SóProvas


ID
607990
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Onde fica o gol?

   Em função da mobilização com a Copa do Mundo, andei me lembrando de uma conversa que tive com um amigo, anos atrás. Ele liderava uma equipe numa agência de publicidade e trabalhava em ritmo alucinado. No decorrer do papo, ele desabafou dizendo que era difícil conviver com colegas que não sabiam para que lado ir, o que fazer, como agir, e que, por causa dessas incertezas, perdiam tempo e faziam os outros perderem também. E exemplificou:
   − Sabe por que eu sempre gostei do Pelé? Porque o Pelé pegava a bola em qualquer lugar do gramado e ia com ela reto para o gol. Ele sabia exatamente para onde tinha que chutar. Isso que você nem é muito fã do esporte. − Comentei.
   − Pois é, não jogo futebol, mas tenho alma de artilheiro: entro em campo e já saio perguntando onde é que é o gol. É pra lá? Então é pra lá que eu vou, sem desperdiçar meu tempo, sem ficar enfeitando.
    Taí o que a gente precisa se perguntar todo dia quando acorda: onde é que é o gol?
   Muitas pessoas vivem suas vidas como se dopadas, chutando para todos os lados, sem nenhuma estratégia, contando apenas com a sorte. Elas acreditam que, uma hora dessas, de repente, quem sabe, a bola entrará. E até que isso aconteça, esbanjam energia à toa.
   Goal, em inglês significa objetivo. Você deve ter um. Conquistar um cliente, ser o padeiro mais conceituado do bairro, melhorar a aparência, sair de uma depressão, ganhar mais dinheiro, se aproximar dos seus pais. Pode até ser algo mais simples: comprar as entradas para um show, visitar um amigo doente, trocar o óleo do carro, levar flores para sua mulher. Ou você faz sua parte para colocar a bola dentro da rede ou seguirá chutando para as laterais, catimbando, sem atingir nenhum resultado.
   Quase invejo quem tem tempo a perder: sinal de que é alguém irritantemente jovem, que ainda não se deu conta da ligeireza da vida. Já os veteranos não podem se dar ao luxo de acordar tarde, e, no caso, “acordar tarde” não significa dormir até meio-dia: significa dormir no ponto, comer mosca. Não dá. Depois de uma certa idade, é preciso ser mais atento e proativo.
   Parece um jogo estafante, nervoso, mas não precisa ser. O gol que você quer marcar talvez seja justamente aprender a ter um dia a dia mais calmo, mais focado em seus reais prazeres e afetos, sem estresse. É uma meta tão valiosa quanto qualquer outra. Só que não pode ser um “quem sabe”, tem que ser um gol feito.
   Esta é a diferença entre aqueles que realizam as coisas e os que ficam só empatando.
(Revista O Globo, 04 de julho de 2010, Martha Medeiros)  

De acordo com o texto “Onde fica o gol?”, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Há pessoas que vivem a vida sem estratégia, sem objetivo.

( ) Há pessoas que esbanjam energia à toa na vida, sem atingir nenhum resultado.

( ) Deve-se viver calmamente, focando nos prazeres reais e afetos, sem estresse.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo que a terceira alternativa esteja correta.

  • Não concordo com a terceria estar correta, pois o item
    (  ) deve-se viver calmamente... - dá ideia de obrigatoriedade.
    Enquanto que o trecho:
    "o gol que você quer marcar talvez seja justamento aprender a... É uma meta tão valiosa quanto qualquer outra"
    por meio dos  termos destacados apresenta uma possibilidade,  uma entre várias opções e não de obrigatoriedade como sugere o item tomado como correto.

    Obs pessoal: mesmo porque há quem queira ter uma vida corrida e estressante.
  • CONCORDO plenamente com o comentário dos colegas...a assertiva 3 está errada!! Em nenhum momento o texto afirma que "Deve-se" ser mais calmo, ou coisa do tipo...no fim do texto o autor diz que "Talvez" a pessoa tenha que buscar uma coisa desse tipo.,...mas a palavra usada é TALVEZ...portanto, o gabario está indubitavelmente equivocado!
  • Letra B.
    Todos os itens estão corretos, e quanto ao 3, encontra-se embasamento no seguinte trecho: " Parece um jogo estafante, nervoso, mas não precisa ser. O gol que você quer marcar talvez seja justamente ter um dia mais calmo, mais focado em seus reais prazeres e afetos, sem estresse." Logo, para não ser estressante deve-se viver calmamente, caso contrário, não será, pois tem-se apenas duas alternativas: ou a vida será estressante ou calma, logo, um é excludente do outro, sendo possivel adotar a ideia de deve-se para não recair na vida estressante.
  • o TALVEZ pra mim anula a obrigatoriedade.  Pra mim é V,V,F
  • "mas não precisa ser" não indica dque não DEVERIA ser!!  se fosse assima  frase teria que ser "a vida NÃO É"
    Com certeza a resposta é V,V,F
  • Parece que essas provas da CONSULPLAN sempre têm alguma m****!
  • Absurdo!!!! A terceira opção jamais pode ser apontada como verdadeira! O texto nem dá a entender que DEVE-SE viver a vida dessa maneira. Ele até chega a citar que seria uma opção louvável, mas dizer que DEVE-SE viver assim foge totalmente à essência do que foi dito no texto.

  • "O gol que você quer marcar talvez seja justamente aprender a ter um dia a dia mais calmo, mais focado em seus reais prazeres e afetos, sem estresse. É uma meta tão valiosa quanto qualquer outra".

    Consulplan: ( V ) Deve-se viver calmamente, focando nos prazeres reais e afetos, sem estresse. 

     

    * Verbo DEVER: "Ter por obrigação; estar obrigado a; ser devedor de; estar em agradecimento; ter de; ser provável; ter dívidas; obrigação de fazer ou deixar de fazer alguma coisa, imposta por lei, pela moral, pelos usos e costumes ou pela própria consciência".

  • ( ) Há pessoas que esbanjam energia à toa na vida, sem atingir nenhum resultado.

     

    Na minha opinião qualquer ação atinge um resultado, mesmo que não seja o esperado. O fato de atirar para todo lado "acerta" alguma coisa, ou seja, chega a um resultado. Agora se atinge um OBJETIVO aí é outra história. Objetivo é aquilo que você busca. Discordo dessa alternativa.

  •  

    A justificativa da Taliany Oliveira até faz sentido, mas a meu ver, muito forçosamente.

     

    Errei com dignididade, como um guerreiro; marquei C e não me arrependo!

     

    Força guerreiros!

     

     

     

  • Também marquei a letra C, com dignidade. A gente estuda várias horas num dia para enfrentar esse tipo de questão, que deveria ter sido anulada. Mas Deus está no controle sempre.

  • Sobre alternativa -  ( ) Há pessoas que esbanjam energia à toa na vida, sem atingir nenhum resultado. 
     Discordo que não atijam. Vejam o texto: "E até que isso aconteça, esbanjam energia à toa".

    Aconteça o quê?

    O objetivo.

    Então,  o objetivo acontece.

    Portanto, questão anulável. 

  • Marquei letra C - DEVE-SE, não aceitei o fato de ser imposto que todos devem...

  • texto show...muito bom