SóProvas


ID
60781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes acerca de problemas comuns em recémnascidos
e lactentes.

Para o tratamento do refluxo gastresofágico em crianças com menos de um ano de idade, devem ser escolhidas as posições pronação e decúbito lateral esquerdo

Alternativas
Comentários
  • O decúbito lateral esquerdo facilita o retorno do material gástrico para o esôfago (refluxo). O ideal é o decúbito lateral direito, que pela gravidade, facilita o trânsito em direção ao intestino, facilitando o esvaziamento gástrico.

  • ITEM CORRETO (acredito que esteja desatualizada)

    Discordo da colega, pois  há controvérisas sobre o decúbito lateral "esquerdo" , que é sim indicado, o decúbito lateral esquerdo atua fazendo pressão no fundo gástrico formando uma válvula anti-refluxo, A prona tb é indicada.

    POSIÇÃO PRONA ou DECÚBITO VENTRAL – o corpo está deitado com a face voltada para baixo. 



    Em um estudo com 24 crianças menores de 5 meses, o decúbito lateral esquerdo (DLE) foi similar ao prono e levou a um número menor de refluxo que decúbito lateral direito e supino.
    Após 4 meses de idade, é recomendado decúbito ventral elevado a 30º (durante 30 
    minutos no período pós-prandial imediato). Em crianças maiores, elevação da cabeceira a 45º 

    Estudos com pHmetria e impedâncio-pHmetria demonstraram resultados semelhantes aos da posição prona, na melhora do refluxo, utilizando o decúbito lateral esquerdo.24,30-32 Por outro lado, van Wijk et al,33 em prematuros utilizando impedâncio-manometria, recomendam que os pacientes sejam colocados em decúbito lateral direito, durante a primeira hora após a alimentação, o que promoveria melhora no esvaziamento gástrico, e, a partir da segunda hora, a postura deve ser mudada para o decúbito lateral esquerdo, o que promove melhora nos episódios de refluxos 

    Embora os decúbitos laterais possam ser úteis no tratamento do RGE, é importante verificar que são posições instáveis para um lactente, já que facilitam seu movimento para a posição prona. O risco de síndrome da morte súbita em lactentes é dez vezes maior na posição prona e três vezes maior nos decúbitos laterais, em comparação com a posição supina.34-36 A eficácia do tratamento postural em crianças maiores de um ano de idade não tem sido estudada.1

     

    FonteRudolph CD,Mazur Lynnette, Liptak Gregory, Baker Robert, et al. Pediatric GE Reflux Clinical Practice Guidelines J Pediatr Gastroenterol Nutr 2001; 32: Suppl. 2 S1-S32.

     
  • O ARTIGO MAIS NOVOS QUE ACHEI:

     Posição: Evitar decúbito dorsal horizontal, roupas ou fraldas apertadas, agitar ou comprimir o  abdome da criança (situação freqüente quando o lactente está no colo), trocar fraldas em decúbito dorsal horizontal (o lactente menor de 3 meses geralmente come e evacua. Estando, portanto, com estômago cheio de alimento líquido ser colocado nessa posição, pode representar risco para refluir, espirar, ou afogar-se durante a higiene do períneo e troca de fraldas. Além do mais, é freqüente que a mãe suspenda parcialmente a criança pela pernas para facilitar a higiene do períneo. Indicar posição semi-sentada (em posição lateral esquerda preferencialmente após as alimentações ou decúbito ventral elevado. 

    FONTE: 
    José Cesar da Fonseca JunqueiraI; Francisco José Penna: pH nasofaríngeo e refluxo gastroesofágico em crianças com doença respiratória crônica-J.Pediatr. (Rio J.) vol.83 no. 3 Porto Alegre May / June 2007. 
    REFLUXO GASTROESOFÁGICO  Prof.: Luiz Alberto Gastaldi. UFSC – Fpolis - SC