permite identificar os elos mais frágeis da cadeia de valor.

    certa

    2017

    De acordo com o guia BPM CBOK, a agregação de atividades e comportamentos executados por seres humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados é um conceito que se refere à cadeia de valor.

    Errada → definição de processos


ID
2271943
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats), em português "Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças", pode ser utilizada quando da realização de auditorias de natureza operacional para, além de permitir um diagnóstico dos órgãos ou instituições auditados, melhor definir o objeto da auditoria proposta. Sobre essa análise, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E
     

    a) Na análise SWOT, o auditor considera variáveis ambientes internas, que são os pontos fortes e fracos.
     

    b) os pontos fortes e fracos são decorrentes de variáveis internas.
     

    c) É fundamental a participação da instituição auditada na obtenção de elementos para se montar a análise SWOT.
     

    d) oportunidades e ameaças compõem o ambiente externo.
     

    e) CERTO: A análise SWOT fornece elementos (evidências) à equipe de auditoria para a proposição de recomendações.

    bons estudos

  • Questão estranha. fácil pq dá p eliminar as erradas

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a análise SWOT. Sobre essa técnica, vejamos qual das alternativas é a correta.

    A Análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico dos ambientes (interno e externo) da organização. Tem a finalidade de avaliar os aspectos positivos e negativos que podem impactar no negócio da organização em cenários futuros. A Sigla SWOT é uma abreviação de Strengths, Weaknesses, Threats, Opportunitiesque significam Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.

    As Forças e as Fraquezas estão situadas no ambiente interno da organização, pertencem, por isso, àqueles aspectos que podem ser por ela controlados.

    • Forças/Strengths: representam aquilo que a organização tem de melhor, que funciona bem para o alcance das suas metas.

    • Fraquezas/Weaknesses: são aqueles aspectos que têm o que melhorar para não comprometer o desempenho organizacional.

    Por outro lado, o ambiente externo, que contém os aspectos incontroláveis pela organização, pode proporcionar algumas situações que podem ser positivas ou negativas. Ele contempla:

    • Ameaças/Threats: são situações que colocam o negócio da organização em risco.

    • Oportunidades/Opportunities: são situações que podem, se aproveitadas, alavancar o negócio da organização.

    Tendo apresentados os pontos principais, podemos concluir que

    A - incorreta. desconsidera variáveis ambientes internas.

    • considera

    B - incorreta. os pontos fortes e fracos são decorrentes de variáveis externas.

    • variáveis internas

    C - incorreta. prescinde da participação de elementos da instituição auditada.

    D - incorreta. oportunidades e ameaças compõem o ambiente interno.

    • ambiente externo

    E - correta. pode fornecer elementos à equipe de auditoria para a proposição de recomendações.

    • Os elementos são decorrentes da avaliação do ambiente, e podem ajudar a equipe a tomar melhores decisões.

    Portanto, a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fonte: 

    FENILI, Renato. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.


ID
2837569
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Em um mapa estratégico de uma fábrica de biscoitos recheados, que visa ao aumento de lucro em sua base estratégica, é definido o indicador “velocidade na entrega do produto”. Nesse contexto, em que nível do Balanced Scorecard (BSC) esse indicador se encaixa de forma adequada?

Alternativas
Comentários
  • Processos internos

    Gab: C

  • ✿ Perspectiva dos processos internos da empresa:

    A perspectiva dos processos internos da empresa deve ser desenvolvida depois da perspectiva financeira e do cliente para que as empresas focalizem as metas dos processos internos de acordo com os objetivos dos clientes e acionistas.

    Para Kaplan e Norton (2004, p. 97-98): Recomendamos que os executivos definam uma cadeia de valor completa dos processos interno que tenha início com o processo de inovação – identificação das necessidades atuais e futuras dos clientes e desenvolvimento de novas soluções para essas necessidades -, prossiga com os processos de operações – entrega dos produtos e prestação dos serviços aos clientes existentes – e termine com o serviço pós-venda – oferta de serviços pós-venda que complementem o valor proporcionado aos clientes pelos produtos ou serviços de uma empresa.

    Os sistemas convencionais se preocupam apenas em monitorar e melhorar os indicadores de custos, qualidade e tempo dos processos. O BSC, ao contrário, faz com que os requisitos de desempenho decorram das expectativas de participantes externos específicos (KAPLAN e NORTON, 2004).

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online 

  • O BSC é capaz de traduzir a missão estratégica da empresa em indicadores chave que auxiliam gestores a desenvolverem planejamentos estratégicos e a tomarem decisões. Outro benefício é que cada membro da organização se envolve na tomada dessas decisões. Sua estrutura é formada por quatro perspectivas, que se baseiam em relações de causa e efeito:

     

    Perspectiva do Cliente (tbém chamada de Mercado): Essa perspectiva se relaciona com o valor que a organização dá ao cliente, definindo indicadores relacionados à satisfação, à fidelização, à aquisição de novos clientes, etc. Geralmente as ações são focadas em oferecer produtos e serviços competitivos, qualidade e disponibilidade dos serviços, otimização dos custos de entrega e atendimento ágil e eficiente.

     

    Perspectiva dos processos internos: Nessa perspectiva a análise se volta aos processos internos da organização. Os mais críticos, dedicam-se à realização da perspectiva citada anteriormente. Além de criar valor para os clientes – e agora para os stakeholders – se analisa também os processos internos, a fim de identificar oportunidades de melhoria e buscar a elevação do nível interno de qualidade. Para isso, consideram-se processos de inovação, operações e pós-venda.

     

    Perspectiva de aprendizado e crescimento: Está relacionada às medidas para garantir o aprendizado e o crescimento da organização e toda a estrutura para que a empresa se desenvolva a longo prazo. Essa perspectiva possibilita o alcance das perspectivas anteriores, ou seja, a habilidade da organização inovar, melhorar e aprender garante que a qualidade dos processos internos consiga entregar valor ao cliente.

     

    Perspectiva financeira: Essa perspectiva deve apresentar as consequências das ações tomadas nas perspectivas anteriores, mostrando como as medidas tomadas anteriormente impactaram no resultado financeiro da organização, seja positivo ou não.

    A metodologia Balanced Scorecard exibe, por meio de suas 4 perspectivas interdependentes, um mapa alinhado com os objetivos e estratégias da organização que permite uma visão integrada e abrangente que otimiza a gestão. Se executado corretamente, considerando diferentes óticas, essa metodologia tem potencial para fornecer sinergia organizacional através de um sistema de gestão que vincula a estratégia com o planejamento e o orçamento.

    https://www.opservices.com.br/bsc-balanced-scorecard


ID
2865313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito de ferramentas, técnicas e abordagens utilizadas por gestores em organizações, julgue o item subsequente.


Sabe-se que o BSC (balanced scorecard) é composto por quatro dimensões/perspectivas. Nesse sentido, o foco do gestor, ao utilizar um BSC, é o da perspectiva ambiental, uma das quatro dimensões do BSC.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    BSC - Balanced ScoreCard - Ferramenta que visa avaliar o desempenho, integrando indicadores financeiros e não financeiros.

    Possui 4 perspectivas integradas:

    -> FINANCEIRA;

    -> CLIENTES;

    -> PROCESSOS INTERNOS;

    -> APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO.

  • GABARITO: ERRADO.

    PERSPECTIVAS DO BSC:

    Finanças: Para analisar o negócio do ponto de vista financeiro. Envolve os indicadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retomo sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organização adote como relevantes para seu negócio.

    Clientes: Para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes. Inclui indicadores e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de serviços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente contribuem etc.

    Processos internos: Para analisar o negócio do ponto de vista interno da organização. Inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade, a capacidade de produção, o alinhamento com as demandas, a logística e a otimização dos fluxos, assim como a qualidade das informações, da comunicação interna e das interfaces.

    Aprendizagem/crescimento organizacional: Para analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pessoas em termos de capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro. Essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro.

    (CHIAVENATO, 2009)

    Bons estudos!

  • Mnemônico: dFICIL

    (Financial) Financeira (ou acionista) – Os objetivos são garantir retorno aos investimentos efetuados no negócio, gerenciar os riscos envolvidos e aprimorar a governança.

    (Client) Clientes – Acompanha de maneira clara, como a empresa está entregando valor para seus clientes.

    (Internal Processes) Processos internos – Consiste em identificar e mapear os processos essenciais para a realização dos objetivos da empresa, implementando sobre eles a gestão de melhoria continua.

    (Learning and Growth) Aprendizado e Crescimento (ou inovação) – Visa garantir o crescimento da empresa a médio e em longo prazo, através de investimentos em equipamentos, em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços e na capacitação dos recursos humanos.

  • Banca misturou SWOT com BSC.

    Errado.

  • O BSC possui quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

    Não existe perspectiva ambiental, por isso o enunciado está errado.

    Gabarito: Errado


ID
2873191
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Eldorado do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O Balanced Scorecard – BSC é um método de administração utilizado para auxiliar na execução e monitoramento da estratégia organizacional, baseando-se em quatro perspectivas: Finanças, Clientes, Processos internos e Aprendizagem/Crescimento Organizacional. Assim sendo, a utilização do BSC requer que cada organização passe a focalizar a estratégia através de vários meios e em diferentes sequências, utilizando princípios norteadores (CHIAVENATO, 2011). Assinale a alternativa cujo conteúdo NÃO está de acordo com esses princípios.

Alternativas
Comentários
  • Todos devem ser envolvidos.

    B


ID
2873623
Banca
FUNDATEC
Órgão
SPGG - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A construção do Balanced Scorecard dá-se em quatro etapas. Qual das alternativas abaixo NÃO faz parte dessas etapas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

    Elaboração dos norteadores estratégicos da organização.

    Elaboração dos indicadores estratégicos da organização.

  • De acordo com Padoveze (2010) o BSC é um sistema de informação para gerenciamento da estratégia organizacional. Traduz a missão e os objetivos da empresa em um conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um eficiente sistema de gestão. Seu processo de elaboração é executado em quatro etapas, sendo elas: tradução da visão, comunicação e comprometimento, planejamento de negócios e feedback e aprendizado.  


ID
2900554
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O Balanced Scorecard (BSC) prioriza o equilíbrio organizacional a partir de 4 (quatro) perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento. Sobre a perspectiva do aprendizado, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Perspectiva de aprendizagem e crescimento:

    A quarta perspectiva do BSC tem como objetivo apresentar os resultados das demais. Para Kaplan e Norton (2004) a capacidade dos funcionários, capacidade dos sistemas de informação, a motivação, empowerment (delegar poder) e alinhamento são as categorias principais dessa perspectiva.

    Um grupo essencial de três indicadores focados nos funcionários – satisfação, produtividade e retenção – monitora resultados a partir dos investimentos feitos em funcionários, sistemas e alinhamento organizacional. Os vetores desses resultados são, até o momento, um tanto genérico e menos desenvolvidos do que os das outras três perspectivas do Balanced Scorecard. Eles incluem índices agregados de cobertura de funções Estratégicas, disponibilidade de informações estratégicas e nível de alinhamento pessoal, de equipe e de departamento com os objetivos estratégicos (KA-PLAN e NORTON, 2004, p. 152).

    Em síntese, o Balanced Scorecard traduz a estratégia em objetivos e medidas através de um conjunto equilibrado de perspectivas. “O Scorecard inclui medidas dos resultados desejados e dos processos capazes de assegurar a obtenção desses resultados desejados no futuro” (MARTINS e TURRIONI, 2002, p. 3).

    Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração - Tiradentes

  • Gabarito: letra B

    Respectiva de Aprendizado e Crescimento o objetivo desta perspectiva é oferecer a infraestrutura que possibilita a consecução de objetivos ambiciosos nas outras perspectivas. A habilidade de uma organização inovar, melhorar e aprender relaciona-se diretamente com seu valor.Essa perspectiva apresenta objetivos voltados à capacidade dos funcionários, dos sistemas de informação e à motivação, empowerment,e alinhamento.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o balanced scorecard. A alternativa a ser marcada deve estar correta no que afirma sobre a perspectiva do aprendizado.

    Segundo seus autores, Kaplan e Norton, O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:

    • Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro.

    • Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.

    • Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação. É a perspectiva que possui como um dos seus indicadores os custos baixos dos processos.

    • Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, de modo a melhorar continuamente e se preparar para obter sucesso no futuro, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.

    Tendo visto os pontos acima, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016


ID
2900557
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

As perspectivas do Balanced Scorecard (BSC) devem ser adaptadas à realidade de cada empresa ou ente governamental, e não se limitam às quatros contidas no BSC original, visto que podem ser reduzidas ou ampliadas. Marque a alternativa incorreta sobre os princípios de elaboração do Balanced Scorecard.

Alternativas
Comentários
  • perspectiva financeira diz respeito a como a empresa pode gerar valor para seus acionistas. ... Essa é a pergunta que deve ser respondida para que se possa estabelecer os objetivos financeiros da empresa que então se desenrolarão em ações para atingir o sucesso da empresa.26 de dez de 2012

  • Gabarito: letra E

    BSC (Balanced Scorecard) é formado por 4 perspectivas/dimensões: Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento.

    A perspectiva financeira tem o objetivo de analisar os impactos das decisões estratégicas nas metas estabelecidas, objetivos a longo prazo.

    o conceito da letra E

    Análise dos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade. Contudo, cada vez mais, os elos entre os processos internos da companhia e os de outras, das companhias colaboradoras, estão muito unidos, a ponto de exigirem que também sejam considerados.

  • Com certeza a letra E está incorreta, mas alguém poderia dizer por que a C está certa? Eu fiquei em dúvida no: "estratégia (de cima para baixo)". Não seria de baixo para cima? Pensei em como os diagramas são feitos.


ID
2900560
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A metodologia do Balanced Scorecard (BSC) foi aprimorada mediante a inserção de “mapas estratégicos” com o objetivo de melhorar a visualização estratégica e as relações de causa e efeito entre as perspectivas, proporcionando a integração dos objetivos organizacionais. Sobre o mapa estratégico do Balanced Scorecard (BSC), pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os mapas estratégicos são ferramentas que auxiliam na comunicação e visualização das estratégias gerenciadas pelo Balanced Scorecard. Através do Mapa Estratégico, conseguimos “resumir” graficamente a missão, a visão, os principais objetivos estratégicos e os indicadores envolvidos.

    Muitas vezes as pessoas não entendem as estratégias. Se não entendemos algo, provavelmente não iremos executar bem, não é mesmo? Portanto, precisamos dos mapas estratégicos para que estas estratégias fiquem claras para todos. De acordo com Herrero,

    “O Mapa Estratégico é a representação visual da história da estratégia de uma organização”.

    A visualização e a comunicação das principais “diretrizes” da estratégia da instituição são fundamentais para que as pessoas compreendam qual é o “caminho” a seguir e consigam “alinhar” suas ações a atividades para que esses objetivos sejam atingidos.

    Assim, o mapa estratégico assume este papel de facilitar esta comunicação da estratégia. Sem ele, ficaria mais “árida” e textual esta tarefa de comunicar.

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos

  • Componentes básicos da ferramenta

    ·        Mapa estratégico

                     · É um gráfico que auxilia na comunicação e visualização das estratégias gerenciadas pelo BalanceScorecard, podemos neste mapa resumir graficamente a missão, a visão, os principais objetivos estratégicos e os INDICADORES envolvidos

    ·        Objetivos Estratégicos

    ·        Indicadores de desempenho

    ·        Metas

    ·        Plano de ações


ID
2902639
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A empresa Fusão e Incorporação-F&I está implantando uma ferramenta de gestão, por indicadores, e começou por uma das dimensões dessa ferramenta. O diagnóstico dessa dimensão iniciou-se na F&I avaliando as reclamações nos sites de proteção dos direitos dos consumidores, bem como nas redes sociais. A ferramenta de gestão por indicadores, bem como a dimensão escolhida, são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • O BSC (Balanced Scorecard) é formado por 4 perspectivas/dimensões: Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento.

    A perspectiva Processos Internos objetiva identificar os processos críticos para a realização dos objetivos da organização, que é criar valor para os clientes/partes interessadas. Assim, F&I estaria verificando a avaliação dos clientes para aprimorar os seus Processos Internos. Entendo que também caberia considerar a dimensão Clientes.

    As alternativas A, C e E relacionam incorretamente as dimensões às ferramentas - todas são do BSC. A alternativa D atribui corretamente a perspectiva Financeira ao BSC, mas ela não está compreendida diretamente no enunciado.

    Gabarito: B

  • Inicialmente, vejamos as definições das quatro opções de ferramentas apresentadas na questão.


    O Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) é “uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta" [1].  Assim, o BPM tem como essência o gerenciamento ponta a ponta de processos de negócio e a orquestração de atividades ao longo das funções de negócio a fim de entregar produtos e serviços da forma mais eficaz para os clientes.


    Já o Balanced Scorecard (BSC) é “um sistema de planejamento e gerenciamento estratégico que permite o desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. Esse desdobramento é a disseminação do BSC em toda a empresa, visando garantir a execução da estratégia.  Ainda, o BSC sugere que examinemos uma organização de quatro dimensões diferentes para ajudar a desenvolver objetivos, medidas (KPIs), metas e iniciativas" [2]:


    1. Financeira: exibe o desempenho financeiro de uma organização e o uso de recursos financeiros;

    2. Cliente: visualiza o desempenho organizacional da perspectiva do cliente ou das principais partes interessadas que a organização foi projetada para atender;


    3. Processo Interno: exibe a qualidade e a eficiência do desempenho de uma organização relacionadas ao produto, serviços ou outros processos de negócios importantes;

    4. Aprendizado e Crescimento: exibe capital humano, infraestrutura, tecnologia, cultura e outras capacidades essenciais para o desempenho inovador.

    Ainda, a ferramenta 5Ws1H “consiste em realizar perguntas cujas respostas são consideradas básicas na coleta de informações ou na solução de problemas a fim de estabelecer planos de ação" [4]. As perguntas são:


    1.       What? (O que será feito?)

    2.       Who? (Quem irá executar?)

    3.       When? (Quando a ação será executada?)

    4.       Where? (Onde a ação será executada?)

    5.       Why? (Por que a ação será executada?)

    6.       How? (Como a ação será executada?)


    Por fim, o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), concedido anualmente pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), “consiste em um reconhecimento público à excelência da gestão das organizações com sede no Brasil. A partir da aplicação de um ciclo de avaliação, o processo visa estimular o desenvolvimento do País, promover a melhoria da qualidade da gestão e aumentar a competitividade das organizações" [5].

    Diante disso, ao apontar no enunciado que se trata de uma ferramenta de gestão por indicadores e que a empresa começou por uma de suas dimensões é possível associarmos, primeiramente, que a questão refere-se à ferramenta BSC. Com isso, analisemos as alternativas:


    A) ERRADA. Trata-se da ferramenta BSC, não do BPM.


    B) CERTA. Trata-se da ferramenta BSC e da dimensão Processos Internos, uma vez que a avaliação de reclamações corresponde a um diagnóstico da qualidade dos serviços da empresa.


    C) ERRADA. Trata-se da ferramenta BSC, não da 5Ws1H.


    D) ERRADA. Apesar de se tratar da ferramenta BSC, a dimensão analisada não foi a Financeira uma vez que o diagnóstico não abarcou o desempenho financeiro ou o uso de recursos da empresa.


    E) ERRADA. Trata-se da ferramenta BSC, não do Prêmio Nacional da Qualidade-PNQ.

    Ressalta-se que, se houvesse uma alternativa com a ferramenta BSC mais a dimensão Clientes, ela também estaria correta uma vez que o diagnóstico coleta a perspectiva dos clientes.


    Gabarito da professora: Letra B.


    Referências:

    [1] BPM CBOK V.3.0 (Guia para Gerenciamento de Processos de Negócio - Corpo Comum de Conhecimentos ABPMP BPM CBOK V.3.0, 2013). 
    [2] What is Balanced Scorecard? (tradução pela professora - Disponível no site Balanced ScoreCard na seção BSC Basics Overview).
    [3] Guia de Referência do Sistema de Planejamento e Gestão do Tribunal de Contas da União (TCU).
    [4] Five Ws (tradução pela professora - Disponível no site Wikipédia em Inglês).
    [5] Melhores em Gestão (Disponível no site da Fundação Nacional de Qualidade).

ID
5240521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
APEX Brasil
Ano
2021
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Acerca de BPM (business process management), julgue os itens seguintes.


I Os sistemas de BPM exigem tão somente um conhecimento básico do negócio para a implantação da automação e para o gerenciamento de processos.

II O modelo de gestão de processos BPM auxilia as organizações a enfrentarem mudanças no ambiente, de forma mais rápida, inteligente e eficaz.

III O BPM tem enfoque nas ações passadas e presentes, o que permite que se atue de forma proativa e se aproveitem as oportunidades de mercado.

IV O BPM utiliza o modelo horizontal de gestão como forma de integrar fornecedores, cliente, gerências e funcionários, o que otimiza o processo de negócio.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    I - Os sistemas de BPM exigem tão somente um conhecimento básico do negócio para a implantação da automação e para o gerenciamento de processos. [ERRADO]

    • O BPM deve ser visto como um movimento estratégico e contar com o envolvimento e comprometimento dos diversos níveis da organização, sendo essa abordagem especialmente relevante para compreender os processos de negócio intensivos em conhecimento, como pareceres jurídicos ou atendimento médico, que exigem o entendimento de diversos aspectos de processos de negócio, como complexidade do domínio de interesse, grau de experiência e conhecimento específico exigido dos participantes. Portanto, não basta um conhecimento básico do negócio.

    II - O modelo de gestão de processos BPM auxilia as organizações a enfrentarem mudanças no ambiente, de forma mais rápida, inteligente e eficaz. [CERTO]

    • Um entendimento holístico dos processos ampara a análise do ambiente de negócio, o que permite compreender a análise do ambiente, compreensão do mercado, fatores externos que afetam esse mercado, demografia do cliente, estratégia de negócio etc. Nesse sentido, o BPM, depurando o ambiente de negócio, reflete organizacionalmente as mudanças no ambiente externo, de modo a responder com tempestividade fatores externos.

    III - O BPM tem enfoque nas ações passadas e presentes, o que permite que se atue de forma proativa e se aproveitem as oportunidades de mercado [ERRADO]

    • Os processos de gerenciamento — aqueles necessários para assegurar que a organização opere de acordo com seus objetivos e metas de desempenho — tem o propósito de medir, monitorar, controlar e administrar o presente e o futuro do negócio. Isso pode ser pensado no desenho de processos, uma visão mais futura do negócio; ou monitoramento, que é uma visão mais presente.

    IV - O BPM utiliza o modelo horizontal de gestão como forma de integrar fornecedores, cliente, gerências e funcionários, o que otimiza o processo de negócio [CERTO]

    • Gerenciamento de Processos de Negócio BPM representa uma nova forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais. Essa visão compreende todo o trabalho executado para entregar o produto ou serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais ou localizações estejam envolvidas.

    Fonte adaptada: CBOK 3.0v

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • processo e horizontal....


ID
5278423
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Orientação geral


Nesta prova, usaremos o termo “processo tradicional” (de desenvolvimento de software) significando os processos mais formalizados e prescritivos, em contraposição aos chamados “métodos ágeis” ou “metodologias ágeis”. Também usaremos o termo “processo de desenvolvimento” por simplificação, significando “processo de desenvolvimento de software”

Com relação às ferramentas de TI e modelos utilizados no ciclo de vida do BPM, Gerenciamento de processos de negócio, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
5354191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
APEX Brasil
Ano
2021
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Na metodologia do BPM (business process management), há uma atividade que ocorre automaticamente, conectada a algum tipo de serviço, sem necessidade de interferência humana. Ela aciona a operação de sistema de informação externo com o qual o motor de processo se comunica. Constituem exemplo dessa atividade as aplicações webservices.

As características mencionadas no texto anterior referem-se à tarefa denominada

Alternativas
Comentários
  • sem necessidade de interferência humana? Tarefa de usuário?!! isso tá errado não?

    Pra mim, eram Tarefas de interação humana:

    • Tarefa de Usuário
    • Tarefa Manual

    Aprendi errado ou não entendi o enunciado? -__-

  • Gabarito: letra D.

    a) tarefa manual.

    ERRADA. A tarefa manual é aquela que é esperada que seja executada sem o suporte de nenhuma aplicação de execução de processos de negócio.

    uma tarefa que é esperada que seja executada sem o suporte de nenhuma aplicação de execução de processos de negócio ou outra aplicação. Um exemplo disso pode ser um técnico de telefonia instalando um telefone no endereço de um cliente.

    b) tarefa de usuário.

    ERRADA. A tarefa de usuário é típica de workflow onde o fator humano desempenha a tarefa com o auxílio de uma aplicação de software e é disponibilizada através de uma lista de trabalho ou outra forma de gerenciamento semelhante.

    c) tarefa de programador.

    ERRADA. Uma tarefa de programador é executada pelo motor de processos de negócio. O MODELADOR DEFINE um script em linguagem que o motor de processos consegue interpretar. Quando a tarefa estiver pronta para iniciar, o motor de processos executará o script. Quando o script for concluído, a tarefa também será concluída.

    d) tarefa de serviço.

    CERTA. O BPMN (Business Process Modeling Notation) é uma notação, na qual há um conjunto de regras para padronizar tanto a modelagem e quanto o desenho de processos de negócio. O objetivo principal da BPMN é ser facilmente compreendida pelas pessoas, de modo a facilitar a explicitação dos processos de negócio modelados na notação. Esta notação pode ser usada em três níveis distintos: modelagem analítica, modelagem executável e modelagem descritiva.

    De acordo com CBOK (2014),

    “Essa notação apresenta um conjunto robusto de símbolos para modelagem de diferentes aspectos de processos de negócio”.

    A tarefa de serviço é uma tarefa que usa algum tipo de serviço, que pode ser um web service ou uma aplicação automatizada. Perceba que a tarefa de serviço aciona a operação de um sistema de informação externo com o qual o motor de processo se comunica. Já no script task o motor de processos interpreta e executa.

    Fonte: BPM CBOK. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento. ABPMP CBOK V3.0, 2014.

    fonte: https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1672634