SóProvas


ID
60937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam dos métodos epidemiológicos
empregados na pesquisa populacional.

Considere-se que, com o objetivo de elaborar um perfil de características demográficas e socioeconômicas de pacientes que sofreram lesões medulares em uma cidade do interior de Goiás, foram entrevistados cerca de 80 pacientes internados em uma unidade de reabilitação, vítimas de acidentes de trânsito nos últimos 6 meses, e que os resultados foram apresentados na forma de gráficos e tabelas. Nessa situação, é correto afirmar que foi realizado um estudo do tipo coorte.

Alternativas
Comentários
  • errada!! o certo seria >>>O estudo de caso-controle já que é tipicamente retrospectivo, onde a análise começa no desfecho e as causas são buscadas na história prévia do paciente. Os “casos” são indivíduos com o agravo observado. “Controles” são indivíduos obrigatoriamente sãos do agravo do estudo, entretanto com características pré-determinadas pelo pesquisador que os assemelham e os padronizam. Buscando no passado de todos os pacientes (casos e controles), serão encontrados “causas” ou simples fatores de exposição com que o estudo pretende estabelecer nexo causal com o agravo.
  • O termo coorte é utilizado para designar um grupo de indivíduos que têm em comum um conjunto de características e que são observados durante um período de tempo com o intuito de analisar a sua evolução. Num estudo de coorte o pesquisador, após distribuir os indivíduos como expostos e não expostos a um fator em estudo, segue-os durante um determinado período de tempo para verificar a incidência de uma doença ou situação clínica entre os expostos e não expostos. Portanto, o parâmetro a ser estudado é a presença ou não da doença. No caso apresentado os participantes da pesquisa já apresentam a doença e feito uma entrevista de acordo com os critérios de inclusão, ou seja, foi feito um recorte da realidade naquele momento e não um seguimento que é necessário para o estudo de coorte. Esse recorte no tempo é característico do estudo transversal. A estrutura de um estudo transversal é semelhante à de um estudo de coorte, no entanto, nos estudos transversais todas as medições são feitas num único "momento", não existindo, portanto, período de seguimento dos indivíduos. Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenômenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse. Os estudos transversais podem, também, ser utilizados para descrever associações entre variáveis. Neste caso, a definição de quais as variáveis independentes e quais as dependentes. Portanto, esse modelo apresenta-se como uma fotografia ou corte instantâneo que se faz numa população por meio de uma amostragem, examinando-se nos integrantes da casuística ou amostra, a presença ou ausência da exposição e a presença ou ausência do efeito (ou doença). Resposta ERRADO. Bibliografia Hochman B, Nahas FX, Oliveira Filho RS, Ferreira LM. Desenhos de pesquisa. Acta Cirúrgica Brasileira - Vol 20 (Supl. 2) 2005.
  • TRANSVERSAL

  • Acredito que não seja isso que os colegas comentaram... Para mim trata-se de um estudo ECOLÓGICO pois é um estudo que considera o contexto AMBIENTAL E SOCIAL (características demográficas e socioeconômicas prevalentes na questão).
  • Estudos transversais são utilizados na pesquisa de doenças estáveis e terapias que demonstrem efeitos em curto prazo.